My default image

De fato, e com cobertura em todo o Brasil, o Pronaf Caixa Econômica Federal é uma das opções de crédito que valorizam a agricultura familiar no país.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é, como já contamos em nosso blog, um programa do governo, que oferece crédito para trabalhadores rurais

Em resumo, famílias que geram renda a partir de suas terras, usando como mão de obra os próprios familiares, são parte da Agricultura Familiar pela Lei nº 11.326/2006.

Além disso, o núcleo familiar deve morar na propriedade ou próximo a ela para ter direito a linhas de crédito específicas

Dessa forma, é possível encontrar um meio de financiar seu negócio através de bancos como a Caixa Econômica Federal. Se você é agricultor familiar e tem sua DAP ativa, acompanhe o nosso artigo. 

Para conhecer as condições que a Culte oferece e conseguir o financiamento rural que você, pequeno produtor, precisa e merece, clique aqui.

My default image

Quanto crédito você pode conseguir no Pronaf Caixa Econômica?

Segundo as diretrizes publicadas pelo banco, é necessário apresentar um plano de trabalho, em seguida esse plano será analisado pela Caixa. Depois da aprovação, o repasse de recursos é feito em uma conta específica criada no banco. 

No Pronaf Caixa Econômica é possível financiar até 100% do projeto, mas a avaliação é feita apenas junto ao banco, de acordo com o plano apresentado. 

É preciso apresentar garantias?

De fato, para conseguir financiamento rural através do Pronaf Caixa, o trabalhador deve acertar os detalhes e garantias direto com o banco. Assim, as garantias têm ajuste de acordo com o crédito e seu prazo. 

Por exemplo, é possível usar como garantia penhor cedular, alienação fiduciária, hipoteca comum ou cedular, cessão de direitos creditórios e aval ou fiança.

Linhas de crédito e taxa de juros do Pronaf Caixa

Há duas categorias no Pronaf Caixa Econômica para os trabalhadores de todo o Brasil inscritos no programa.

Crédito Custeio

Esta categoria cobre despesas da produção agrícola como compra de sementes, fertilizantes e outros insumos. 

Dessa forma, você pode utilizá-lo para a cultura de: algodão, alho, amendoim, arroz, aveia, café, cana-de-açúcar, canola, cenoura, centeio, cevada, eucalipto, feijão comum, girassol, laranja, maçã, manga, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, trigo, triticale e uva. 

Crédito Investimento

Esta é a categoria ideal, sobretudo, para a implantação de novas infraestruturas na sua propriedade. Do mesmo modo, o dinheiro também tem aplicação em projetos para modernizar ou ampliar o que você já tem. 

Por exemplo, é possível construir armazéns, galpões e silos, adquirir de tratores, pulverizadores, colheitadeiras ou investir em projetos de irrigação e correção do solo e até aquisição de animais.

Além disso, você precisa se atentar aos tipos de créditos de investimento: os fixos e semifixos.

A) Investimento fixo

Aqui, o crédito do Pronaf Caixa Econômica tem fins como reformas e construções nas terras, proteção e recuperação do solo ou de lavouras.

Também se aplica à compra de maquinário e outros equipamentos que durem mais de 5 anos, e até a obras para instalar ou melhorar a irrigação, drenagem, trato de resíduos e produção de energia renovável.

B) Investimento semifixo

Já esta categoria inclui despesas como compra de equipamentos que duram menos que 5 anos, como os de irrigação. Também abarca a aquisição de tratores, colheitadeiras e máquinas do gênero, assim como caminhões com ou sem carroceria e caminhonetes de carga.

Leia também: PRONAF e sua Importância para o Brasil

Quais as taxas de juros e prazos para o Pronaf Caixa Econômica?

É possível financiar por períodos de 5 a 15 anos, com até três anos de carência dentro do Pronaf Caixa. As taxas de juros ficam entre 7,30% e 8,75%. 

Por outro lado, linhas de crédito com recursos obrigatórios têm juros que se iniciam em 3,5% a.a. para custeio e comercialização.

Já para créditos de investimento, o prazo é de até 12 anos para os semifixos e de 6 anos para os fixos. 

Leia também: Pronaf Banco do Nordeste: conheça taxas e condições

Quando é hora de procurar a Culte?

Você pode entrar em contato com a Culte a qualquer hora e conhecer as nossas condições facilitadas de financiamentos. 

De fato, nossas linhas de crédito para agricultores com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), têm taxas com juros menores e com aprovação em até 48 horas. 

Por fim, tudo é feito de forma digital: do primeiro contato até o cadastro, a Culte lhe ajuda. Conheça mais dos nossos serviços, Nós lhe ajudamos a buscar o que é melhor para o seu negócio! 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

My default image