Coronavírus na agricultura: Qual é o impacto?

banner_posts

Nesse artigo da Culte falaremos um pouco do efeito do coronavírus na agricultura.

De fato, na economia mundial, o surto de coronavírus tem trazido efeitos negativos. Dessa forma, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico diminuiu a projeção para o crescimento mundial de 2020 em cerca de 0,5% em função de a pandemia. Mas como podemos medir o impacto do coronavírus na agricultura?

Visto que, hoje a Europa é a região mais afetada, com muitos países declarando estado de emergência. Em suma, para Edmar Gervásio, técnico do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, ainda é cedo para medir os impactos do Coronavírus no agronegócio. “Quando tem um cenário nesse sentido, tem uma tendência da economia retrair como um todo. De fato, todos os países acabam sendo impactados. É preciso aguardar algumas definições para poder traçar esse cenário”, diz Edmar.

Nós da Culte, mais do que conteúdos informativos, temos financiamento pessoal disponível com a finalidade de ajudar os pequenos agricultores nessa crise mundial, a cultivar e a vender mais.

E como fica o nosso agro?

Já Carlos Caldarelli, professor de economia da Universidade Estadual de Londrina avalia que o surto do coronavírus não será suficiente para causar impacto significativo no agronegócio brasileiro. Segundo Carlos, existirão impactos pontuais em alguns mercados. Mas conforme o professor, não terão a capacidade de alterar a dinâmica do agronegócio brasileiro. Com muitos parceiros em diversos mercados, ou seja, teremos impactos, mas serão pontuais e passageiros.

Um ponto considerável do coronavírus na agricultura, é que as oscilações do câmbio podem encarecer os insumos importados. Mas torna os produtos exportados pelo Brasil mais baratos e assim, mais competitivos. Para concluir, o professor da UEL afirma: “No agronegócio, teremos registro de algumas perturbações em mercados específicos, mas pontuais e passageiras. Nada substancial que mude a dinâmica do setor”.

De fato, segundo Orlando Leite, Secretário de Comércio e Relações internacionais do Ministério da Agricultura, ainda não foram registradas disrupções nas exportações nacionais.

Leia também: A transformação digital do Agro na Pandemia

Gerenciamento de Crises do coronavírus na agricultura

Anteriormente, o agronegócio brasileiro já passou pelo gerenciamento de crises causadas pela proliferação de doenças virais, como aconteceu com a H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. No entanto a correta gestão dos negócios é essencial em situações como essas, principalmente tratando-se da agricultura familiar.

Nesses momentos, mais uma vez a tecnologia surge como uma ferramenta aliada. Sempre pensando no pequeno produtor, a Culte se coloca como uma oportunidade de integração e inclusão tecnológica. Oferecendo uma Plataforma financeira completa e um Marketplace. Espaço onde os produtores rurais podem divulgar sua produção para todo Brasil.

Inúmeros processos produtivos foram afetados pelas medidas sanitárias; a paralisação ou redução das atividades elevou problemas de geração de renda, desemprego e pobreza. Na agricultura familiar, a pandemia trouxe impactos, especialmente, em relação ao escoamento da produção, aumento da vulnerabilidade social e redução da renda dos produtores. De forma consequente, pelo modo de consumo e ações atitudinais, o meio ambiente também foi prejudicado, tanto pelo gerenciamento ineficiente dos resíduos, quanto por questões que ultrapassam o caráter da degradação em suas vertentes, mas que dizem respeito, sobretudo, a ideia de economia que está acima da sustentabilidade.

Leia também: A Agricultura Familiar se Reinventa na Pandemia

Na atual situação, essa vitrine virtual se mostra como excelente alternativa de transações comerciais, agregando maior segurança e praticidade aos negócios. A Plataforma financeira focada no agro facilita a gestão financeira do agricultor reunindo em um só local vendas, empréstimos, antecipações, recebimento por cartão, emissão de boletos, pagamentos de contas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha a utilização da tecnologia como forma de pagamento. Evitando o contato direto com o dinheiro físico e consequentemente, a proliferação ainda maior da COVID-19. Tá esperando o que para fazer seu cadastro? Entre na Culte gratuitamente e comece a explorar todas essas oportunidades.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.