Quais as principais características dos NFTs?

As principais características dos NFTs são a raridade e por serem únicos, mas existem outras características importantes que caracterizam os NFTs e que mostra que eles não servem apenas para jogos.

banner_posts

Artistas globais e grandes empresas investindo na criação de conteúdo através de NFTs, demonstrando que essa nova tecnologia essencial para diversas áreas e que ela não só caracterizada por jogos ou arte gráfica.

Preparamos esse artigo para você compreender mais sobre o NFT e suas características.

Sobre o NFT: o que é e como foi criado

É importante conhecer mais sobre a história do NFT para entender as suas características e seu funcionamento.

O primeiro NFT da história creditado para o artista Kevin McCoy e para o empresário Anil Dash.

Em suma, McCoy criou um NFT chamado de Quantum em um evento no Museu de Arte Contemporânea em Nova York, sobre artes e tecnologias inovadoras.

Apesar do impacto inicial do surgimento da NFT, foi somente no ano seguinte que os primeiros projetos surgiram. Na DEVCON, evento anual que reúne entusiastas e desenvolvedores da blockchain Ethereum, surgiu o primeiro projeto NFT, a Etheria. 

Os primeiros NFTs começaram a surgir entre 2014 e 2015, mas somente em 2017 que passaram a ganhar popularidade, principalmente com projetos como o CryptoPunks. 

A maioria dos NFTs foram desenvolvidos na blockchain Ethereum.

Em 2021, os NFTs atingiram o ápice da popularidade, impactando diretamente como olhamos essa tecnologia e movimentando artistas e pessoas do mundo inteiro.

banner_posts

O que é NFT

O primeiro NFT, o Quantum, criado por McCoy e Nash, é um item único e que não pode ser copiado por nenhum outro. Isso representa bem o que é o NFT.

Diferente da Quantum, que foi apenas um NFT, a Etheria é um mapa no metaverso onde cada pessoa pode negociar terrenos, são mais de mil terrenos, cada um é único.

Justamente esse é o significado de NFT: Token Não Fungível. Tanto a Quantum ou os mapas da Etheria são tokens digitais que não podem ser copiados ou adulterados, ambos são únicos e autenticados na blockchain.

Exemplos de NFT

Vamos falar um pouco mais sobre casos de uso dos NFTs, mas trouxemos alguns exemplos sobre o que NFTs são para você compreender melhor.

“Never Fear Truth” é uma coleção criada por Johnny Depp. O ator disse que encontrou espaço com os NFTs para expor sua paixão: a arte.

A imagem abaixo faz parte dessa coleção.

Uma das características dos NFTs é a facilidade que os artistas possuem em vender suas obras como NFTs.
“Never Fear Truth” é uma coleção criada por Johnny Depp.

Dessa forma, cada proprietário também ganha acesso à uma comunidade criada por Johnny Depp no Discord.

A Death Row Session: Vol. 2 (420 Edition) compõe diversas faixas musicais vendidas como NFT. O rapper Snoop Dogg, criador, disponibilizou 1000 cópias da coleção.

Você pode dar play e aumentar o volume para escutar as faixas criada por Snoop Dogg.

De fato, um outro exemplo de NFT são terrenos para o metaverso, ou para jogos. Na OpenSea, encontrei esse terreno do metaverso da Decentraland para venda. Todos os quadrados são pequenos blocos dentro desse mapa. O quadrado em vermelho é o bloco à venda.

ilustração

Então resolvi levar meu personagem até esse bloco, que tal?

No metaverso, as características dos NFTs serão essenciais para o seu funcionamento.

Por que são importantes?

O NFT simboliza um novo marco na história da tecnologia, junto com a blockchain e criptomoedas. 

Portanto, por causa do NFT, muitos artistas e galerias tiveram suas vidas renovadas e essa inovação agora faz parte do dia a dia de milhões de pessoas. 

Cada vez mais empresas estão estudando sobre como utilizar essas tecnologias para o dia a dia, porque essas empresas sabem que a aplicação na vida real dessas tecnologias é capaz de resolver muitos problemas.

Em suma, é importante reconhecer os avanços tecnológicos que a blockchain, NFTs e criptomoedas trouxeram para todas as áreas e mais diversas pessoas.

Características dos NFTs e casos de uso

Autenticidade: uma das características dos NFTs é sua autenticidade, pois através da rede blockchain é possível descobrir todos os detalhes importantes sobre o NFT, como quem criou e quem é o atual proprietário.

Número de série: cada NFT leva consigo um número de série, assim como cada brasileiro possui apenas um CPF. Isso identifica o NFT e garante sua autenticidade. Esse número de série não pode ser modificado ou adulterado.

Segurança: você não precisa se preocupar com alguém tentando clonar seu NFT, porque isso não é possível. É possível alguém tirar uma foto, mas ela será apenas uma foto e não terá valor algum.

Propriedade: é possível saber quem é o atual proprietário do NFT, assim como todos os anteriores, em ordem cronológica, por causa das assinaturas. Assim, o proprietário poderá provar que detém os direitos sobre aquele NFT.

