Sabia que a NFT é um tipo de criptomoeda?

banner_posts

No último ano, o NFT foi o responsável por um mercado que vendeu mais de 40 bilhões de dólares e neste ano já vendeu mais de 37 bilhões de dólares.

De fato, criptomoedas também geraram valores surpreendentes e atiçaram a curiosidade de muitas pessoas que estão confundido NFTs com criptomoedas.

Por isso, preparamos esse artigo para compreendermos mais sobre NFT e criptomoedas e suas diferenças.

O que é NFT?

NFT não é uma novidade que surgiu em 2021, mas se trata de ativos digitais que estão dando o que falar desde 2014. 

NFTs são, de modo simples, uma espécie de token digital único e exclusivo. NFT, da sigla non-fungible token, feito através da tecnologia da blockchain.

Portanto, sendo um token não fungível, cada NFT é um item único e que possui um certificado autenticado com as informações de sua criação.

O NFT pode representar objetos reais ou digitais, como: artes gráficas, vídeos, músicas e até casas ou outras propriedades, podendo ser qualquer coisa que esteja na internet.

NFT MurMur Cat #714, da coleção MurMur Cats.
NFT MurMur Cat #714, da coleção MurMur Cats.

A tecnologia essencial para a criação do NFT foi a blockchain, por isso muitas pessoas confundem criptomoedas com NFTs.

Blockchain: a tecnologia essencial para o NFT

A blockchain é uma tecnologia essencial, mas é bem simples de compreender o que ela é.

De fato, na blockchain, ficam registradas as informações sobre criptomoedas e NFTs, onde também ocorre o processo de compra e venda e rastreio desses ativos. 

A blockchain funciona assim:

  1. Duas partes, A e B, decidem negociar um NFT e iniciam uma transação.
  2. A vende um produto e o B compra, essas informações viram “blocos” e cada bloco é enviado para a blockchain.
  3. A rede da blockchain avalia a transação e determina, através de cálculos matemáticos, se é válida. Quando chega em um consenso, a transação é verificada.
  4. Cada bloco verificado leva consigo um algoritmo dando autenticidade àquele bloco. Cada bloco leva consigo uma referência ao bloco anterior, formando uma “chain”, corrente de dados.
  5. O acordo entre as partes A e B é firmado, sendo registrado na blockchain. O valor é movido para o dinheiro do A e o B se torna proprietário do NFT comprado.

Esse processo considerado seguro, porque para ocorrer algum tipo de falsificação é preciso convencer toda rede da blockchain de que um desses blocos foi falso, o que é considerado impossível. As informações ficam guardadas nos blocos.

Em suma, se chama blockchain justamente por formar uma ligação entre blocos de informações.

Cadeia de blocos unidos representando a blockchain. NFT utiliza essa tecnologia.
Blockchain line icon. Blockchain representada como uma cadeia de blocos. links. Vector Illustration. Adobe Stock.

Então, de modo simples, a blockchain é um livro compartilhado e imutável (que não muda e é permanente). A blockchain mais famosa é a rede Ethereum, que também facilitou o desenvolvimento de NFTs e criptomoedas.

OK, já entendi que elas vieram do mesmo lugar, mas o que é uma criptomoeda?

Isso é simples, ora. 

Criptomoedas é uma moeda digital protegida por criptografia e funciona dentro das blockchains. É bem segura e basicamente é impossível acontecer algum tipo de falsificação ou clonagem de moedas.

Portanto, cada criptomoeda é um ativo fungível, diferente do NFT. Isso significa que você pode trocar uma criptomoeda por outra criptomoeda e elas serão exatamente iguais. Igual trocar uma nota de dez reais por outra.

A principal criptomoeda é o bitcoin. 

A criptomoeda não precisa de um banco para funcionar, visto que funcionam através da blockchain, então quando você envia dinheiro ou faz alguma negociação utilizando criptomoeda, essas informações ficam registradas dentro da blockchain de origem, de modo criptografado.

Dessa forma, na maioria das vezes, as criptomoedas fazem parte de um sistema descentralizado veja aqui, não possuindo um controle central definindo regras ou interferindo sob elas, diferente de moedas digitais.

O que é uma moeda digital?

Algo importante a saber é que: criptomoedas não são moedas digitais. 

Desde 2020, o Banco Central do Brasil vem trabalhando para a criação de uma moeda digital, conhecida por CBDC, sigla para Central Bank Digital Currency.

Dessa forma, a CBDC é uma moeda digital regulamentada pela instituição monetária de um país. Isso significa que a instituição responsável pelo sistema financeiro do país vai tomar todas as decisões a respeito dessa moeda. Em nosso caso, o Banco Central do Brasil.

A CBDC chinesa é o maior exemplo disso, porque mais de 120 milhões de chineses possuem a moeda digital chinesa e a utilizam em seu dia a dia. 

E como uma moeda digital funciona?

  • desenvolvida pelo Banco Central.
  • Banco Central é responsável por todas as decisões.
  • é igual dinheiro tradicional.
  • é possível trocar ou converter por outras moedas.

Muitos países, como a China, estão desenvolvendo suas moedas digitais para centralizar o controle financeiro do país sem a necessidade de utilização de criptomoedas. 

Qual a diferença do NFT para as criptomoedas?

Conforme citamos acima, criptomoedas são bem mais conhecidas e não somente isso, elas são bem mais antigas, e apesar de terem nascido da tecnologia da blockchain, elas são diferentes.

Diferente das criptomoedas e moedas digitais, você não pode negociar ou substituir um NFT por outro, pois cada NFT é único e possui valores diferentes. Isso é o significado de não fungível. 

Criptomoedas e moedas digitais podem ser trocadas entre si sem perder o valor.

Moedas digitais são ativos centralizados, então diferente de criptomoedas e NFTs, há alguma organização por trás regulamentando cada moeda digital. De fato, diferente da blockchain, onde é possível ver a movimentação das transações que ocorrem nas NFTs e criptomoedas, isso não é possível nas moedas digitais. 

Então, NFTs não são criptomoedas, mas você pode usar criptomoedas para comprar NFTs ou utilizar NFTs para colecionar ou guardar valor (embora isso não seja recomendável pela alta volatilidade).

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.