banner_posts

O projeto técnico é um dos documentos obrigatórios para produtores rurais terem acesso a linhas de crédito com juros mais acessíveis e melhores prazos de pagamento.

Dessa forma, para te ajudar a buscar financiamento nas maiores instituições, a Culte te explica o que é esse projeto e para que ele serve.

Leia também: Crédito Rural no Brasil: Como Contratar

O que é Projeto Técnico de Financiamento?

Em princípio, é o documento que informa qual o destino do financiamento e a sua viabilidade.

Dessa forma, nele estará descrito as seguintes informações:

  • Quanto dinheiro o produtor precisa
  • Onde esse recurso será usado
  • Os detalhes da propriedade
  • Por quanto tempo a quantia será usada
  • Em quando o valor investido volta para quem financiou.

Com a finalidade de que o Projeto Técnico de Financiamento serve para facilitar a vida de quem solicita o crédito rural. De fato, os credores desejam segurança na hora de investir.

Com efeito, um projeto bem-feito facilita muito na hora de conseguir o crédito rural.

Itens básicos que devem compor o projeto técnico rural:

  • Razão do pedido: Comece explicando por que você está solicitando o recurso.
  • Modalidades: crédito para a construção ou reforma de instalações rurais, crédito para cobrir custos de produção, adquirir maquinário para lavoura, etc. O projeto tem que explicar onde usará o dinheiro.
  • Detalhes da propriedade: irregularidades podem prejudicar a obtenção do crédito rural. Com os dados da escritura, o projeto deve descrever o local onde está a propriedade, qual o tamanho dela e seus anexos.
  • Capacidade financeira: Apresente comprovantes da renda obtida por meio do seu trabalho rural.
  • Capacidade de produção: Deve comprovar a rentabilidade do negócio e medir em quanto tempo o valor do crédito paga-se para o governo.

Quem contatar para criar o Projeto

Agente Financeiro: Em suma, para entender o limite de crédito, o produtor deve entrar em contato com um especialista financeiro na sua região. Ele conseguirá verificar o cadastro em programas governamentais e informar sobre questões financeiras.

Emater: De fato, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural é o órgão responsável por apoiar os produtores rurais em sua região e prestar assistência técnica. Dessa forma, basta dirigir-se até a unidade do município ou próxima a ele e com o acompanhamento de um técnico especialista representante da entidade. Nesse ponto do projeto analisa-se a DAP do produtor.

Leia mais: O que é DAP e qual a importância para o agricultor familiar?

Dessa forma, o técnico irá desenvolver o projeto, contemplando os pontos levantados nos itens básicos. Dessa maneira, com o projeto pronto, ele o enviará à instituição financeira para avaliação. Por certo, ao ser verificada a possibilidade de contratar o crédito rural, a instituição financeira vai pedir um orçamento dos bens descritos.

Dessa forma, com todas as etapas concluídas, o crédito rural estará disponível para o produtor. Visto que, o tempo médio de toda essa operação varia em média de 1 a 2 meses.

O que é e para que serve o projeto de crédito rural 

O projeto de crédito rural é um documento que você deve apresentar a bancos e instituições governamentais. Isso deve ser feito ao solicitar acesso a financiamento público para sua fazenda.

O projeto deve conter os investimentos que você deseja fazer em sua propriedade rural, o motivo e capacidade de pagamento da dívida.

Um projeto de crédito rural bem elaborado está em sintonia com a linha de financiamento contida no Plano Safra. Afinal, é por meio dela que se busca o empréstimo.

É importante que antes de definir qual linha de financiamento optar, você verifique quais são as necessidades de sua fazenda. Dessa forma, você fará a solicitação conforme a situação.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.