Drones na agricultura: veja 10 utilidades dessa tecnologia

O fator mais importante que contribui para a tomada de uma decisão é o acesso à informação. No agro, isso não é diferente. O proprietário ou profissional, ao se deparar com um problema, como um incêndio, precisa estar munido de informações para decidir como agir para enfrentar o problema, antes que ele gere prejuízos de grande escala para o negócio. O uso de drones na agricultura é uma das soluções que a tecnologia nos apresenta a esse e muitos outros problemas.

Por proporcionar uma visão aérea, o drone é mais eficiente em mostrar uma perspectiva diferente sobre a realidade do plantio e de eventuais anormalidades, tornando-se uma ferramenta indispensável para o agro na contemporaneidade. Além das imagens aéreas, os drones podem ser utilizados para otimizar outros processos, que abordaremos de forma mais profunda nos tópicos a seguir.

As possibilidades dos drones na agricultura

1. Fornecer informações fotográficas aéreas e contribuir para o plantio e análise da plantação

Para iniciar uma plantação, é necessário fazer a escolha do melhor local para ela. Essa escolha requer a análise de diversos fatores, como proximidade do local à água, logística, qualidade do solo, topografia do local, etc.

Para conseguir fazer a escolha mais racional, é necessário dispor de uma série de informações sobre o terreno e uma das formas de consegui-las é com fotografias aéreas, que o drone faz de forma eficiente e barata, desde que acoplado à uma câmera adequada. Além disso, o instrumento pode ser utilizado para analisar a plantação e evolução da safra desde o plantio até a colheita.

2. Pulverização

Pulverizadores são instrumentos utilizados para aplicar doses de defensivos ou fertilizantes sobre à plantação. Em geral, eles são aplicados por meio de aviões, tratores acoplados a pulverizadores ou pulverizadores manuais. Entretanto, o drone pode ser utilizado para este fim, aumentando a sua área de atuação, reduzindo custos e diminuindo riscos de acidentes.

3. Encontrar nascentes de água

A água é usada tanto para hidratar o corpo como para irrigar plantações e matar a sede de rebanhos. Dessa forma, as fontes naturais de água dentro de uma propriedade rural devem ser muito bem aproveitadas. Para encontrá-las, o drone se faz uma alternativa viável, barata e eficiente.

4. Monitorar desmatamento

O desmatamento em uma propriedade agrícola pode prejudicar o meio ambiente e ser passível de punição pelo poder público. Além disso, essa prática afeta negativamente a própria produção da propriedade.

Para evitar isso, é necessário monitorar o desmatamento e o drone, por dar uma visão aérea, é um excelente instrumento para tal, a fim de evitar que o desmatamento prejudique o solo local, cause o assoreamento de corpos d’águas e nascentes e descumpra exigências das leis ambientais.

5. Identificar locais propícios para abertura de estradas

Tão importante quanto produzir um produto de qualidade de forma barata e eficiente é deslocá-lo para outros locais e dentro da própria propriedade de forma eficaz. Para fazer isso, é importante fazer a abertura de estradas nos locais corretos, em linhas de cumeada, pontos mais altos do terreno, a fim de evitar o desgaste da mesma por conta do regime de chuvas. O drone contribui na identificação destes locais.

6. Vigilância

Infelizmente, propriedades rurais estão sujeitas ao roubo de cargas e de animais, exploração ilegal de madeira, ou até mesmo ocupações irregulares. Como medida de segurança, o gestor da terra pode utilizar o drone, tendo uma compreensão mais ampla sobre o que está acontecendo ao longo da propriedade.

7. Telemetria

O drone pode ser utilizado para medir distancias e medidas dentro de uma propriedade rural. Há várias maneiras de se fazer isso com uso deste instrumento, mas a medida mais eficaz é aliando o uso dos drones na agricultura a sensores elétricos, térmicos, óticos, entre outros.

8. Encontrar focos de incêndio

Incêndios podem se tornar problemas enormes se não forem combatidos em seu estágio inicial. Em geral eles ocorrem com mais frequência em regiões secas e durante o verão. A maneira mais eficaz para acabar com o incêndio é combatendo os seus focos.

Para encontrá-los, é necessário ter uma visão aérea sobre o local, que até pouco tempo atrás só seria conseguida por meio de um helicóptero ou avião agrícola, mas agora o drone é uma solução mais barata e segura, solução ideal para pequenos e médios produtores.

9. Auxiliar o trabalho com animais

Em propriedades onde se criam animais, como bois, carneiros, bodes, entre outros, é necessário mover eles dentro da propriedade ou entre propriedades e isso pode ser feito com auxílio de drones. É comum que vez ou outra animais se desgarrem do rebanho e se percam.

Encontrá-los pode dar uma dor de cabeça imensa, ainda que conte com a experiência dos vaqueiros e cães de caça. O drone também é útil quanto essa questão, sendo utilizado em conjunto com uma câmera, pode fornecer informações de vídeo e enviá-las para um smartphone ou computador, auxiliando no processo de busca dos animais perdidos.

10. Facilitar a negociação de propriedades

Por fim, mas não menos importante, o drone pode servir como um meio de divulgação da propriedade em caso de negociação da mesma. Em geral, a visão que o interessado tem se dá no solo, onde não se tem a amplitude necessária para entender todos os potenciais que a terra tem a oferecer. Com o drone é possível fazer fotos aéreas, além de vídeos, mostrando todo o potencial da propriedade e encantar o futuro comprador.

Homem de pé no pasto usando um drone para o treinamento de rebanho de ovelhas. Uma das aplicações mais inovadores dos drones na agricultura.
Rebanho de ovelhas sendo treinado para seguir um drone no pasto em uma fazenda do Reino Unido.

Conheça a Culte e saiba como podemos te aproximar dessa tecnologia

Já começou a pensar nas vantagens dos drones na agricultura e como eles poderiam ajudar na sua propriedade? A Culte tem um programa de financiamento que ajuda pequenos e médios produtores a investir em tecnologia para aumentar a sua produção. Se você gostou desse texto e quer conhecer mais novidades tecnológicas para a sua fazenda, conheça as 6 tecnologias que estão revolucionando a agricultura!

Comentários

Como o blockchain pode contribuir para o agronegócio? – Canal Culte

[…] A Culte é uma das primeiras plataformas no Brasil a aproximar a tecnologia blockchain do pequeno produtor rural. Quer saber quais outras oportunidade a Culte proporciona para o agronegócio brasileiro? Visite o nosso site! Quer ler mais sobre novas tecnologias que estão trazendo mudanças no campo? Descubra 10 funções que os drones podem desenvolver na agricultura. […]

Veículos Agrícolas Autônomos: conheça essa novidade – Canal Culte

[…] são as funções que o veículo agrícola autônomo pode […]

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *