My default image

Composta com 92% de água e apenas 6% de açúcar, a melancia é bem vindas nos mais diferentes tipos de dietas. 

Além disso, é uma fruta rica em vitamina C, fibras, magnésio e potássio, trazendo benefícios para todo organismo.

A melancia é uma fruta de origem africana, porém é cultivada, e apreciada no mundo todo, principalmente no Brasil, que ocupa o quarto lugar no ranking mundial em produção de melancia, 2.090.432 toneladas produzidas.

A produção brasileira perde apenas para China, Turquia e Irão.

Por ser uma fruta de clima quente, a região Nordeste ganha destaque no cultivo da cultura. 

O cultivo da melancia agrega valor socioeconômico para o agronegócio brasileiro, pois a cultura movimenta todos os setores da cadeia produtiva, ou seja, antes, durante e depois da porteira. 

Em outras palavras, a geração de emprego vai desde plantio, semeadura, colheita, armazenamento,  logística  e comercialização.

A Culte acredita que o agronegócio tem o poder de transformar vidas. De maneira geral, apoiamos o pequeno produtor. 

Não deixe de acessar nosso site e conhecer nossos produtos. Oferecemos as melhores opções de financiamento rural para seu negócio. 

My default image

Olha só o que preparamos para você neste artigo:

  • Como plantar melancia?
  • Clima e temperatura
  • Luz
  • Época do ano 
  • Solo
  • Espaçamento 
  • Irrigação
  • Colheita 
  • Peso e produção

Afinal de contas, nossa missão é contribuir com o sucesso do seu negócio através de conteúdos informativos e relevantes. Portanto, continue lendo. 

Cultivo de melancia no Brasil

O cultivo da melancia pode ocorrer em várias épocas do ano, pois a condição climática favorável de uma região para outra pode variar. 

Primeiramente, é importante saber que a melancia se adapta bem em variações de temperatura entre 23ºC e 28ºC. 

Dessa forma, em regiões de clima mais frio, como a Região Sul, a melhor época de plantio é entre os meses de outubro e fevereiro. 

Por outro lado, em regiões de clima mais ameno, como região Sudeste, o cultivo ideal ocorre entre agosto e março. 

Já em regiões mais quentes, como Nordeste, o cultivo pode acontecer o ano todo, porém será necessário utilizar sistema de irrigação. 

Leia também: Milho no Nordeste: Saiba mais sobre sua produção

A melancia pode ser consumida in natura, logo, não é difícil encontrar a fruta sendo vendida em feiras livres, varejões ou pelo famoso “carro da melancia”. 

Cultivar melancia é uma atividade altamente recomendada pelos pequenos produtores, pois o custo de produção é baixo e o manejo é consideravelmente mais fácil, quando comparada a outras frutas. 

A produção de melancia aumentou em vários estados brasileiros, sobretudo nos estados da região Nordeste, onde Bahia produziu 427.720 toneladas da fruta e Pernambuco 122.360 toneladas. 

Portanto, hoje iremos apresentar mais uma alternativa de cultivo, para você, agricultor familiar. Neste artigo, você irá aprender como plantar melancia. 

Continue a leitura! 

Como plantar melancia 

Com baixo custo de investimento e manejo simplificado, plantar melancia não é uma tarefa difícil, porém, como qualquer outro cultivo, requer atenção e cuidados.

1) Clima e temperatura ideal para cultivar melancia

A cultura se desenvolve melhor em temperaturas mais quentes e em climas onde a umidade relativa do ar é mais baixa. 

É importante ressaltar que a fruta é sensível a climas frios, seu crescimento fica estagnado em temperaturas abaixo de 12ºC. 

A faixa ideal de temperatura, como visto anteriormente, é entre 23º e 28ºC. Por outro lado, a umidade relativa do ar alta favorece o surgimento de doenças foliares. 

2) Luz

De fato, a melancia adora luz, logo, dias mais longos e quentes são propícios para o desenvolvimento eficiente da cultura.

Leia também: O que é AgroNordeste? Tudo o que você precisa saber

3) Época do ano

Como visto anteriormente, a melhor época do ano para cultivo da melancia vai depender das condições climáticas favoráveis de cada região. 

Na região Nordeste, o plantio pode acontecer o ano todo, pois é uma região mais quente, entretanto, o agricultor deverá investir em métodos de irrigação, para que não haja deficiência na distribuição de água.

4) Solo 

Solos profundos, com boa drenagem, de textura média e rico em nutrientes são os favoritos da melancia. Portanto, evite cultivá-las em solos onde a incidência de encharcamento é maior, pois a cultura não irá se adaptar. 

5) Espaçamento 

Recomendamos o espaçamento de 3,0 m x 0.8 m. segundo a Embrapa quanto mais espaço melhor, pois aumenta a ventilação das plantas e diminui ataque de pragas.  

Utilize um enxadão para abrir as covas. Regue a terra antes do plantio, ela não precisa ficar encharcada, apenas úmida. Coloque até 4 sementes por cova. 

6) Irrigação 

As melancias gostam de água, porém o excesso de irrigação deixa a fruta sem gosto, por isso, nada de exagero. 

Regue todos os dias no período de semeadura e germinação. Mas fique atento a quantidade de água, como já foi dito, o exagero pode prejudicar o sabor da fruta. 

Após a germinação até a fase de frutificação, diminua a frequência de rega, e aumente a quantidade de água. Da frutificação até a colheita, regues poucas vezes utilizando pouca água. 

Quando os frutos estiverem maduros, pare as regas. Entretanto, fique atento! Será necessário regar vez ou outra para que as folhas não murchem. 

Leia também: Vender ovos: Dicas para começar agora mesmo

7) Colheita 

A melancia apresenta sinais que indicam o momento da colheita: a parte inferior, ou seja, aquela que mantém contato com o solo, fica amarelada. Podemos dizer que a melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio.

Experimente bater na casca da fruta, como se estivesse batendo numa porta. Se escutar um som oco, é sinal de que a fruta está pronta para ser colhida. 

Nesse sentido, a colheita da melancia ocorre de 80 a 110 dias após o plantio.

8) Peso e produção 

Um único pé de melancia, pode produzir até 30 kg da fruta. A média de produtividade na região Nordeste é de 25 toneladas por hectare.

Ficou com dúvidas? Então entre em contato com a Culte, estamos prontos para responder todas as suas perguntas e ajudar você a ter sucesso no seu negócio. 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

My default image