IOT e Irrigação Inteligente na agricultura familiar

banner_posts

Termos como IOT e Irrigação Inteligente podem ser novidades no vocabulário do produtor rural, mas a agricultura sempre esteve intimamente ligada com a capacidade de irrigação de determinado local.

No antigo Egito, por exemplo, eram construídos canais de irrigação do Nilo até as plantações de trigo, tanto para viabilizar a produção quanto para aumentar a sua eficiência.

No Peru, a civilização Inca desenvolveram um sistema de irrigação para as plantações localizadas em encostas, que viabilizou a construção, manutenção e abastecimento de cidades em locais íngremes.

Com o passar dos anos, foram inseridas tecnologias para otimizar a irrigação e evitar o trabalho manual nesses locais de trabalho. No Brasil não é diferente. Por ser um país abundante em água, as propriedades rurais brasileira costumam usar métodos pouco eficientes, que utilizam muita água para alcançar o resultado.

O modelo mais comum de irrigação nas propriedades rurais brasileira é a aspersão, que apesar de simples de praticar, desperdiça muita água.

De fato, para solucionar essa questão, o uso de IOT e irrigação inteligente pode ser uma excelente alternativa. Com o intuito de apresentar essa tecnologia para você, desenvolvemos este pequeno artigo. Acompanhe!

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços, e em que podemos lhe ajudar em seu projeto. Aqui na Culte, mais do que conteúdos informativos, temos financiamento pessoal disponível com a finalidade de ajudar os pequenos agricultores a cultivar e a vender mais.

Afinal, o que é IOT e Irrigação Inteligente?

Dessa forma, IOT é a sigla em inglês para Internet of Things (“Internet das Coisas”). De fato, esta tecnologia consiste numa interconexão digital de objetos cotidianos com à internet. Estes objetos podem ser os mais variados, como veículos e edificações físicas, tornando-os capazes de transmitir e coletar dados.

Já a irrigação inteligente consiste numa técnica de irrigação que utiliza informações precisas sobre as condições do solo, da planta e da água disponível no local.

Por isso, entre as informações oferecidas para a tomada de decisão pela irrigação inteligente por meio da IOT, possível observar variáveis ambientais ligadas ao clima, planta e solo.

Por outro lado, após receber e analisar estas informações, o sistema irriga a plantação de forma automatizada, sem necessidade de autorização prévia de uma pessoa.

Quais são os principais benefícios do uso de IOT e irrigação inteligente para a agricultura?

Sustentabilidade da IOT e irrigação inteligente

De fato, é impossível pensar em atividade agrícola nos tempos atuais sem levar em consideração o fator da sustentabilidade. Nosso mundo, cada vez mais populoso e necessitando que recursos, como a água, mantenha-se preservados, para que sua falta não prejudique milhões de pessoas.

Dessa maneira, soluções como IOT e Irrigação Inteligente, economizam na utilização de recursos e são muito bem-vindas. Dessa forma, a água utilizada de forma calculada, evitando desperdícios e garantindo o pleno desenvolvimento da plantação.

Produtividade com IOT e irrigação inteligente

No entanto, não há como produzir nada na agricultura sem água. Dessa forma, se ela for utilizada de forma inadequada, seja para mais ou para menos, a produtividade é afetada.

De fato, com menos geração de produtos agrícolas, se faz necessário a ocupação de uma área maior de plantio, o que implica em aquisição de novas terras e um maior investimento em infraestrutura.

Como resultado, a irrigação inteligente aliada ao IOT é um instrumento imprescindível para aumento da produtividade e, consequentemente uma maior competitividade ou aumento do lucro para o produtor rural, mesmo ocupando a mesma área.

Economia

Primeiramente, além de desperdiçar água, a irrigação ineficiente desperdiça dinheiro. Dessa forma, tanto para as propriedades que compram este recurso quanto para aquelas que possuem água em seus domínios, como açudes.

No entanto, quanto mais água for desperdiçada, maior a quantidade dela é necessária para fazer a irrigação, e mais infraestrutura é necessária para armazenar essa água. De fato, a construção e a manutenção dessa infraestrutura são caras, o que torna a IOT e a irrigação inteligente essenciais para enxugar as despesas.

Dessa forma, em áreas de escassez de água, a utilização dessa tecnologia pode ser a única forma de ter produção agrícola na quantidade e qualidade desejável.

Melhora da qualidade dos produtos

De fato, a água é um dos elementos mais importantes para determinar a qualidade da plantação. Dessa forma, é importante que a irrigação ofereça à plantação a quantidade exata de água que ela precisa.

Economia de mão de obra

Em suma, a mão de obra está cada vez mais escassa no campo. Dessa maneira, temos a perda de tempo com a coleta manual de dados pluviométricos e análise da umidade do solo pelos colaboradores, que poderiam usar esse precioso tempo para atividades mais importantes.

Leia também: Tecnologia no campo: 6 ideias que estão mudando o agro

Aplicações da IoT na Agricultura

A Internet das Coisas tornou possível a agricultura inteligente. Agora, você pode se perguntar o que exatamente é agricultura inteligente? A agricultura inteligente é um método de capital intensivo e de alta tecnologia para cultivar alimentos de forma limpa e sustentável . Também podemos chamar de aplicação das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Agricultura.

Quando falamos de agricultura inteligente baseada em IoT, estamos olhando para um sistema construído para monitorar o campo de cultivo com a ajuda de sensores. Esses sensores rastreiam elementos essenciais para a produção agrícola, como umidade do solo, umidade, luz, temperatura e automatizam o sistema de irrigação. Este sistema permite que os agricultores monitorem as condições do campo de qualquer lugar. A agricultura baseada em IoT é muito eficiente quando comparada à agricultura convencional.

Como a Culte pode contribuir com que o pequeno produtor rural a utilizar esta tecnologia?

A Culte é uma plataforma que aproxima investidores, aperfeiçoando o campo, compradores e produtores rurais.

Assim sendo, o IOT e a Irrigação inteligente são uma excelente alternativa para aumentar a produtividade e qualidade da sua produção, especialmente quando trabalhadas juntas. De fato, por conta das suas vantagens, devem ser vistas como um investimento com alto potencial de retorno, e não como um mero gasto desnecessário.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Veja também: O que é modelo de linguagem grande (LLM)?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.