Único: cada NFT é único, portanto, exclusivo. Essa singularidade é algo que define cada NFT, porque muito do valor do NFT vem de sua raridade. Também não é possível dividir um NFT em dois, cada NFT criado é único, assim como também não é possível trocar um NFT por outro NFT, essa é uma das essenciais características dos NFTs.

Casos de uso

Por causa das características dos NFTs, eles passaram a ser amplamente utilizado em jogos. 

O maior exemplo de jogo NFT é o Axie Infinity, porque é o maior jogo NFT da história. Para o usuário entrar no jogo, é necessário a compra de um personagem NFT.

Personagem do jogo Axie Infinity
Personagem de Axie Infinity.

E, dentro do jogo, é possível vender roupas, equipamentos, materiais, personagens e terrenos como NFTs. 

Arte digital

Talvez a área mais beneficiada de todas foi a da arte digital, que movimentou bilhões em 2021 e possui uma expectativa positiva para o futuro. 

De fato, muitas galerias de arte se uniram e trouxeram suas obras ou desenvolveram novas coleções para esse universo digital, mostrando que o mercado tradicional da arte e o mercado de NFTs podem andar de mãos dadas.

Artistas também tiveram um impacto positivo, visto que qualquer artista pode vender suas obras como NFT, algo que não é possível um artista iniciante vender suas obras em uma galeria de arte ou exposição, com exceções. 

Isso abre espaço para crescimento e desenvolvimento e beneficia colecionadores do mundo inteiro.

Música

E não podemos deixar de falar do mercado musical. Deixamos neste artigo um exemplo de música NFT, com as faixas musicais de Snoop Dogg, mas não somente ele entrou nessa onda. 

Muitos artistas e bandas passaram a vender suas músicas como NFTs e a comercializar não somente o direito autoral das músicas, mas também parte dos lucros, como uma forma de arrecadar fundos para lançarem projetos maiores.

Mundo real

Assinatura e certificados

No dia a dia, a tecnologia blockchain vem trazendo um impacto positivo. 

De fato, estima-se que as empresas utilizem documentos como NFTs, também como assinaturas. A utilização do diploma universitário como NFT intransferível, facilita o acesso e exposição desse diploma e é um bom exemplo disso.

Em suma, a Agência Brasileira do ISBN faz uso da blockchain para registrar o ISBN dos livros, que é o sistema de identificação de livros utilizado por todo o mundo.

Casas

Um exemplo interessante de NFT ocorreu em fevereiro deste ano, quando uma casa na Flórida foi vendida como um NFT.

Propriedade nos EUA vendida como NFT. A propriedade com fachada branca , possui quatro quartos e três banheiros e foi vendida por 650 mil dólares.
A propriedade de quatro quartos e 3 banheiros foi leiloada como a primeira casa NFT a ser vendida nos EUA.

Em suma, a casa de cinco quartos e três banheiros foi leiloada online por 650 mil dólares (cerca de 3 milhões de 300 mil reais), quando arrematado, foi transferida de maneira automática para o comprador.

Por enquanto, essa tecnologia se encontra em estágio inicial, mas essas características dos NFTs, como segurança e propriedade, auxiliarão no processo de venda de imóveis e os entusiastas dizem que o uso dessa tecnologia reduzirá o custo com intermediários.

Metaverso

Conforme falamos sobre o metaverso nesse artigo, NFT é parte essencial do metaverso e as empresas compreendem bem isso e estão investindo pesado para garantir seu espaço no metaverso através de NFTs.

Portanto, uma das características dos NFTs será a sua utilização dentro do metaverso, sendo responsável por roupas, objetos e produtos no metaverso. Já é possível obter NFTs que fazem parte de metaversos, como terrenos. Abaixo listamos alguns lugares que você pode comprar NFTs.

Onde é possível comprar NFTs

Os locais onde NFTs são comercializados se chamam marketplace, listamos três deles para você encontrar de tudo.

  1. OpenSea: o maior e mais popular marketplace NFT, fundado em 2017 quando o NFT nem era tão popular assim. Aceita pagamento através de cartão de crédito.
  2. CoinbaseNFT: a Coinbase é a maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos e também possui seu marketplace para NFTs.
  3. BinanceNFT: a maior corretora do mundo também possui sua plataforma de marketplace NFT e de acesso bem simples. 

Na Binance, você precisa fazer o cadastro na corretora, porém, todos os marketplaces precisam de carteiras digitais, conhecidas como wallets, para armazenar seus NFTs.

Todas essas características dos NFTs apenas favorece o desenvolvimento tecnológico e a integração entre a tecnologia e a vida real.

Muitas empresas demonstram como os NFTs podem ser utilizados positivamente, assim como os artistas que tiveram suas vidas alteradas positivamente por causa desses ativos digitais. Por isso é sempre importante compreender mais sobre isso, porque fará parte do futuro de todos.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.