O que é Central Bank Digital Currency?

Ainda há muita dúvida sobre o que é CBDC e como um dinheiro criado pelo governo para funcionar apenas virtualmente vai impactar a sociedade. Na China, o Yuan digital é alvo de grandes polêmicas, talvez por isso os Estados Unidos não esteja desenvolvendo nenhuma CBDC antes de ter total noção do impacto delas.

O Brasil já está desenvolvendo uma CBDC, mas qual será o impacto de uma moeda digital e como ela vai funcionar? Tire suas dúvidas sobre o que é CBDC e como essa moeda digital funciona.

O que é CBDC

CBDC é um tipo de moeda digital desenvolvida e controlada pelo banco central de seu respectivo país, podendo ser baseada em blockchain ou em DLT, um banco de dados digital. 

Levam o nome de CBDC porque são moedas digitais emitidas pelo banco central, ou seja, Central Bank Digital Currency. 

Em vez de imprimir dinheiro, o banco central emite moedas digitais ou contas respaldadas pela confiança e crédito do governo. O valor de cada CBDC corresponde ao valor da moeda oficial do país e surge como uma alternativa às criptomoedas.

Em suma, como o mercado de criptomoedas possui uma alta volatilidade, as CBDCs podem diminuir o impacto financeiro causado pela instabilidade das criptomoedas ou substituí-las em regiões que as criptomoedas são proibidas.

Quais tipos de CBDC

CBDC de varejo

Quando criada para o varejo, a CDBC é focada para o consumidor final, servindo como uma alternativa ao dinheiro tradicional. Dessa maneira, a CDBC do varejo vai funcionar de modo similar ao dinheiro que utilizamos dia a dia.

CBDC para atacado

A CBDC de atacado possui o foco voltado para instituições bancárias, mas também atuam entre fintechs e demais instituições financeiras relacionadas com o banco central. Esse tipo de CBDC busca facilitar a integração financeira internacional das instituições financeiras, além de baratear essas transações.

CBDC é um tipo de criptomoeda?

Mesmo utilizando a mesma tecnologia das criptomoedas, as CBDC não são um tipo de criptomoeda porque são moedas centralizadas, emitidas e controladas pelo governo central de um país. 

No geral, criptomoedas surgiram para para servir como um meio de troca descentralizado, isto é, sem poder do governo ou de organizações. 

O real digital é uma CBDC?

Em desenvolvimento e em fase de testes, o real digital é a CBDC desenvolvida pelo Brasil para ajudar na integração econômica do país. Em 2020, o Banco Central criou um grupo para estudar a criação de uma CBDC e avaliar os impactos dessa criação. No começo de março, o real digital iniciou o projeto-piloto que vai durar até março de 2024.

O real digital vai possuir algumas características focadas para o atacado, mas que vai buscar integrar instituições bancárias e possibilitar que pessoas comuns consigam adquirir tokens da dívida pública por meio do real digital.

Qual diferença entre PIX e CBDC

O Pix possui um funcionamento e propósito diferente das CBDCs, pois surgiu para facilitar as transações bancárias, conseguindo realizar transferências instantâneas, sem interrupção e sem tarifas. CBDC, dinheiro virtual controlado pelo governo, enquanto que o PIX é um modelo de transferência bancária.

Vantagens e desvantagens da CBDC

O desenvolvimento das CBDCs busca fornecer às empresas e consumidores maior privacidade, acessibilidade e segurança financeira, mas esse objetivo está em questionamento por parte de muitos especialistas. 

Analisando as vantagens e desvantagens das CBDCs para o governo e para o sistema financeiro, o FED (Federal Reserve System), publicou um documento informando algumas vantagens e desvantagens das CBDCs para os Estados Unidos, mas que pode servir para outros países.

O FED listou algumas possíveis vantagens das CBDCs, como:

  • Pagamentos internacionais. CBDCs podem melhorar o sistema de pagamento internacional, que atualmente é caro e lento, mas precisaria de cooperação entre os diferentes países para garantir padrões comuns.
  • Inclusão financeira. CBDCs podem beneficiar famílias de baixa renda, pois reduz custos de transações financeiras.
  • Fortalecer a moeda nativa. Uma CBDC pode fortalecer o poder de determinada moeda, pois poderia circular com maior facilidade em outros países e traria maior profundidade do mercado econômico.
  • Combate ao crime. Os CBDCs também podem aumentar a segurança no sistema econômico, aumentar a eficiência e oferecer maior proteção contra processos de lavagem de dinheiro.

