Os benefícios adquiridos em contratar o crédito rural no Brasil, podem ser um divisor de águas para o seu negócio, permitindo uma maior segurança no período entressafra, assim, além de possibilitar melhorias para desenvolver seu projeto, poder aumentar a sua produtividade.
Ao propósito, o crédito rural no Brasil é a modalidade de financiamentos e empréstimos direcionados para pessoas que exercem atividades no campo.
Esse financiamento rural tem taxas de juros menores em comparação a outros setores, acima de tudo, prazos mais atrativos para começar a pagar.
Enfim, agora vamos te explicar agora como contratar o crédito rural.
Leia também: Crédito Rural: Tudo que você precisa saber
O crédito rural no Brasil é de extrema importância para o agronegócio que é um dos pilares da economia nacional, dessa forma o governo tem muito interesse em incentivar o setor.
O crédito rural existe para estimular o produtor rural e cooperativas, acima de tudo, melhorar o uso da mão de obra familiar e manter a economia aquecida.
O objetivo é favorecer o custeio, além disso, também a comercialização e adoção de novas tecnologias para aumentar a produtividade no campo.
Sobretudo, as atividades rurais que podem ter acesso ao Crédito Rural no Brasil com mais facilidades são:
Na parte agrícola podemos, decerto modo, destacar as seguintes culturas: Culturas de algodão, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, cenoura, eucalipto, feijão, girassol, laranja, maçã, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, trigo e uva.
Na área da pecuária, portanto, podemos destacar: Bovinocultura de leite e de corte, suinocultura, avicultura, caprinocultura e ovinocultura.
Certamente, além de produção de mudas e sementes fiscalizadas ou certificadas, pesquisa e produção de sêmen para inseminação artificial e embriões, prestação de serviços mecanizados de natureza agropecuária, imóveis rurais, medição de lavouras, também tem a atividades florestais.
Portanto, a contratação do crédito rural no Brasil pode ser feita por meio de bancos e cooperativas de crédito.
Aliás, o crédito rural, conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conhecidos, pela ordem, como FCO, FNO e FNE.
Contudo, não podem ser beneficiados do crédito rural estrangeiros residentes no exterior, sindicato rural ou parceiro.
Leia também: Crédito Rural: Onde encontrar financiamento pelo Pronaf?
A fim de ter acesso às diversas opções de financiamento rural disponíveis no Brasil, o produtor e grupo de produtores deve entrar em contato com uma instituição financeira, seja ela banco ou cooperativa autorizada pelo Banco Central.
Antes de tudo, o solicitante deve atender alguns requisitos, tais quais:
Antes de mais nada, ao contratar a instituição financeira, é importante verificar se a mesma pode fazer a liberação do crédito rural.
Primeiramente o Banco Central exige que essas instituições obedeçam a algumas regras, como:
Contratar o crédito rural é algo que precisa de atenção aos detalhes, de tal forma que, estudar as possibilidades, as chances de conseguir o recurso em condições mais favoráveis é a melhor opção.
Leia também: Proagro Mais: Um seguro público para agricultores
Em princípio, ter em mãos a documentação necessária para adquirir o crédito rural é, provavelmente, a etapa mais demorada. Mas se organizando, ela fica mais fácil.
Assim, os documentos exigidos, são os seguintes em qualquer instituição financeira que ofereça o crédito.
Antes de mais nada, caso o solicitante não seja o proprietário da terra, pode apresentar o contrato de arrendamento ou parceria, declaração de posse.
De fato, o que define as garantias usadas é o tipo de financiamento e o prazo estabelecido para quitar o valor. Dessa maneira, as instituições financeiras precisam cumprir as determinações do Banco Central.
Assim, as garantias da contratação do crédito rural são:
Embora, novos parâmetros podem ser informado pelo Conselho Monetário Nacional.
Antes de tudo, as taxas juros, com encargos financeiros no crédito rural, são fixados pelo Banco Central na divulgação da linha de crédito da safra do ano agrícola seguinte.
Entretanto, lembre-se que o ano agrícola é estabelecido de julho do ano vigente a junho do ano subsequente.
Por fim, nesse artigo explicamos como contratar o crédito rural, e como é importante que o produtor esteja informado sobre qual a melhor possibilidade que atende o seu negócio.
Por fim, acesse o nosso blog para ler mais conteúdos informativos sobre financiamentos, agricultura e programas de apoio ao produtor rural.
Com a finalidade de ajudar o agricultor, a Culte também disponibiliza financiamento pessoal para o pequeno produtor com DAP ativa, tudo online, com resultado em 48 horas.
Dessa forma, cadastre-se em nosso site e verifique os valores disponíveis para solicitar o seu crédito.