My default image

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a Culte, e principalmente sobre como estamos trabalhando para revolucionar o setor Agro Familiar.

A Culte nasceu com o propósito de de ajudar o agricultor familiar desbancarizado, que até hoje ainda sofre com a falta de oportunidades de crédito para investir na sua produção.

Atualmente, existem um pouco mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil. Contudo, 4,4 milhões deles pertencem à agricultura familiar. Como resultado, isso significa que quase 90% das fazendas no Brasil são pequenas propriedades.

Na safra de 2020 foram liberados 236 bilhões de reais em crédito para a agricultura. Mas desse valor, somente 33 bilhões foram destinados à agricultura familiar, o que corresponde a apenas 14%. Ainda assim, o pequeno produtor rural gerou um capital de 240 bilhões de reais da produção agrícola total.

Todos sabemos que existe muita dificuldade de acesso ao mercado, à educação e principalmente ao crédito. Esse problema é ainda pior nas regiões norte e nordeste. Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma com o intuito de ajudar o pequeno produtor familiar tanto no financiamento quanto na venda da sua produção.

Portanto, o nosso objetivo é democratizar o acesso ao crédito, através de micro financiamento privado.

My default image

Mas afinal, o que é a Culte?

A Culte é uma Fintech: uma startup que usa tecnologia a fim de inovar e otimizar os serviços do sistema financeiro.

Não somos uma instituição financeira e não fazemos operações de crédito diretamente. Somos uma correspondente de instituições (bancárias e não bancárias), e trabalhamos sobretudo na intermediação de operações de crédito para agricultores familiares.

Nascemos para ajudar o pequeno agricultor familiar e acabar com a burocracia que atrapalha a vida de tantos produtores.

“Hoje aqui tô aumentando a minha área de plantio de uma horta agroecológica graças ao apoio que eu tive da Culte, que é uma empresa de financiamento que não tem burocracia. O que a gente vê aí direto são empresas que só enrolam e não liberam, já a Culte eu comprovei: eu to dizendo isso porque comprovei pessoalmente, e em 48 horas o crédito tava liberado.” – Edmir Manoel de Souza, agricultor e cliente Culte

O Agro e a Revolução Digital

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae em 2020, cerca de 84% dos agricultores brasileiros tem acesso à internet. Esses produtores usam aplicativos como WhatsApp e Facebook no seu dia a dia. A popularização dos smartphones torna possível alcançar agricultores em suas propriedades. Dessa forma, a Culte consegue levar seus serviços até o produtor onde ele estiver.

De novembro para cá, crescemos 400% na nossa base de usuários. Além disso, passamos de 2 mil clientes que solicitaram empréstimos e tivemos mais de 5 milhões de reais em crédito solicitado, sendo que a maioria dos agricultores que nos procuram nunca tiveram financiamento em bancos tradicionais.

Nossa plataforma oferece uma conta digital gratuita, loja online e acesso a financiamentos.

Já possuímos parceiros remunerados, como projetistas de crédito agrícola que trazem seus clientes para a Culte. Por fim, buscamos parcerias com cooperativas e associações a fim de financiar seus associados.

“Conheci a Culte através de um amigo (…), ele me mostrou como era, e rapidamente eu coloquei meus dados. Muito rápido eles já mandaram mensagem (…) e em questão de poucos dias eles já fizeram a análise e meu crédito foi aprovado. Assim eu poderei investir aqui na minha pequena plantação, e mais na frente eu posso ir aumentando e crescendo cada vez mais. Muito obrigado por tudo que vocês fizeram.” – Paulo Cauã, agricultor e cliente Culte

A Culte e a sua história

Fazemos parte do HUB de Inovação no Banco do Nordeste, que foi criado para incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar mudanças positivas no Banco do Nordeste e empresas da região. O foco do programa é proporcionar inovações por meio de startups, capacitação, compartilhamento de ideias e transformação de negócios. E nós estamos lá!

Além disso, fomos acelerados pelo LIFT (Laboratório de Inovações financeiras e tecnológicas do Banco Central), um ecossistema liderado pelo Banco Central que incentiva propostas revolucionárias para o Sistema Nacional Financeiro. No LIFT, desenvolvemos o módulo de crédito para o agricultor familiar.

Por fim, fazemos parte do programa de aceleração do Garoa Habitat, um programa de inovação para a agropecuária com objetivo de apoiar soluções inovadoras para o agro, tudo isso em parceria com o Sebrae e Embrapa.

Somos uma instituição séria e estamos sempre buscando alternativas melhores e mais seguras para nossos clientes agricultores.

Leia também: Empréstimo pessoal na Culte: O melhor para agricultores

My default image

Entenda os serviços da Culte

Somos uma plataforma financeira completa para o setor agrícola, e disponibilizamos serviços de:

  • Conta Digital: criada para que o produtor rural desbancarizado realize operações bancárias (como transferências e pagamento de contas) sem sair de casa;
  • Lojas Individuais Online: uma vitrine para que o produtor venda seus produtos e gere links de pagamento para receber dinheiro por negociações feitas através das mídias sociais ou aplicativos de mensagens;
  • Cultecoin: um Utility Token que será utilizado como acesso a ofertas diferenciadas e serviços dentro da plataforma Culte.
  • Crédito Pessoal do Agricultor: nosso principal serviço, o empréstimo pessoal para produtores rurais que vem mudando a vida de muitas agro-famílias.

Nossas solicitações de crédito são feitas totalmente online. Nosso sistema permite fazer uma análise de crédito do produtor e seus avalistas, e em 48 horas podemos liberar empréstimos de até R$ 20.000,00 para os agricultores que possuam boa pontuação e DAP em dia.

Dessa forma, além de grandes investimentos, recebemos muitas solicitações de 5 a 10 mil reais para objetivos a curto prazo, como compra de ração para animais e plantio de verduras. Por fim, nossa missão é suprir as necessidades do agricultor, sejam elas grandes ou pequenas.

Mesmo em momentos difíceis, temos forças para ajudar o pequeno agricultor a seguir em frente.

Faça parte da Culte e compartilhe da nossa missão de democratizar o acesso ao crédito e revolucionar a agricultura familiar no Brasil e no mundo! Acesse nosso site!!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

My default image