Qual o propósito do metaverso?

banner_posts

Reproduzir a realidade física no digital, usando tecnologias, levá-los para o mundo virtual, reproduzindo momentos com interação de avatares, mas qual o propósito do metaverso?

De acordo com a Grayscale, o metaverso pode gerar um mercado de 1 trilhão de dólares em receitas anuais. Por esse motivo, muitas empresas, como a Microsoft e o Facebook, estão ampliando seus investimentos e querem definir qual é o propósito do Metaverso.

Dessa forma, obviamente as empresas correm contra o tempo para conseguir uma fatia desse mercado fazendo grandes investimentos para um mercado que está nascendo. Porém, o termo não é recente e vamos falar sobre ele no artigo.

De fato, muitas perguntas estão sendo formadas, como qual será o propósito do metaverso e como ele alcançará esse potencial de um trilhão de dólares. Continue lendo e entenda melhor sobre.

Qual o propósito do metaverso?

Não é fácil definir qual será o propósito do metaverso, pois cada empresa define o conceito que deseja desenvolver. Em uma visão ampla – e futurista – o metaverso deve se tornar um espaço virtual simulado, com bastante semelhança de nossa experiência de vida real. 

Dessa forma, um exemplo disso são jogos de videogames. Existem verdadeiras comunidades virtuais formadas por jogadores de videogames, que compartilham momentos sociais e trazem consigo essa amizade virtual para a realidade. 

Portanto, podemos dizer que o metaverso tem como propósito conectar os momentos sociais como aniversários, trabalho, lazer e amizades que existem na vida real e levá-los para ambientes virtuais simulados, sem que esses momentos percam sua importância.

O metaverso de acordo com Neal Stephenson, o criador do termo

De fato, o termo metaverso nasceu através do livro Snow Crash, do escritor Neal Stephenson. No livro, as pessoas utilizam avatares que os representam dentro de um universo online, para escapar da realidade que vivem.

Assim, o objetivo do metaverso seria que as pessoas pudessem acessar um vasto universo online 3D, com gráficos belíssimos e com a capacidade de sentir emoções enquanto ali estão, sendo representadas por avatares (avatar é a reprodução de si mesmo em ambiente virtual).

Uma boa maneira de olhar para o metaverso e entender o que ele será é pensar consigo mesmo: o que eu quero encontrar no metaverso?

Simulação criada no Omniverse, produto que está sendo desenvolvido pela Nvidia.
Simulação criada pelo Nvidia Drive Sim no Omniverse.

Se você deseja encontrar comunidades onde você possa participar e se sentir acolhido, a resposta será essa. Trabalhar com mais conforto ou encontrar amigos para assistir a uma partida de futebol ou se desafiarem em algum jogo dentro do metaverso? 

O desejo muda para o pensamento de cada pessoa, porque é justamente esse o atual ponto onde estamos no metaverso, uma fase de elaboração.

E, nessa fase, Mark Zuckerberg já disse o que deseja para o metaverso.

banner_posts

Como será o metaverso? Qual o propósito do metaverso?

Mark Zuckerberg explicou, em podcast, que o desejo da Meta para o metaverso era o de criar uma verdadeira simulação em realidade virtual.

“Onde, em vez de apenas visualizar o conteúdo, você está nele”. Disse Mark Zuckerberg.

O conceito de metaverso é justamente um mundo virtual. Porém, indo além disso, é também o de criar uma realidade virtual simulada, onde as pessoas possam sentir semelhança entre esse universo digital e a vida real. 

Apresentação da ideia de metaverso por Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Apresentação da Meta sobre o metaverso, com Mark Zuckerberg

Em uma visão geral, o metaverso poderá ser acessado através da tela de seu computador, óculos de realidade virtual ou fone de realidade aumentada. Levando você da vida real para um universo virtual simulado, mas que você conseguirá sentir as mesmas emoções da vida real.

Para algumas, o proposito do metaverso será um grande mundo virtual conectado. Para outras, cada metaverso será único. Sendo assim, a ideia atual do metaverso está distante, porque torna a ideia de um único mundo virtual em vários mundos virtuais fragmentados e divididos.

