Drones: Veja 10 utilidades dessa tecnologia

banner_posts

O fator mais importante que contribui para a tomada de uma decisão é o acesso à informação. No agro, isso não é diferente. O proprietário ou profissional, ao se deparar com um problema, como um incêndio, precisa estar munido de informações para decidir como agir para enfrentar o problema, antes que ele gere prejuízos de grande escala para o negócio. De fato, o uso de drones na agricultura é uma das soluções que a tecnologia nos apresenta a esses e muitos outros problemas.

De fato, por proporcionar uma visão aérea, os drones podem mostrar uma perspectiva diferente sobre a realidade do plantio e de eventuais anormalidades, tornando-se uma ferramenta indispensável para o agro na contemporaneidade.

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços, e em que podemos lhe ajudar na compra dessa tecnologia. Aqui na Culte, mais do que conteúdos informativos, temos financiamento pessoal disponível com a finalidade de ajudar os pequenos agricultores a cultivar e a vender mais.

Leia também: Sensores e Big Data: tudo que o agricultor precisa saber

O que são drones

Os drones são aeronaves não tripuladas de diversos tamanhos que inicialmente possuiam usos militares, mas que hoje em dia possuem uma variedade bem grande de utilizações, desde captação de imagens para eventos, transmissões de imagens para atividades jornalísticas, entrega de objetos para lojas e claro, diversão. No Brasil, os drones também podem ser chamados de VANTs, veículos aéreos não tripulados.

Inicialmente, os drones tinha-se como objetivo proteger vidas de soldados, menos arriscado enviar unidades não tripuladas em missões militares do que colocar a vida de soldados em risco.

O uso militar dos drones começou a partir dos anos 80, quando utilizou-se pela força aérea israelense contra a força aérea síria em 1982.

As possibilidades dos drones na agricultura

1. Fornecer informações fotográficas aéreas e contribuir para o plantio e análise da plantação

Primeiramente, para iniciar uma plantação, se faz necessário a escolha do melhor local para ela. Dessa forma, essa escolha requer a análise de diversos fatores, como proximidade do local à água, logística, qualidade do solo, topografia do local, etc.

Para conseguir fazer a escolha mais racional, é necessário dispor de uma série de informações sobre o terreno e uma das formas de consegui-las é com fotografias aéreas, que o drone faz de forma eficiente e barata, desde que acoplado à uma câmera adequada. Além disso, serve como um instrumento muito utilizado para analisar a plantação e evolução da safra desde o plantio até a colheita.

2. Drones na Agricultura com a Pulverização

Os pulverizadores, instrumentos utilizados para aplicar doses de defensivos ou fertilizantes sobre à plantação. Em suma, se faz a aplicação por meio de aviões, tratores acoplados a pulverizadores ou pulverizadores manuais. Entretanto, o drone na agricultura utiliza-se para este fim, aumentando a sua área de atuação, reduzindo custos e diminuindo riscos de acidentes.

3. Encontrar nascentes de água

A água, usada tanto para hidratar o corpo como para irrigar plantações e matar a sede de rebanhos. Dessa forma, as fontes naturais de água dentro de uma propriedade rural devem ser muito bem aproveitadas. Para encontrá-las, o drone na agricultura, se faz uma alternativa viável, barata e eficiente.

4. Drones na Agricultura para Monitorar desmatamento

Dessa forma, o desmatamento em uma propriedade agrícola pode prejudicar o meio ambiente e ser passível de punição pelo poder público. Além disso, essa prática afeta negativamente a própria produção da propriedade.

Para evitar isso, é necessário monitorar o desmatamento e o drone na agricultura, por dar uma visão aérea, é um excelente instrumento para tal, a fim de evitar que o desmatamento prejudique o solo local, cause o assoreamento de corpos d’águas e nascentes e descumpra exigências das leis ambientais.

5. Drones na Agricultura para Identificar locais propícios para abertura de estradas

Por certo, tão importante quanto produzir um produto de qualidade de forma barata e eficiente é deslocá-lo para outros locais e dentro da própria propriedade de forma eficaz. Para fazer isso, é importante fazer a abertura de estradas nos locais corretos, em linhas de cumeada, pontos mais altos do terreno, a fim de evitar o desgaste da mesma por conta do regime de chuvas. O drones na agricultura contribui na identificação destes locais.

6. Vigilância

Em síntese, as propriedades rurais estão sujeitas ao roubo de cargas e de animais, exploração ilegal de madeira, ou até mesmo ocupações irregulares. Portanto, como medida de segurança, o gestor da terra pode utilizar o drone, tendo uma compreensão mais ampla sobre o que está acontecendo ao longo da propriedade.

7. Telemetria

O drone pode ser utilizado para medir distancias e medidas dentro de uma propriedade rural. Há várias maneiras de se fazer isso com uso deste instrumento, mas a medida mais eficaz é aliando o uso dos drones na agricultura a sensores elétricos, térmicos, óticos, entre outros.

Leia também: CHATPDF: conheça 5 alternativas para resumir arquivos

8. Encontrar focos de incêndio

Incêndios podem se tornar problemas enormes se não forem combatidos em seu estágio inicial. Em geral eles ocorrem com mais frequência em regiões secas e durante o verão. A maneira mais eficaz para acabar com o incêndio é combatendo os seus focos.

Para encontrá-los, se faz necessário ter uma visão aérea sobre o local, que até pouco tempo atrás só poderia ser conseguida por meio de um helicóptero ou avião agrícola, mas agora o drone é uma solução mais barata e segura, solução ideal para pequenos e médios produtores.

9. Auxiliar o trabalho com animais

Em propriedades onde se criam animais, como bois, carneiros, bodes, entre outros, é necessário mover eles dentro da propriedade ou entre propriedades e isso pode ser feito com auxílio de drones. É comum que vez ou outra animais se desgarrem do rebanho e se percam.

Encontrá-los pode dar uma dor de cabeça imensa, ainda que conte com a experiência dos vaqueiros e cães de caça.

De fato, o drone na agricultura também pode utilizar-se de em conjunto com uma câmera, pode fornecer informações de vídeo e enviá-las para um smartphone ou computador, auxiliando no processo de busca dos animais perdidos.

10. Facilitar a negociação de propriedades

Por fim, mas não menos importante, o drone pode servir como um meio de divulgação da propriedade em caso de negociação da mesma. Desse modo, a visão que o interessado tem se dá no solo, onde não se tem a amplitude necessária para entender todos os potenciais que a terra tem a oferecer. Em suma, com o drone é possível fazer fotos aéreas, além de vídeos, mostrando todo o potencial da propriedade e encantar o futuro comprador.

Leia também: Futuro da Agricultura com a Análise de Dados

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

João Candido

Fazer um drone capaz de apagar fogo,assim poderia apagar pequenos incêndio, e até mesmo tochas de balões

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.