O que é NFT e para que eles servem?

A notícia de Neymar comprando um NFT da badalada coleção Bored Ape Yacht Club virou notícia em todo o país e atiçou a curiosidade de muitas pessoas sobre o que é NFT, então preparamos um artigo especial, sobre o que é NFT, para tirar essa dúvida e saber melhor o porquê Neymar e muitos outros famosos estão comprando NFTs.

NFT é um produto recente na história da internet.

O primeiro NFT surgiu em 2014, mas ganhou popularização apenas entre 2017 e 2021, então não se preocupe em pouco saber sobre isso.

banner_posts

O que é NFTs?

NFTs são parte da mesma tecnologia que conhecemos por blockchain e são similares a criptomoedas. A definição de NFT é token não fungível, que apesar de ser uma palavra difícil, possui um simples significado.

  • Item fungível: O bitcoin é um item fungível, porque dá para trocar um bitcoin por outro com facilidade e sem perder valor. Você pode trocar um bitcoin por outro bitcoin, ou uma nota de dez reais por outra nota de dez reais, e ainda terá o mesmo valor.
  • Item não fungível: Você não pode trocar um NFT por outro NFT e esperar que possuam o mesmo valor porque não terão. A mesma coisa com uma obra de arte, são bens únicos e insubstituíveis.

De fato, como o bitcoin, NFTs são produtos criados por uma blockchain, onde são registrados e é por causa dessa tecnologia que podem ser mantidos em segurança e se tornam únicos. 

Portanto, quando criado, cada NFT recebe código único, duas imagens iguais se tornam diferentes NFTs quando transformadas e com códigos que identificam elas como diferentes.

NFT comprado por Neymar da coleção Bored Ape Yacht Club.

Resumindo: são itens exclusivos e digitais, podendo ser alguma imagem, música, personagem de videogame, vídeo ou outros conteúdos digitais, criados através da blockchain, mesma tecnologia das criptomoedas. 

OK, mas para o que eles servem?

Então, os NFTs podem representar qualquer forma de arquivo digital: imagens, vídeos, gifs, personagens de videogames, coleções de cartas, etc. Portanto, quando transformados em NFTs, esses arquivos ficam protegidos na blockchain, tornando possível a compra deles e reduzindo a possibilidade de fraude.

Muitos usuários recorrem à criação de NFTs como uma forma de preservar seus arquivos e conseguir lucrar com eles com maior segurança, porque o processo de criar NFTs não é complicado e qualquer pessoa pode criar.

Para entender melhor esse processo, do que é NFT, precisamos saber o que é blockchain.

Blockchain é uma tecnologia muito útil e importante, que tornou possível a criação de criptomoedas e NFTs.

É possível dizer que uma blockchain é um grande livro de anotações, cuja finalidade da blockchain é registrar as transações, rastrear os ativos (NFTs, criptomoedas) e garantir segurança e transparência. 

Quando você compra um NFT, todas as informações dessa compra ficam registradas em uma blockchain, mostrando quando você comprou e que você é o proprietário.

A mais popular blockchain conhecida é a blockchain da Ethereum, criada pelo programador Vitalik Buterin. A blockchain da Ethereum atua como uma plataforma descentralizada e também como uma hospedeira para aplicativos. É dentro dessa plataforma que as NFTs passam por cunhagem.

As NFTs não são criadas, seguindo o termo correto, elas são cunhadas. 

Pode ser estranho, mas a palavra cunhagem deriva de cunhar, que é o ato de imprimir fazer do metal uma moeda. Nesse caso, é o ato de tornar um arquivo digital em uma NFT.

E o processo de cunhagem de NFT não é difícil, mas não quer dizer que qualquer coisa vai ser valiosa apenas porque se tornou um NFT. O processo de criação se resume da seguinte maneira:

  • acesse a internet
  • possua o arquivo digital que você quer cunhar como NFT
  • acesse uma blockchain ou marketplace
  • conecte sua carteira digital
  • clique em “criar novo item”
  • faça o upload do arquivo em alta resolução e insira as informações sobre ele
  • clique em concluir

Existem muitas informações omitidas sobre esse processo, mas isso mostra que não é tão difícil cunhar uma NFT e que com um pouco mais de estudo, qualquer pessoa pode cunhar seu próprio NFT.

NFT do artista Ben Mauro, faz parte da coleção Evolution.
NFT da coleção Evolution, Ben Mauro.