Desvantagens listadas pelo FED sobre as CBDCs:

  • Ameaça ao sistema financeiro. Caso introduzido em larga escala, pode impactar negativamente o sistema financeiro de um país porque pode trazer conflito na taxa de juros.
  • Mudança estrutural. O aumento da utilização das CBDCs pode diminuir o uso de bancos comerciais, pois pode reduzir o volume de empréstimos ou demais serviços.
  • Privacidade. Diferente das criptomoedas, as CBDCs estão sob poder do governo, que pode ter acesso às informações de cada usuário, como transações e saldo.
  • Riscos de segurança e funcionamento. Para um funcionamento sem erros, as CBDCs precisam de uma infraestrutura extremamente segura.

Portanto, os riscos em potencial que as CBDCs podem trazer ao sistema financeiro também são altos. Em países com alta utilização de dinheiro em espécie ou transações bancárias, os benefícios das CBDCs são minimizados. Não à toa, os Estados Unidos ainda não iniciaram o desenvolvimento de nenhuma CBDC, pois pretendem ter noção de todos os impactos que as CBDCs podem causar em seu sistema econômico.

Quais países possuem CBDCs?

Uma grande quantidade de países já estão com programas piloto de CBDCs, como o Brasil e a China. Alguns países já possuem moedas digitais em circulação. Por exemplo, o Bahamas lançou a primeira CBDC, o Sand Dollar, em outubro de 2020. A segunda CBDC foi a E-naira, da Nigéria, criada em 2021.

Atualmente, a China possui a CDBC mais importante do mercado, a eCNY, lançada durante os Jogos Olímpicos de Inverno. De fato, também conhecida como Yuan Digital, o eCNY entrou em período de testes em 2019 e fomentou o desenvolvimento de novas moedas digitais. 

O Brasil também está desenvolvendo uma CBDC chamada de real digital, que está atualmente em projeto-piloto até 2024. Você pode acompanhar um mapa criado pela Atlantic Council que lista 119 países que estão em diferentes fases de desenvolvimento das CBDCs.

Central Bank Digital Currencies e o Metaverso

As CBDCs (Central Bank Digital Currencies) e o metaverso são duas tecnologias emergentes que podem ter implicações significativas para o futuro dos sistemas financeiros e do comércio online.

As CBDCs são uma forma de moeda digital emitida e apoiada por um banco central, que pode ser usada para realizar transações financeiras, assim como as moedas fiduciárias tradicionais. De fato, a implementação de uma CBDC pode oferecer várias vantagens, como maior eficiência nas transações, redução de custos de transação e maior transparência na emissão e circulação de moeda.

Além disso, as CBDCs podem ajudar a promover a inclusão financeira e reduzir a dependência de sistemas de pagamento privados.

Metaverso

Por sua vez, o metaverso é um ambiente virtual que permite a interação e colaboração entre pessoas em um ambiente simulado por computador. Esses ambientes podem variar desde jogos online até plataformas mais complexas que permitem a criação e venda de bens e serviços virtuais.

Em suma, o metaverso pode ser usado para uma ampla variedade de finalidades, desde jogos até comércio eletrônico, educação, arte e entretenimento.

Embora os dois conceitos possam parecer distintos, eles podem interligam-se de várias maneiras. Por exemplo, as CBDCs podem ser usadas como moeda dentro do metaverso, permitindo que as transações sejam realizadas sem depender de sistemas de pagamento tradicionais.

Além disso, o metaverso pode fazer o papel da plataforma para a criação e comércio de ativos digitais, incluindo NFTs (tokens não-fungíveis) e outras formas de ativos digitais. As CBDCs por sua vez, usadas para pagar por esses ativos dentro do metaverso, criando um sistema financeiro integrado e digitalizado.

Embora a implementação de CBDCs e o desenvolvimento do metaverso estejam ainda em seus estágios iniciais, é provável que vejamos mais integração entre as duas tecnologias no futuro, à medida que a economia digital se torna cada vez mais importante em nossas vidas cotidianas.

Saiba mais sobre o AGRISPACE, a plataforma do agronegócio no metaverso que vai criar um ambiente de aprendizado para agricultores de todo o país. Saiba como investir no metaverso, basta clicar aqui.

Leia mais sobre qual a diferença entre criptomoedas e moeda digital.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO contato@culte.com.br ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Dicas para tornar reuniões virtuais mais interessantes

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile