Feijão: O Cultivo e Suas Características

banner_posts

Feijão é um item básico da alimentação dos brasileiros, pois o seu consumo é atrelado à nossa história desde o período colonial. Nesse artigo falaremos sobre o feijão e suas características.

Sua importância é tão grande que passa por setores desde econômico até o cultural. Dessa forma, não é surpresa que o Brasil seja o maior produtor de feijão comum do mundo.

Com base em análises do solo e da muda, o feijão pode ser o produto ideal para a lavoura familiar pois a demanda existe. Entretanto, para ter sucesso na lavoura, considere qual é a melhor espécie, e principalmente, qual a é a safra mais adequada para iniciar o plantio.

Leia também: Crescimento sustentável e igualitário no agro é essencial

Plantio do feijão comum

O feijão comum tem produção em todas as regiões do Brasil, por causa de sua importância e alto consumo nacional. Mas é claro, como o nosso país tem grandes proporções continentais, que as condições de clima e solo dessas regiões difere, assim como as características próprias da muda, das diferentes espécies de feijão, que interferem no ato de escolha para época mais condizente com a semeadura.

Dentre todos os estados brasileiros, os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores. Dessa maneira, juntos, esses estados correspondem a quase 50% da produção nacional.

Sementes de feijão pela Embrapa

A Embrapa é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A empresa tem o programa de melhoramento, onde desenvolveu 20 cultivares de feijão. Para que isso fosse possível, foram considerados os grupos comerciais e tipo branco. Essa decisão se deu baseada nas características desses produtos, ou seja, são os grãos de feijão que se destacam pela qualidade, tolerância a doenças, potencial produtivo, qualidade culinária e avaliando se o produto serve tanto para a agricultura familiar quanto empresarial, incluindo nessa análise, exportação.

A Embrapa Produtos e Mercado, ou seja, uma divisão dentro da Embrapa, disponibiliza sementes básicas das cultivares de feijão BRS Estilo e BRSMG Realce.

A) BRS Estilo

A BRS Estilo está disponível pela Embrapa desde 2009.

Ela apresenta arquitetura de planta ereta, adaptada à colheita mecânica direta, alto potencial produtivo e estabilidade de produção.

Dessa forma, também é resistente ao acamamento e moderadamente resistente à antracnose e ferrugem. Apresenta estabilidade de produção e grãos claros. Por falar em grãos, o seu apresenta um tipo comercial carioca, e possui um ciclo de 85 a 95 dias.

Considerado um grão bom de panela, nesse sentido, os grãos dessa cultivar são mais claros do que os de outras cultivares cariocas, de forma que há boa aceitação pelo consumidor e excelente qualidade comercial.

Para o seu plantio, a indicação para as safras das águas, nos estados de Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Na safra de inverno, pode ser plantada em Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

E na safra da seca em Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Seu potencial produtivo é de 4.011 kg/ha.

Leia também: Projeto Técnico para Financiamento: Saiba mais

B) BRSMG Realce

Por fim, temos a cultivar BRSMG Realce. Em suma, a ótima qualidade culinária dessa espécie é o seu diferencial e maior característica.

Seu desenvolvimento se deu em 2011 pela Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Essa cultivar apresenta produtividade média de 2.128 Kg/ha e o ciclo médio de maturação é de 67 dias. Sua planta apresenta arquitetura ereta, cor de flor bicolor e brilho da semente opaco. Não apenas tem resistência ao mosaico comum como também resistência intermediária à antracnose, crestamento bacteriano, ferrugem, mancha angular e à murcha de fusário.

De fato, a indicação dessa cultivar para as três safras ocorre nos estados de Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo, e Tocantins.

Para a safra das águas em Alagoas, Ceará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Na safra outono/inverno para o Rio de Janeiro e por fim, na safra da seca, no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia também: Milhos Especiais da Embrapa: O que são?

Como adquiro as sementes?

Em resumo, para ter acesso as sementes básicas que estão sendo oferecidas pela Embrapa, o produtor deve estar inscrito no Renasem – Registro Nacional de Sementes e Mudas, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Seja as sementes fornecidas pela Embrapa, ou outro tipo de espécie em outro órgão, a escolha correta da semente é o que determina se a lavoura terá sucesso ou não.

Acesse esse conteúdo da Embrapa para informações detalhadas de como construir sua lavoura. Para informações sobre onde conseguir as sementes e assistência técnica, entre neste link.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.