Prefeitura de SP promove virada cultural metaverso

banner_posts

Virada cultural no metaverso

O metaverso está prestes a virar palco de um dos maiores eventos do Brasil. A Prefeitura de São Paulo disponibilizou um edital promovendo o desenvolvimento de um ambiente virtual para que a Virada Cultural fosse realizada no metaverso.

Realizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo, o edital possui valor de 10 milhões de reais para que a virada cultural seja realizada no metaverso. De fato, o evento acontecerá entre os dias 27 e 28 de maio.

Dessa forma, a expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas consigam acessar o metaverso promovido para o evento. Em suma, muitas cidades ao redor do mundo estão promovendo ações no metaverso e agora chegou a vez da cidade de São Paulo.

O evento tem como objetivo promover 24 horas de intensa programação cultural e tecnológica, mas o prazo para que os interessados busquem participar do edital é curto.

Edital

As datas para se inscrever no edital vão até o dia 22 de abril de 2023 e o valor total do edital é de R$ 10.118.500,00. As inscrições são gratuitas.

Portanto, o vencedor do edital deverá desenvolver uma plataforma do metaverso capaz de proporcionar uma boa experiência imersiva aos participantes do evento. Dessa forma, tendo uma alta capacidade para receber o público e o conteúdo que será transmitido ao vivo via streaming.

Segundo o edital, a organização da sociedade civil escolhida pelo poder público deverá desenvolver uma plataforma que tenha alta capacidade de receber o público e conteúdo transmitido ao vivo em canais de streaming.

O edital da virada cultural descreve como propósito e ideia a busca por ampliar o espaço de discussão sobre as novas possibilidades de interação. Assim também para os usuários interagirem com o mundo virtual e o real, possibilidade esta que o metaverso consegue proporcionar. Além disso, também consegue proporcionar entretenimento à população de São Paulo que poderá conhecer e interagir com o mundo virtual por meio do metaverso.

Segundo o edital: “A curadoria da “Virada Cultural do Metaverso – 2023”, visa contemplar linguagens digitais inovadoras através da definição de uma plataforma que permita, aos participantes do evento, uma experiência única no metaverso. Além de shows e/ou apresentações e/ou performances, entre outras expressões artísticas. “Virada Cultural do Metaverso – 2023” tem como prerrogativa estimular e valorizar iniciativas tecnológicas, promovendo um amplo público para novas iniciativas digitais. “

Entretanto, uma das críticas está pelo prazo, pois o prazo de inscrição termina um mês antes da realização do evento. Logo, o vencedor terá pouquíssimo tempo para desenvolver um ambiente adequado para a realização do evento.

banner_posts

Polêmica

De fato, o vereador do PSOL, Toninho Vespoli, acionou o Tribunal de Contas da cidade para analisar o caso e a realização do evento.

O vereador pediu para que o órgão investigue o motivo do poder público investir dinheiro público para realizar um evento por meio de uma tecnologia muito pouco utilizada no país.

“Não é razoável investir tanto dinheiro em um evento que o público não tem o mínimo acesso, quando nas outras partes da cultura só se fala em corte”.

Virada cultural

Em 2021, Bruno Covas, que era o prefeito de São Paulo, promoveu o evento online por causa da pandemia de COVID-19.

Dessa forma, a virada cultural é o maior evento da cidade de São Paulo, tendo um impacto positivo no desenvolvimento econômico e cultural da região. Portanto, em 2022, o evento teve mais de 300 apresentações artísticas espalhadas em oito regiões da cidade de São Paulo. O evento também é um sucesso no que diz respeito ao público.

Eventos virtuais no metaverso

A realização de eventos acontecendo por meio de plataformas do metaverso está em crescente desenvolvimento. Recentemente, a Decentraland realizou mais uma edição do Metaverse Fashion Week. Evento de moda digital que contou com a presença de grandes marcas, como Dolce & Gabbana, Adidas e Vogue Singapore.

De fato, o Metaverse Fashion Week, realizado entre os dias 28 e 31 de março, promoveu os últimos avanços da moda digital e da interoperabilidade do metaverso. Marcas estão buscando o metaverso com o objetivo de conseguir maior engajamento com o público geral e também de proporcionar experiências imersivas.

O metaverso oferece um grande potencial de investimento e aprendizado, clique aqui para entender melhor e saber como isso é possível.

Conclusão

Em suma, o metaverso é um conceito que se refere a um ambiente virtual compartilhado, em que as pessoas podem interagir entre si e com objetos virtuais em tempo real. De fato, é uma espécie de universo digital tridimensional, onde os usuários podem explorar, criar, interagir e participar de atividades virtuais em conjunto.

Embora ainda não exista uma definição precisa ou única do que constitui um metaverso, a ideia geral é que ele seja uma extensão da internet, mas com uma dimensão mais imersiva e interativa.

Algumas empresas e projetos já estão trabalhando em plataformas que poderiam ser consideradas como metaversos, como o Second Life, VRChat e Minecraft. Mas a expectativa é que o conceito evolua para algo ainda mais avançado e integrado com outras tecnologias, como a realidade virtual e aumentada, a inteligência artificial e as criptomoedas.

Por meio do Agrispace, a Culte está trabalhando para que o agronegócio brasileiro possua um lugar de fala dentro do metaverso.

Saiba mais sobre como sua empresa pode investir no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.