Metaverso e sustentabilidade: Diminuindo o CO2

banner_posts

Desenvolver o metaverso com foco em ambientes ecológicos e pensando na sustentabilidade pode não ser uma tarefa simples, visto que o desenvolvimento tecnológico pode aumentar a geração de dispositivos ociosos e o lixo eletrônico, mas a tarefa de diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2) é urgente e necessária.

Durante a pandemia, o mundo conseguiu respirar um pouco, porque a redução foi de 7%. Porém, a pandemia, felizmente, acabou e as atividades industriais estão voltando à normalidade.

Com o crescimento populacional atual e os hábitos que possuímos, nós precisaremos de 4 terras para manter a vida como está.

Assim, o metaverso pode auxiliar em dois problemas e diminuir a emissão de dióxido de carbono. O primeiro são os edifícios residenciais e comerciais e consumo de combustíveis, nos Estados Unidos, que consomem 30% da energia produzida no país. 

O segundo é que um terço da alimentação produzida no planeta é perdida. Em resumo, precisamos mudar dramaticamente a maneira que vivemos e como usufruímos da terra. 

Metaverso e sustentabilidade: diminuindo o CO2 através do metaverso

Metaverso pode ser sustentável e ajudar a diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2).

Não existe uma estimativa do impacto que o metaverso causaria ao meio ambiente e na produção de CO2 na atmosfera, porque existem diversos parâmetros para isso. Enquanto existe certo receio sobre o aumento da necessidade e produção de tecnologia de alta ponta, também há os benefícios que provêm do metaverso.

Felizmente, a maioria das empresas que estão envolvidas no desenvolvimento do metaverso investem massivamente em energia verde e em alternativas sustentáveis, afetando positivamente o metaverso.

Não apenas isso, com a adoção do metaverso, estima-se que ocorra uma mudança na mentalidade e hábitos da população que utilize essa tecnologia. A mudança ocorreria pela substituição do físico pelo virtual e pela utilização da tecnologia para realizar tarefas cotidianas. 

Trabalho e transporte

O primeiro passo para mudar a mentalidade seria as diversas atividades que podem ser realizadas no lar com o auxílio do metaverso. O metaverso pode fornecer um ambiente virtual realista e interativo, diferente do que simplesmente abrir uma tela branca no computador. 

Com a utilização de gêmeos digitais, que iremos falar adiante, empresas poderão migrar áreas internas para o metaverso e também seus escritórios. Nos Estados Unidos, edifícios comerciais consomem cerca de 35% da energia de todo o país e produzem uma quantidade de CO2 equivalente ao produzido no Canadá. Além disso, também existe o custo de locomoção que cada trabalhador realiza para ir até o local.

Assim, se o metaverso diminuísse a necessidade de edifícios comerciais e diminuísse a locomoção até eles em 20%, seria equivalente a produção de CO2 da Colômbia, cerca de 200 milhões de toneladas, tornando as cidades mais sustentáveis.

Outro benefício atrelado ao metaverso está na possibilidade de reuniões, treinamentos e conferências remotas, visto que os ambientes digitais serão mais realistas e vão possibilitar treinamentos mais aprofundados.

A ideia é que novas ferramentas sejam desenvolvidas criando cenários ideais para essas reuniões e treinamentos, chamando a atenção de empresas para realizar suas conferências e reuniões. 

Utilizando o metaverso na nuvem sustentável

Data center do Google em Saint-Ghislain que utiliza energia sustentável.

Nos últimos anos, a carga de trabalho de armazenamento e redes de data centers em nuvem aumentaram em 2.600%, enquanto que o consumo energético cresceu em apenas 10%.

Isso ocorre pela transformação que esse setor sofreu, utilizando dispositivos mais ecológicos e eficientes e também pela utilização de energia renovável. Empresas diretamente envolvidas no metaverso já fazem parte dessa mudança, como a Microsoft que planeja usar 100% de energia renovável para manter o Azure (sua plataforma de nuvem) até 2025, mantendo um ambiente de sustentabilidade. A Google planeja manter seus data centers com energia livre de carbono até 2030.

