My default image

PROJETISTA Rural: Quem é? Em que ele te ajuda?

O Projetista Rural

O projetista é o profissional responsável pelo desenvolvimento dos projetos de agronegócio. Ele é a pessoa que ajudará o agricultor a fazer seu projeto de forma clara e efetiva para obtenção de crédito.

De fato, essa pessoa deve ser capacitada por meio de cursos, disponíveis de forma hibrida, para quem deseja entrar nessa área. Portanto, ela precisa ser cadastrada em instituições financeiras para a elaboração de projetos rurais para obtenção de crédito.

Aqui na Culte, o nosso foco é auxiliar o agricultor familiar em seu negócio, porque acreditamos no potencial do campo. Seja com conteúdo informativos como esse, ou em forma de financiamento rural para desenvolver seus projetos. Entre em nosso site e veja nossas soluções financeiras.

My default image

Dessa forma, no curso de projetista, se aborda as questões financeiras, estruturais, ambientais e legislativas que envolvem o trabalho agropecuário.

De fato, esse curso de Capacitação para Elaboração de Projetos Rurais é destinado para engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, zootecnistas, profissionais que atuam na área da pesca e técnicos agrícolas.

O projetista precisa ter conhecimentos básicos para elaboração e análise de projetos rurais, de acordo com a legislação ambiental em vigor e a política de desenvolvimento agropecuário do País.

De fato ele vai atender às necessidades do cliente, que será o produtor rural (PF/PJ) e contribuir para a concessão de financiamentos rurais conforme as várias fontes de recursos disponíveis no mercado.

Como por exemplo, nesse link do Banco da Amazônia podemos ver a Cartilha de Orientações Técnicas para projetos de financiamentos. Dessa forma, além de um roteiro para Carta Consulta, a ser seguido, para desenvolver um projeto com o objetivo de crédito financeiro.

Por fim, o projetista poderá auxiliar o agricultor na conquista de seus objetivo

Leia também: Projetos no Agronegócio: Desenvolvimento e Gestão

O que o projeto de crédito rural deve contemplar?

O crédito rural é um financiamento destinado a produtores rurais, desde que as atividades envolvam a produção e/ou comercialização de produtos agrícolas. De fato, ele visa o desenvolvimento econômico e social do setor rural.

De fato, no projeto de crédito rural precisa ter:

  • Motivos pelos quais o financiamento é solicitado;
  • Localização da propriedade;
  • Fornecer capacidade de pagamento;
  • Fluxo de reembolso;
  • Um agente financeiro que lhe ajude;
  • Contatar a Emater ou o órgão de sua cidade para pedir ajuda;
  • Elaboração do projeto técnico;
  • Contrate a operação com agentes financeiros.

Leia também: Projeto Técnico para Financiamento: Saiba mais

A solicitação do crédito rural

O produtor que deseja obter acesso a esse tipo de financiamento precisa cumprir alguns requisitos, entre eles:

  • Apresentar plano simplificado, orçamento ou projeto técnico;
  • Definir um cronograma para uso e reembolso do valor;
  • Atentar-se às restrições e recomendações do Zoneamento Agroecológico e Ecológico-Econômico (ZEE).

Dessa forma, o projeto técnico, orçamento ou plano simplificado deve apresentar os motivos pelos quais o financiamento está sendo solicitado. Deve-se atentar muito a esse ponto.

Um projeto agrícola nada mais é que uma exploração agrícola, é a elevação do potencial da produção e o valor da área cultivada, trata-se de um procedimento que tira rendimento da terra.

Por fim, seja qual for o seu projeto, a Culte disponibiliza crédito pessoal, para você tirá-lo do papel. Entre em nosso site e conheça nossos serviços financeiros.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

My default image