Realidade virtual e realidade aumentada: qual a diferença?

banner_posts

Realidade virtual e realidade aumentada não são tecnologias recentes, mas muitas pessoas ainda fazem confusão a respeito delas.

Saiba que elas são diferentes, possuindo diferentes aplicações no dia a dia, porém elas são responsáveis por aumentar a experiência que vivemos no uso da tecnologia.

Para saber mais sobre a diferença entre essas tecnologias, vamos compreender mais sobre essas tecnologias e também sobre a realidade mista.

O que é realidade virtual

A realidade virtual é um ambiente virtual simulado por computador e dispositivos, como óculos e fones de ouvido de realidade virtual. 

De fato, na realidade virtual, o ambiente é simulado, gerando uma espécie de desconexão da vida real e levando o usuário para um novo ambiente virtual, onde ele pode experimentar novas experiências. 

A imersão vai desde a sensação de participar de uma jogatina online, assim como os sentimentos de poder explorar novas regiões. 

Como funciona

Essa imersão se dá através de óculos e fone de realidade virtual, porque esses dispositivos preenchem totalmente o campo da visão, então quando uma pessoa coloca um óculos de realidade virtual, o ambiente físico é abafado.  

Quando ligado, o dispositivo VR possui telas e sensores que levam a visão do usuário até o jogo ou universo que ele deseja explorar, simulando um novo ambiente, junto com os movimentos e interações do usuário.

Usuário do Reddit recria apartamento em realidade virtual
Esse usuário do Reddit recriou o seu apartamento em realidade virtual.
Ele está vendo apenas a imagem do lado esquerdo.

A realidade virtual aplicada no dia a dia

Os equipamentos de realidade virtual estão sendo analisados e estudados para terem outras aplicações, pois são mais populares para jogos.

Forças armadas de diversos países fazem utilização ou estudam a adoção de dispositivos de realidade virtual, porque esses ambientes virtuais gerados por computadores podem auxiliar os militares em treinamentos e simuladores.

As empresas que trabalham com o desenvolvimento de dispositivos de realidade virtual buscam conectar a realidade virtual com o metaverso.

A ideia de metaverso é ser uma nova internet, totalmente imersiva e realista, mas simulada em ambiente virtual. Assim, os dispositivos VR seriam essenciais para acessar o metaverso.

banner_posts

O que é realidade aumentada

Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada não busca levar o usuário para um novo ambiente virtual gerado por computador, mas sim trazer informações e conteúdos digitais para o mundo real.

A realidade aumentada captura o ambiente em que o usuário está e traz informações e conteúdo digital para esse ambiente, isso é possível através de smartphones e outros dispositivos.

Como funciona

Dessa forma, um grande exemplo disso é um filme 3D no cinema. Os filmes 3D no cinema tentam trazer uma nova experiência ao reproduzir efeitos 3D. Essa tentativa de trazer efeitos visuais dando uma nova experiência visual para o usuário é realidade aumentada.

O jogo Pokémon GO reproduz bem isso. Os jogadores saem de suas casas e passam a “caçar” pokémons nas ruas e calçadas das cidades.

O jogo Pokémon GO é um exemplo de realidade aumentada.
Pokémon GO. Reprodução The Verge.

O jogo utiliza mapas reais, porque os jogadores precisam se locomover para encontrar os bichos, mas com o auxílio da câmera e do GPS, o jogo mostra as criaturas virtuais através da lente do smartphone.

Assim como filtros de redes sociais também são parte da realidade aumentada, 

O que é realidade mista

A realidade mista combina os mundos físico e digital, sendo uma combinação da realidade virtual e realidade aumentada, mas com algumas diferenças.

De fato, essa tecnologia permite ver objetos virtuais no mundo real, misturando ambos os mundos sem distinção.

Um dos usos dessa tecnologia são os hologramas, através de dispositivos holográficos. Esses dispositivos são capazes de exibir objetos digitais como se eles existissem no mundo real.

Veja um exemplo no vídeo da Microsoft:

Você pode alterar a legenda para português brasileiro, basta clicar na engrenagem de Detalhes, no canto inferior direito, ir em Legendas e selecionar a opção de traduzir automaticamente para Português Brasileiro.

Diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada

As diferenças entre essas três realidades são claras e simples.

Em suma, a realidade virtual (VR) constrói um novo ambiente virtual simulado e imersivo, com o objetivo de desconectar o usuário do mundo real. O usuário passa a não ter noção do que acontece ao seu redor.

Dessa forma, geralmente você acessa essa realidade virtual através de dispositivos específicos de VR, para ficar totalmente focado. Sons, imagens e o ambiente são diferentes do mundo real.

De fato, na realidade mista, o usuário possui a experiência de que os mundos físico e virtual estão combinados. Objetos do mundo digital serão trazidos para o mundo real e é possível que o ambiente onde o usuário está possa interagir com o mundo digital.

É feita a utilização de dispositivos holográficos ou imersivos.

Na realidade aumentada, as informações do mundo digital são trazidas até o mundo real pela tela de smartphones e outros dispositivos, mas o usuário sabe que não está no mundo digital. Por exemplo, o Google Lens permite o usuário usar a câmera do smartphone para ver informações sobre objetos do mundo real.

Assim, o ambiente físico se torna o palco onde a realidade aumentada atua.

De modo simples:

  • Apenas a realidade virtual constrói um novo ambiente simulado.

  • A realidade aumentada usa como base o mundo real e exibe conteúdo digital.

  • Realidade mista é a união da realidade aumentada e realidade virtual.

Como vimos, a realidade virtual e realidade aumentada são diferentes, a primeira simula um novo mundo, a outra traz conteúdo digital para o nosso, enquanto a realidade mista é uma junção de ambas.

De fato, em muitos casos, dispositivos especiais são necessários para conseguir uma maior experiência na utilização dessas realidades, como óculos e fones de ouvido ou smartphones e computadores compatíveis com essas tecnologias.

Conforme as empresas pesquisam a utilização e investem no desenvolvimento, esses dispositivos vão ficar mais acessíveis para o público geral.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.