Saiba como os NFTs (token não fungível) funcionam

banner_posts

Com mais empresas investindo no metaverso, a palavra NFT se torna uma referência nesse mercado. Por isso, é fundamental compreender como o NFTs funcionam e suas funcionalidades, seja para o metaverso ou para o mercado de criptomoedas.

Como o NFTs funcionam?

O NFT é um token não fungível, que possui um certificado de autenticidade dentro de uma blockchain, portanto, NFT é um ativo digital que representa conteúdos digitais ou objetos reais.

De fato, cada NFT, único e não divide, são similares a uma obra de arte, onde cada pessoa pode fotografar ou copiar ela, porém, somente a original permanece original e as demais não possuem valor algum.

Portanto, NFTs podem representar tanto conteúdos digitais quanto objetos reais.

Abaixo, alguns exemplos conteúdos digitais que podem ser NFTs:

  • Músicas
  • Vídeos
  • Artes gráficas
  • Itens de jogos

Alguns objetos reais apresentados por NFT:

  • Documentos legais
  • Assinaturas
  • Ingressos para eventos
  • Imóveis

Portanto, objetos reais ou digitais podem apresentar-se como NFTs, e muitas empresas estão aderindo a esse movimento e à utilização da blockchain, tecnologia fundamental para os NFTs.

A Câmara Brasileira do Livro começou a utilizar a blockchain para facilitar a proteção de direitos autorais, visto que ela é responsável por registrar o ISBN, que é um sistema de identificação de livros.

Dessa forma, e como objetos reais podem apresentar-se como NFTs funciona?

Continue lendo, vamos simplificar essa tecnologia para você.

Entenda como o NFTs funcionam.

De fato, compreender o processo de criação de uma NFT é também uma ótima maneira de entender melhor como essa tecnologia funciona e o conceito dela. 

De fato, existem alguns processos que queremos simplificar para você:

  • Contrato Inteligente
  • UniqueID
  • Blockchain

Essas três tecnologias são essenciais para compreendermos bem, mas também funcionam de maneira bem simples.

Contrato Inteligente 

De fato, o contrato inteligente é apenas um protocolo de computador, que define as regras e consequências para cada transação, sem a necessidade de intermediação, garantindo anonimato e segurança.

Em suma, quando alguém define que quer vender uma casa por 100 mil reais, é necessário que haja um corretor de vendas para intermediar essa compra, assinatura de documentos e outros detalhes.

Caso o imóvel seja um NFT, o contrato inteligente irá facilitar tudo, pois funcionará assim:

  • Proprietário listará a casa por 100 mil reais
  • Interessado clicará para comprar
  • Contrato inteligente irá pegar o dinheiro do interessado e depositar em um fundo
  • Ocorrerá a mudança de propriedade e o dinheiro será liberado para o vendedor
  • Sem necessidade de intermediação ou risco de segurança.

Dessa forma, é apenas uma maneira bem simples de como o contrato inteligente vai funcionar.

Antes de tudo, os contratos inteligentes executados dentro da blockchain, sendo armazenados nela e sem a possibilidade de modificação e portanto, através dele que os NFTs recebem recursos importantes e funcionam da maneira adequada, com total segurança.

E esse é o código feito na criação do NFT, visto que após o NFT ser criado, não é possível modificá-lo.

Como o NFT funciona?
Contrato Inteligente por Blockgeeks

Unique ID

A princípio, o nome em inglês é UniqueID, em português você pode pesquisar por Identificador Exclusivo. 

De fato, o UniqueID é um padrão de números ou alfanumérica que fica associada a um único ativo digital, dentro de determinado sistema. Portanto, identificadores exclusivos atribuídos a quaisquer produtos que precisem distinguir-se de outros. 

Exemplo: O CPF é um documento pessoal único, não sendo possível o brasileiro possuir dois CPFs registrados. Todos os CPFS formados por onze dígitos.

Sobretudo, quando um NFT é criado, ele recebe um identificador exclusivo que vai servir para identificá-lo e garantir sua exclusividade, não sendo possível outro NFT receber o mesmo identificador.

Todos os NFTs são criados com padrões, como ERC-1155 ou ERC-721, eles são formatos que os desenvolvedores seguem, tornando a programação dos códigos mais fácil e previsível, tornando possível a transformação de um arquivo digital ou da venda de um imóvel em um token não fungível.

Portanto o mais interessante sobre os padrões é apenas saber que esses padrões auxiliam os NFTs a se tornarem únicos e no processo de cunhagem, diferenciando os NFTs de criptomoedas.

Como os NFTs funcionam: A Gravação de informações no blockchain

O padrão ao qual o NFT do registro UniqueID registra-se dentro de uma blockchain, geralmente na Ethereum, BNB ou Polygon Blockchain. 

De acordo com a IBM: Blockchain é um livro compartilhado, imutável (permanente e inalterável) que facilita o processo de registro de transações e rastreamento de ativos. 

Assim também, cada informação sobre o NFT, como quem criou, quando criado, valor, dentre outras, armazena-se dentro da blockchain e, através dela, repassa-se essas informações para outras fontes, como marketplaces, jogos e outros serviços.

Na prática, a utilização de NFTs auxilia empresas a alcançar metas.

Acima de tudo, NFTs possuem diversas utilidades, como citamos no começo do artigo, podem ser utilizadas para representar imóveis. Também para ser garantia de empréstimos, sendo bastante úteis pela segurança e praticidade que possuem.

Os artistas digitais foram os principais beneficiados da adesão em massa dos NFTs, pois as artes gráficas representam a maior parcela de movimentação financeira dentro do mercado NFT.

A coleção gráfica mais conhecida nesse mercado talvez seja a Bored Ape Yacht Club, um dos motivos pelo qual essa coleção é tão popular é por garantir entrada em eventos reais com celebridades e artistas, assim como permitir que os proprietários possam monetizar em cima de seus NFTs, além de receberem criptomoedas somente por serem proprietários.

banner_posts

Fan Tokens

Fan tokens é um grande exemplo de como empresas estão utilizando essa tecnologia para alcançar metas. O PSG utilizou fan tokens para arcar com o salário de Lionel Messi, assim como clubes brasileiros também venderam fan tokens. 

Como o NFT funciona?
PSG diz que deu ao craque uma ‘grande quantidade’ de tokens de torcedores

E não somente o clube tem benefícios, mas quando o torcedor compra um fan token, ele pode ter acesso a diferentes benefícios, como: 

  • descontos em produtos oficiais
  • descontos para ingressos
  • concorrer a prêmios
  • participar de decisões do time através de votação

De fato, o fan token seria como uma espécie de sócio torcedor. Em suma, esse modelo é apenas uma maneira de utilização de NFTs, que podem ser utilizados também como ingressos para um show ou para o cinema. Isso é apenas um exemplo de como os NFTs funcionam e pode ser utilizado positivamente.

Como resultado, quando uma imagem é representada como NFT, ela recebe uma UniqueID, que vai garantir que aquele NFT é único e exclusivo. As informações desse NFT vão estar dentro da blockchain, não sendo possível modificar ou fraudar o sistema. 

O contrato inteligente será o responsável por garantir, de maneira automática, que os proprietários consigam ter acesso aos benefícios daquele NFT. Assim como vendê-lo, caso queiram, sem necessidade de intermediação. 

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Comentários

Lord Crypto BR

Legal. Informação útil para potenciais investidores

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.