4 passos para entrar no metaverso

banner_posts

Está se tornando cada vez mais comum entrar no metaverso, mas esse tema ainda tem gerado dúvidas para algumas pessoas. 

Em poucos passos, iremos ensinar você a entrar no metaverso, escolhendo a plataforma adequada e a entender as possibilidades que existem nesse novo mundo. 

Este artigo faz parte da nossa série de artigos sobre o metaverso. Perdeu o último artigo? Leia-o: Qual o potencial do metaverso?

De onde surgiu o termo metaverso

Snow Crash. Amber Allen.

O termo metaverso tem origem na ficção científica e surgiu em 1992, quando Neal Stephenson, escritor americano, lançou o livro Snow Crash. 

Em Snow Crash, o metaverso é um espaço tridimensional e interativo que existe como uma extensão da realidade. Ou seja, um ambiente de realidade virtual que pode ser acessado com equipamentos de realidade virtual conectados à internet.

Nos últimos anos, o termo ganhou muita popularidade, pois Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, alterou o nome da empresa para Meta em referência ao metaverso. Para Zuckerberg, o metaverso é o futuro da comunicação social.

O que significa metaverso

Para Stephenson, o metaverso é um ambiente virtual onde os personagens de Snow Crash podiam interagir, trabalhar ou estudar, uma segunda realidade, cheio de possibilidades e causando um impacto direto na sociedade.

Assim, o metaverso ganhou o significado de ser um ambiente digital interativo, persistente, colaborativo e 3D, podendo ou não ser baseado na realidade virtual ou em outras tecnologias, como o blockchain.  

Quais os tipos de metaverso

Muitas empresas, marcas e pessoas estão envolvidas no desenvolvimento do metaverso, pois cada metaverso pode possuir um objetivo diferente. 

Por exemplo: a Culte desenvolveu o Agrispace, uma plataforma do metaverso focada no agronegócio brasileiro, mas que permite que outros usuários estejam envolvidos. 

O Agrispace é um ambiente baseado em blockchain e com um vasto ecossistema, mas existem outros metaversos que utilizam diferentes tecnologias.

Então, os tipos de metaverso podem variar entre plataformas centralizadas e descentralizadas, plataformas industriais (metaverso industrial), plataformas de realidade virtual e até plataformas focadas em jogos.

Quanto custa entrar no metaverso

Não existe custo algum para acessar o metaverso, pelo menos na maioria das plataformas, mas algumas podem cobrar por serviços ou produtos.

No Agrispace, empresas e pessoas podem adquirir terrenos para realizar eventos, exposições e expandir a marca para novos usuários. Algumas plataformas cobram por personalização dos avatares ou por itens NFTs (tokens não fungíveis).

Assim, cada plataforma do metaverso possui sua própria política, mas a maioria das plataformas são gratuitas e cobram apenas por serviços adicionais.

Como entrar no metaverso: 4 passos

Ilustração.

Entrar no metaverso não é uma tarefa difícil, pelo contrário. O próprio Agrispace é um exemplo dessa facilidade porque você precisa de poucos passos para desfrutar do metaverso. Veja alguns passos abaixo para entrar no metaverso.

1. Estude sobre o metaverso

Qualquer usuário é bem vindo no metaverso, mas entender o que é o metaverso e como ele funciona pode ajudar você a ter melhores experiências. 

No blog, possuímos vários artigos sobre o metaverso e também sobre outras tecnologias. Você pode ler o seguinte artigo para entender melhor sobre o metaverso:

2. Escolha uma plataforma adequada

Como citado anteriormente, existem diversos tipos de metaverso que oferecem experiências diferentes. Então, o primeiro passo para você entrar no metaverso é pensar na experiência que você deseja ter.

Neste passo, você precisa verificar os dispositivos permitidos por cada plataforma e se você precisa de uma carteira de criptomoedas.

O Horizon Worlds, metaverso da Meta, é focado na experiência via realidade virtual, mas no Agrispace você pode aproveitar sem precisar de dispositivo VR ou nenhum equipamento específico. 

3. Crie um avatar

Um dos conceitos do metaverso é justamente a utilização de avatares, que servem para que você possa se sentir representado dentro dos ambientes digitais.

Você pode personalizar o seu avatar da sua maneira. De acordo com a plataforma que você escolheu, você pode escolher produtos adicionais para o avatar, como NFTs. 

Criar um avatar é essencial para entrar no metaverso, mas é um passo bem simples e divertido.

4. Explore as possibilidades

O metaverso possui infinitas possibilidades, podendo você aproveitar as mais simples, como socializar e conhecer novas pessoas, até experiências mais profundas. Algumas das possibilidades que existem no metaverso são: 

  • Conhecer novas pessoas.
  • Explorar ambientes digitais.
  • Participar de eventos, shows e concertos.
  • Se divertir com jogos e experiências interativas.
  • Aprender sobre NFTs e blockchain.
  • Estudar ou trabalhar de maneira imersiva.
  • Usar o metaverso para a expandir a marca ou empresa.
  • Realizar simulações.
  • Comprar produtos reais dentro do metaverso.

Novas oportunidades estão surgindo com frequência com o avanço da tecnologia e com a interação de novas pessoas com o metaverso. Essa é apenas uma pequena lista de possibilidades.

Você pode explorar o metaverso de uma maneira mais ampla, talvez interagindo com NFTs, aprendendo sobre blockchain e economia virtual ou participando de experiências imersivas. 

Para entrar no metaverso precisa de criptomoedas?

Uma das dúvidas mais comuns para os que estão aprendendo sobre o metaverso é se precisa ter criptomoedas para entrar no metaverso. Não, criptomoedas não são essenciais para você entrar no metaverso, mas podem ser utilizadas para comprar produtos ou serviços. 

Conforme nosso artigo sobre criptomoedas no metaverso, elas são importantes porque podemos comprar NFTs, terrenos virtuais e ter propriedade e participação no metaverso. 

Como estamos falando sobre entrar no metaverso, você pode aproveitar o metaverso sem criptomoedas, mas caso sinta necessidade, você pode adquirir criptomoedas e dar um passo a mais.

Como entrar no metaverso industrial

A maioria das tecnologias do metaverso possuem um foco social, mas existe a possibilidade, principalmente para desenvolvedores e marcas, de acessar ferramentas para o metaverso industrial. Saiba mais sobre a aplicação do metaverso na indústria por meio deste artigo: O que é metaverso industrial?

Algumas das empresas que estão envolvidas no desenvolvimento do metaverso para a indústria são a NVIDIA, Siemens e a Nokia, entretanto, você não precisa ir muito longe para entrar no metaverso industrial.

Em desenvolvimento pela Culte, o Agrispace vai criar um espaço de desenvolvimento para empresas e marcas, acelerando a integração com outras tecnologias.

Agrispace: o metaverso do agronegócio

Agrispace é um conceito que se refere ao uso de tecnologia para criar um ambiente virtual que simula atividades do agronegócio em um metaverso.

É uma forma de conectar os setores agrícola e tecnológico, permitindo que os produtores agrícolas, empresas de tecnologia e outros participantes do agronegócio trabalhem juntos em um ambiente virtual compartilhado.

No Agrispace as empresas encontrarão um ambiente propício para expandir a marca digitalmente e adotar a agricultura inteligente.

Na próxima semana, iremos abordar o sobre, Metaverso e Web 3.0: como funcionam juntos.

Não perca, acompanhe conosco e fique por dentro das novidades dessa nova tecnologia.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.