Portanto, suponhamos que você esteja no metaverso assistindo um filme fornecido pela Amazon Prime Video, porém seus amigos estão assistindo a um outro conteúdo, como será possível reunir todos os amigos sem a necessidade de dezenas de assinaturas?

Certamente, o primeiro desafio do metaverso será em conseguir unir as fronteiras e interesses de diversas empresas para trabalharem em conjunto.

Um só metaverso: como as empresas estão construindo o metaverso

Em janeiro de 2022, a Microsoft adquiriu a empresa de jogos Activision Blizzard, por aproximadamente 68 bilhões de dólares, cerca de 350 bilhões de reais.

Essa aquisição foi feita porque a Microsoft está querendo fortalecer seu setor de jogos, dizendo que essa categoria será fundamental para o desenvolvimento de plataformas no metaverso. 

Microsoft deseja levar a imersão ao trabalho em um novo estágio, desenvolvendo o Teams no Metaverso.
Microsoft deseja levar um novo modelo de negócios dentro do metaverso

Com as empresas se reforçando e investindo, o primeiro desafio que elas terão de enfrentar é justamente o desafio de trabalharem em conjunto e com transparência. 

Digamos que você esteja no metaverso e adquira um produto da Microsoft, porém, seus amigos estão em um universo da Nvidia ou de outra empresa, mas você quer levar seu produto da Microsoft até onde seus amigos estão. É justamente esse o desafio e que pode diferenciar o momento atual, visto que você não pode assinar uma conta na Netflix e assistir filmes na Amazon Prime Video.

O segundo desafio, mas não para as empresas, é a questão de centralização de poder dessas empresas e o proposito do metaverso e com os dados e privacidade dos usuários. 

No setor de criptomoedas, as empresas operam dentro de blockchain descentralizada, onde qualquer desenvolvedor pode construir um aplicativo de metaverso de maneira aberta. Os princípios de privacidade também operam, porque essas empresas não coletam dados pessoais, ou fazem uso disso. 

O mesmo não pode ser dito para as grandes empresas, que desejam um metaverso centralizado, onde os aplicativos e programas sejam fornecidos apenas por essas empresas.

Desafios para o metaverso e o seu futuro

Há inúmeros desafios para essa fase inicial do metaverso, mas com total certeza sabemos que será um futuro do qual ninguém escapará. 

Listamos alguns desafios e expectativas que o metaverso precisa superar.

  • Acessibilidade: desenvolver e baratear produtos de realidade virtual e realidade aumentada, facilitando a acessibilidade.
  • Interoperabilidade: as empresas precisam trabalhar em conjunto e de maneira uniforme, garantindo um ambiente onde as pessoas possam circular com total liberdade.
  • Privacidade: a internet atual já rastreia o comportamento e mapeia o público geral, o metaverso terá que lidar com esse problema invasivo da privacidade e da coleta de dados pessoais.
  • Segurança: as empresas precisam lidar também com a segurança, porque ninguém quer ter seu avatar roubado e ter seus dados expostos ou ter imagens de seus óculos VR sendo transmitidas por aí.
  • Imersão: o metaverso precisa dar mais imersão do que os jogos atuais, de modo que realmente possamos sentir que estamos ali presentes e representados. 
  • Aplicativos: é necessário ainda um longo desenvolvimento de programas e aplicativos que componham o metaverso e que garantam uma verdadeira imersão para o usuário.
  • Sustentabilidade: a produção e manutenção de computadores e servidores – além de celulares e outros produtos – consomem muito de nossos recursos naturais, será um grande desafio e expectativa saber como o metaverso lidará com esse problema.

Esses são alguns dos desafios e das expectativas postas para o metaverso e para as empresas que estão investindo querendo moldar o propósito do metaverso e almejando um pedaço desse mercado que pode atingir 1 trilhão de dólares.

Apesar de tudo isso, estamos apenas no início dessa longa jornada, cujo maior beneficiado será você, que poderá viver no futuro da internet e desfrutar de novas tecnologias e uma nova imersão.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Comentários

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: – Inteligência artificial

[…] jogo Pokémon GO reproduz bem isso. Os jogadores saem de suas casas e passam a “caçar” pokémons nas ruas […]

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.