O fator mais importante que contribui para a tomada de uma decisão é o acesso à informação. No agro, isso não é diferente. O proprietário ou profissional, ao se deparar com um problema, como um incêndio, precisa estar munido de informações para decidir como agir para enfrentar o problema, antes que ele gere prejuízos de grande escala para o negócio. De fato, o uso de drones na agricultura é uma das soluções que a tecnologia nos apresenta a esses e muitos outros problemas.
De fato, por proporcionar uma visão aérea, os drones podem mostrar uma perspectiva diferente sobre a realidade do plantio e de eventuais anormalidades, tornando-se uma ferramenta indispensável para o agro na contemporaneidade. Dessa forma, além das imagens aéreas, os drones são utilizados para otimizar outros processos, que abordaremos de forma mais profunda nos tópicos a seguir.
Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços, e em que podemos lhe ajudar na compra dessa tecnologia. Aqui na Culte, mais do que conteúdos informativos, temos financiamento pessoal disponível com a finalidade de ajudar os pequenos agricultores a cultivar e a vender mais. Entre em nosso site e veja os nossos serviços financeiros disponíveis para lhe auxiliar.
Leia também: Sensores e Big Data: tudo que o agricultor precisa saber
Primeiramente, para iniciar uma plantação, se faz necessário a escolha do melhor local para ela. Dessa forma, essa escolha requer a análise de diversos fatores, como proximidade do local à água, logística, qualidade do solo, topografia do local, etc.
Para conseguir fazer a escolha mais racional, é necessário dispor de uma série de informações sobre o terreno e uma das formas de consegui-las é com fotografias aéreas, que o drone faz de forma eficiente e barata, desde que acoplado à uma câmera adequada. Além disso, serve como um instrumento muito utilizado para analisar a plantação e evolução da safra desde o plantio até a colheita.
Os pulverizadores são instrumentos utilizados para aplicar doses de defensivos ou fertilizantes sobre à plantação. Em suma, se faz a aplicação por meio de aviões, tratores acoplados a pulverizadores ou pulverizadores manuais. Entretanto, o drone na agricultura pode ser utilizado para este fim, aumentando a sua área de atuação, reduzindo custos e diminuindo riscos de acidentes.
A água é usada tanto para hidratar o corpo como para irrigar plantações e matar a sede de rebanhos. Dessa forma, as fontes naturais de água dentro de uma propriedade rural devem ser muito bem aproveitadas. Para encontrá-las, o drone na agricultura, se faz uma alternativa viável, barata e eficiente.
Dessa forma, o desmatamento em uma propriedade agrícola pode prejudicar o meio ambiente e ser passível de punição pelo poder público. Além disso, essa prática afeta negativamente a própria produção da propriedade.
Para evitar isso, é necessário monitorar o desmatamento e o drone na agricultura, por dar uma visão aérea, é um excelente instrumento para tal, a fim de evitar que o desmatamento prejudique o solo local, cause o assoreamento de corpos d’águas e nascentes e descumpra exigências das leis ambientais.
Por certo, tão importante quanto produzir um produto de qualidade de forma barata e eficiente é deslocá-lo para outros locais e dentro da própria propriedade de forma eficaz. Para fazer isso, é importante fazer a abertura de estradas nos locais corretos, em linhas de cumeada, pontos mais altos do terreno, a fim de evitar o desgaste da mesma por conta do regime de chuvas. O drones na agricultura contribui na identificação destes locais.
Em síntese, as propriedades rurais estão sujeitas ao roubo de cargas e de animais, exploração ilegal de madeira, ou até mesmo ocupações irregulares. Portanto, como medida de segurança, o gestor da terra pode utilizar o drone, tendo uma compreensão mais ampla sobre o que está acontecendo ao longo da propriedade.
O drone pode ser utilizado para medir distancias e medidas dentro de uma propriedade rural. Há várias maneiras de se fazer isso com uso deste instrumento, mas a medida mais eficaz é aliando o uso dos drones na agricultura a sensores elétricos, térmicos, óticos, entre outros.
Incêndios podem se tornar problemas enormes se não forem combatidos em seu estágio inicial. Em geral eles ocorrem com mais frequência em regiões secas e durante o verão. A maneira mais eficaz para acabar com o incêndio é combatendo os seus focos.
Para encontrá-los, se faz necessário ter uma visão aérea sobre o local, que até pouco tempo atrás só poderia ser conseguida por meio de um helicóptero ou avião agrícola, mas agora o drone é uma solução mais barata e segura, solução ideal para pequenos e médios produtores.
Em propriedades onde se criam animais, como bois, carneiros, bodes, entre outros, é necessário mover eles dentro da propriedade ou entre propriedades e isso pode ser feito com auxílio de drones. É comum que vez ou outra animais se desgarrem do rebanho e se percam.
Encontrá-los pode dar uma dor de cabeça imensa, ainda que conte com a experiência dos vaqueiros e cães de caça.
De fato, o drone na agricultura também pode utilizar-se de em conjunto com uma câmera, pode fornecer informações de vídeo e enviá-las para um smartphone ou computador, auxiliando no processo de busca dos animais perdidos.
Por fim, mas não menos importante, o drone pode servir como um meio de divulgação da propriedade em caso de negociação da mesma. Desse modo, a visão que o interessado tem se dá no solo, onde não se tem a amplitude necessária para entender todos os potenciais que a terra tem a oferecer. Em suma, com o drone é possível fazer fotos aéreas, além de vídeos, mostrando todo o potencial da propriedade e encantar o futuro comprador.
Leia também: Futuro da Agricultura com a Análise de Dados
Já começou a pensar nas vantagens dos drones na agricultura e como eles poderiam ajudar na sua propriedade? A Culte tem um programa de financiamento que ajuda pequenos e médios produtores a investir em tecnologia para aumentar a sua produção. Se você gostou desse texto e quer conhecer mais novidades tecnológicas para a sua fazenda, conheça as 6 tecnologias que estão revolucionando a agricultura!