Em tese, a migração de servidores locais para a nuvem auxilia as empresas a não precisarem de dispositivos físicos para essa necessidade e também viabiliza o trabalho remoto, pois toda a estrutura da empresa pode ser acessada em qualquer lugar do mundo, por estar na nuvem.

Gêmeos digitais otimizando a indústria

A utilização de gêmeos digitais está se tornando cada vez mais frequente. Gêmeo Digital é uma tecnologia capaz de recriar objetos e processos físicos de maneira virtual, mas como réplicas e de modo paralelo.

Com o metaverso, estima-se que essa tecnologia crie ambientes digitais hiper realistas e consiga recriar edifícios, cidades, processos de produção e até cidades de maneira inteligente. Gêmeos digitais podem reduzir custos operacionais e de produção e maximizar o desempenho de produtos e peças

Assim, a utilização de gêmeos digitais junto com o metaverso pode ajudar a reduzir a produção de CO2, assim como maximizar os processos e tornar todo o ambiente sustentável.

Logística mais eficiente

Ter uma logística de ponta é essencial para o funcionamento da indústria de um modo geral, então a utilização de gêmeos digitais e do metaverso podem criar uma logística mais eficiente e produtiva, já prevendo todo o caminho, riscos e dificuldades que podem surgir.

Na prática, a utilização de blockchain torna os produtos e serviços rastreáveis, principalmente no agronegócio. Porém, o maior benefício que ocorre é a diminuição de material gasto e a redução de produtos perdidos.

Assim, podemos diminuir a quantidade de alimentos que perdemos em todo o mundo, utilizar água de maneira mais sustentável e gerenciar melhor nossos recursos através do metaverso e dos gêmeos digitais.

Indústria produtiva e preditiva

Gêmeo Digital sendo utilizado na indústria
Gêmeo Digital sendo utilizado na indústria

Junto com a tecnologia preditiva, se torna possível evitar interrupções na produção, diminuir custos e aumentar a produtividade. 

Na prática, gêmeos digitais já são utilizados e conseguem criar um planejamento a longo prazo, reduzir custos, melhorar a logística da produção, diminuir erros e falhas no produto, otimizar processos. 

A NVIDIA com o Omniverse (seu metaverso) planeja ampliar a utilização de gêmeos digitais e integrá-los ao metaverso. 

Metaverso e sustentabilidade: Cidades inteligentes e sustentáveis através do metaverso

É na cidade onde habita o grande problema ambiental, visto que a utilização energética (combustível para as casas e transporte) ocorre em massa. 

A cidade inteligente ocorre quando uma cidade está integrada com sensores inteligentes, inteligência artificial e outras tecnologias com foco em desenvolver e otimizar melhor ela. O metaverso pode fazer com que mais cidades se tornem inteligentes e, consequentemente, mais sustentáveis.

Em estudo, estima-se que os gêmeos digitais podem reduzir as emissões de carbono de um edifício em até 50%. Prever detalhes futuros e se preparar para eles é apenas um dos benefícios dos gêmeos digitais e do metaverso.

Metaverso como um ambiente sustentável

O processo para desenvolver o metaverso como uma ferramenta ecológica pode ser caro. Mas vale lembrar que os países mais ricos do mundo produzem muito mais CO2 que os países mais pobres. O Catar com 3 milhões de habitantes produz quantidade similar de CO2 que a Etiopia produz, mesmo essa tendo 120 milhões de habitantes.

Felizmente, o desenvolvimento do metaverso parece caminhar para um lado ecológico, com as empresas priorizando a produção sustentável. 

Dessa maneira, com o metaverso e a sustentabilidade, a utilização deles juntos, pode ajudar o planeta a alcançar as metas e diminuir os problemas que nós possuímos com a produção atual de Co2. Porém, novas pesquisas vão surgir para dimensionar o impacto do metaverso no meio ambiente e como ele poderá tornar o mundo mais sustentável.

Saiba mais sobre o Agriverso, o metaverso do agronegócio desenvolvido pela Culte e como a sua empresa pode estar no metaverso.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.