Então, se qualquer pessoa pode criar NFTs, por que as pessoas compram NFTs?

Existem diferentes motivos que fazem pessoas comprarem NFTs, algumas pessoas compram porque são entusiastas dessa tecnologia e querem estar por dentro desse mercado, outras compram porque são colecionadores e gostam de colecionar ativos digitais diferentes ou raros.

O NFT que Neymar comprou não é apenas uma imagem comum, se trata de um NFT de uma famosa coleção, limitada e rara, que garante privilégios para seus proprietários, como acesso a um clube exclusivo e dividendos. 

Existem NFTs baratos, alguns custam centavos e outros podem custar milhões, entretanto, tudo depende da exclusividade daquele NFT, se é raro ou se garante algum privilégio.

Os NFTs também são usados como garantia de investimento, negociação de criptomoedas, itens em jogos e produtos de colecionadores.

Quero comprar um NFT, o que preciso fazer?

Se você quer virar colecionador ou é apenas entusiasta e está aprendendo mais sobre esse mercado, saiba que é possível participar do mercado de NFTs. 

Comprar arte digital é também um modo de aprender mais sobre esse universo, mas você precisa estar atento para alguns detalhes.

Evite utilizar dinheiro emprestado ou da sua aposentadoria para comprar NFTs, porque o mercado de NFT é extremamente volátil, os NFTs podem alterar de valor, podendo ter uma queda de preço alta e seu investimento se desvalorizar. 

Também é importante prestar atenção se o artista ou instituição que criaram o NFT são transparentes, porque isso garante que a coleção que o NFT faz parte continue estimada e não seja abandonada.

Para comprar um NFT, você precisa criar uma carteira digital, conhecida como crypto wallet, pois através dela você acessa os recursos da blockchain.

Dessa forma, após criar sua carteira de criptoativos, você precisa enviar criptomoeda, geralmente Ether, – moeda nativa da blockchain Ethereum – pode ser outra moeda, para uma carteira digital.

Em suma, tendo a criptomoeda na carteira digital, basta acessar um marketplace, que é o local onde NFTs são vendidas com maior segurança e transparência, para dar início à compra. Abaixo, separamos alguns sites onde você pode efetuar sua primeira compra.

banner_posts

5 sites para comprar NFTs:

  1. OpenSea: é o líder e maior mercado de NFTs existente, fundado em 2017. Possui todos os tipos de ativos digitais e é gratuito.
  2. NBA Top Shot: é o marketplace oficial da NBA, onde só na Top Shot você pode comprar artes relacionadas da principal liga de basquete do mundo.
  3. Crypto.com: plataforma de uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo.
  4. Coinbase NFT: assim como a Crypto, a Coinbase também opera no mercado de criptomoedas, criou a sua plataforma NFT para “promover conexões”.
  5. Rarible: Antes da OpenSea assumir a liderança, a líder era a Rarible, mas mantém sua presença constante nos melhores lugares para comprar e pesquisar NFTs.

De fato, existe uma expectativa positiva acerca do crescimento do mercado de NFT para os próximos anos. Em suma, em 2021, esse mercado alcançou a marca de 40 bilhões de dólares em transações. De fato, a OpenSea alcançou a marca de 1 milhão de usuários em 2022 e cada vez mais empresas estão interessadas nesse mercado.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Comentários

Rafael Takizawa

O Doradus NFT é uma plataforma de negociação de tokens não-fungíveis que permite aos usuários criar, gerenciar e negociar seus próprios ativos digitais. Com o crescimento explosivo do mercado de NFTs, o Doradus vem ganhando destaque por oferecer soluções inovadoras e intuitivas para a criação e gestão de ativos digitais.
A plataforma utiliza a tecnologia blockchain para garantir a propriedade e a unicidade dos tokens, tornando-os ideais para colecionadores, artistas e outros criadores de conteúdo que desejam monetizar sua obra. Além disso, a plataforma permite aos usuários gerenciar seus ativos de forma segura e eficiente, o que é fundamental em um mercado em constante evolução.
Outro destaque do Doradus NFT é a sua interface intuitiva e fácil de usar. A plataforma foi projetada para ser acessível a todos, incluindo aqueles que não possuem conhecimento técnico em blockchain ou NFTs. Isso significa que artistas, criadores de conteúdo e outros profissionais interessados em monetizar sua obra podem fazê-lo com facilidade, sem precisar se preocupar com questões técnicas complexas.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.