Realidade estendida: Você sabe o que é?

banner_posts

O mercado de realidade estendida está cada vez mais poderoso, pois segundo a Mordor, espera-se que o mercado de realidade estendida (XR) registre um crescimento anual (CGAR) de 57,91% entre 2022 e 2027.

Com o desenvolvimento da agricultura inteligente e indústria 4.0, as tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, estão ganhando cada vez mais espaço. A implantação da tecnologia de realidade estendida fornece às empresas um caminho para aumentar a efetividade e produtividade e ganhou grande destaque durante a pandemia de covid-19.

Qualcomm, Microsoft e Unity estão realizando esforços significativos para que as demais empresas consigam implantar essa tecnologia.

Mesmo que você desconheça o significado dessa palavra, esse artigo irá ajudá-lo.

O que é realidade estendida?

HoloLens 2 desenvolvido pela Microsoft. Dispositivo de realidade mista. Realidade estendida.

Realidade estendida ou Extended Reality (XR), é uma tecnologia que abrange outras tecnologias imersivas, como realidade virtual, realidade mista e realidade aumentada. 

Assim, por mais que as diferentes realidades tenham suas próprias características, todas elas englobam uma só tecnologia: a realidade estendida. 

Desse modo, para compreendermos melhor o que é realidade estendida, precisamos saber as características das outras realidades.

Realidade virtual (RV): quando falamos sobre a realidade virtual, estamos falando sobre ambientes digitais virtuais, gerados pelo poder computacional e com a capacidade de iludir nossos cérebros. 

A realidade virtual cria simulações imersivas e 3D, gerando um universo alternativo, mas que existe apenas na tela do computador ou óculos de realidade virtual. Geralmente ficamos tão imersos nessa realidade que focamos apenas no que estamos vendo e ouvindo da realidade virtual, esquecendo totalmente a realidade física ao nosso redor.

Realidade aumentada: diferente da realidade virtual, a realidade aumentada não cria um ambiente digital, mas utiliza o poder computacional para trazer elementos virtuais para nós.

A realidade aumentada permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão através de dispositivos eletrônicos. Essa tecnologia ganhou popularidade com o jogo PókemonGO e também com os filtros das redes sociais que alteram o modo que vemos os demais usuários e a nós mesmos.

Realidade mista: a união da realidade virtual e da realidade aumentada, mas não tão popular quanto as demais.

A realidade mista é a união da RV e da RA, porque ela utiliza tanto o ambiente físico quanto o ambiente digital, gerando uma experiência imersiva e interativa. Essa realidade é o foco da Microsoft, que desenvolveu o dispositivo HoloLens 2, que utiliza a tecnologia de hologramas.

Então, a unificação da realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista é conhecida como realidade estendida. Assim como também a utilização de elementos 3D e internet 5G.

O mercado dessa tecnologia em ascensão

Dispositivos de realidade

Durante a pandemia, o mercado em torno das tecnologias de realidade estendida cresceu imensamente, abrindo espaço para que as empresas pudessem investir em novos produtos.

Segundo a Statista, até outubro de 2022, a receita do mercado de realidade virtual totalizou 11,97 bilhões de dólares. O mercado de realidade aumentada foi estimado em 17 bilhões de dólares em 2022. A tecnologia de realidade estendida está presente em diversos setores, como saúde, educação, indústrias e também no turismo. 

Novos dispositivos foram desenvolvidos neste ano, como o anunciado Meta Quest Pro, da Meta. Inclusive, a Meta, empresa mãe do Facebook e Instagram, vem sofrendo com a sua divisão de realidade virtual, a Reality Labs, por causa dos recentes prejuízos.

Porém, a empresa já anunciou estar trabalhando em outros projetos, como no Projeto Cambria que será um fone de ouvido de realidade mista. O desempenho da Quest Store, loja da Meta para aplicativos e jogos de realidade virtual também parece estar indo bem, alcançando mais de 1.5 bilhão em valores gastos até então.

HoloLens 2 desenvolvido pela Microsoft. Dispositivo de realidade mista.

Uma das inovações que ocorreu no setor teve início com a Microsoft ao lançar o dispositivo HoloLens 2. 

O HoloLens 2, um dispositivo de realidade mista, desenvolvido pela Microsoft para uso empresarial e industrial, sendo caracterizado pela sua tecnologia de hologramas.

O HoloLens permite a exibição de hologramas, que são objetos feitos de luz e som que aparecem no mundo real, mas que parecem ser reais. Não apenas isso, o holograma pode interagir com as superfícies do mundo real e receber comandos de voz e gestos.

Novas tecnologias estão em desenvolvimento para aumentar a capacidade das empresas e indústrias, criando técnicas que agregam positivamente no desenvolvimento e testes dos produtos.

O futuro da realidade estendida

Aos poucos, a tecnologia de realidade estendida está se tornando mais acessível, pois durante muito tempo poucas pessoas podiam experimentar essa tecnologia.

Então, podemos dizer que a realidade estendida está entre as tecnologias emergentes e engloba tecnologias imersivas, como realidade aumentada, realidade virtual, realidade mista e outras realidades futuras que possam surgir.

Com a chegada de novos componentes e dispositivos, um novo ecossistema de dispositivos VR está formado com muita inovação e entusiasmo.

Nos próximos anos, a tecnologia de realidade estendida, junto com as demais tecnologias, estarão mais presentes em treinamentos remotos e virtuais, jogos de realidade virtual, nos processos de design e também na prática de simulação.

Simulação da BMW através de cenário gerado pela ferramenta VR da Unity.

A BMW é uma das empresas que emprega o uso de RV e RA para realizar simulações de veículos autônomos em cenários criados digitalmente. 

O futuro para a realidade estendida terá cada vez mais acessibilidade e inovação. 

Nós da Culte estamos criando o Agrispace, onde criará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade e permitindo que a indústria do agro incorpore elementos de rastreabilidade e descentralização.

No Agrispace as empresas encontrarão um ambiente propício para expandir a marca digitalmente e adotar a agricultura inteligente.

Venham conosco!!!

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.