banner_posts

A incorporação do metaverso e suas ferramentas vai mudar o mundo de diversas maneiras, pois trará um novo grau de imersão para diferentes áreas da sociedade. Em suma, o crescimento da utilização de tecnologias como a realidade virtual, gêmeos digitais e Internet das Coisas acelera a incorporação do metaverso na sociedade e demonstra o potencial transformador dessa tendência.

Então, mesmo com os desafios que precisam ser superados, o metaverso já está mudando o mundo, alterando a cultura de empresas, revolucionando indústrias e proporcionando um espaço de inovação na educação.

Continue lendo e saiba quatro áreas onde a incorporação do metaverso vai mudar o mundo e também os desafios para que isso ocorra.

Como o metaverso vai mudar o mundo

1. Mudança no trabalho

Com o desenvolvimento do metaverso e ferramentas de apoio, o ambiente de trabalho passará por uma mudança, dando maior presença ao trabalho remoto e interativo e em plataformas do metaverso.

Trabalhar remotamente não é algo recente, mas que vai ser amplificado com o metaverso. De fato, a utilização de componentes AR e VR vai tornar reuniões e treinamentos em processos interativos e não mais tediosos. 

Aplicativos XR, como guias passo a passo AR, reduzem em até 60% o tempo de treinamento de equipes. Dessa forma, o HoloLens 2 traz a tecnologia de hologramas, ajudando em processos de montagem e passo a passo da produção. Assim, incorporar VR e AR é apenas um passo para o futuro do trabalho.

Um dos passos é a incorporação de gêmeos digitais que vai auxiliar o trabalho de modo geral, auxiliando na tomada de decisão e também reduzindo custos de escritório.

2. Impulsionando o entretenimento

O turismo e entretenimento teve uma grande queda e perdeu 62 milhões de empregos durante o período da pandemia de Covid-19, mas ao mesmo tempo novas soluções surgiram, principalmente em plataformas digitais.

Empresas estão utilizando VR e o metaverso para impulsionar o turismo local, como Seul, que está desenvolvendo um modelo inteligente dentro do metaverso. Companhias aéreas, resorts e hotéis estão utilizando VR para atiçar o desejo dos visitantes com passeios realistas, tours e outras experiências.

Nas plataformas, o número de shows e eventos aumentou. No Fortnite, o show da Ariana Grande atraiu 78 milhões de jogadores, sendo um ótimo meio para o entretenimento. Novas tecnologias estão em desenvolvimento e mais acessíveis, como captura de movimento apenas com o smartphone.

Uma novidade recente aconteceu no UFC e também está acontecendo na copa do mundo. No UFC, as lutas estão sendo transmitidas pelo Quest 2, dispositivo VR, numa nova experiência imersiva

Experiências no meio do entretenimento serão amplificadas com a adoção do metaverso, mudando a interação com eventos e shows.
Visão do evento de UFC no Meta Quest 2. Reprodução UFC.

Mas a maior novidade ficou para a copa do mundo, onde torcedores que estão no Catar podem acessar a tecnologia VR da FIFA. O FIFA+ proporciona saber onde cada jogador está, saber dados, nomes, atualizações em tempo real, estatísticas, mapa de calor, dentre muitas outras coisas. Tudo isso apenas com a câmera do smartphone.

Experiências no meio do entretenimento serão amplificadas com a adoção do metaverso, mudando a interação com eventos e shows.

3. Transformando a educação

Tecnologia XR no metaverso pode mudar a maneira de como aprendemos. Reprodução: Microsoft.
Tecnologia XR pode revolucionar a maneira de como aprendemos. Reprodução: Microsoft.

O metaverso tem a capacidade de transformar a educação por alterar a estrutura dela. De modo simples, aprendemos mais quando interagimos com o assunto e colocamos ele em prática. O metaverso pode proporcionar experiências imersivas, mudando o aprendizado e gerando mais oportunidades para os estudantes.

Ambientes de sala de aula podem ser recriados no metaverso e também com o uso de gêmeos digitais. Assim como a implantação de recursos de realidade virtual e realidade aumentada podem trazer mais dinamismo e melhorar a produtividade dos alunos.

Dar adeus aos quadros brancos e aderir aos tradutores simultâneos, dispositivos AR e VR, inteligência artificial e também a equipamentos inteligentes que farão parte do futuro da educação. Segundo a McKinsey, em 2021 a tecnologia educacional recebeu investimento de 20,8 bilhões de dólares, 40 vezes mais do que o investido em 2010.

4. Revolucionando a indústria

Na Fórmula 1, Petronas utiliza gêmeos digitais para otimizar a produção de peças e realizar simulações.
Na Fórmula 1, Petronas utiliza gêmeos digitais para otimizar a produção de peças e realizar simulações.

Revolucionar é mudar de maneira repentina, às vezes inesperada, justamente o que está acontecendo na indústria. Em um panorama geral, somente a partir de 2017 que a indústria passou a mudar radicalmente com a tecnologia chave do metaverso: o gêmeo digital.

Na indústria, o metaverso cria um ambiente de integração tecnológica, unindo diversas tecnologias em um só lugar. A utilização de gêmeos digitais, Internet das Coisas (IoT), blockchain, realidade estendida e inteligência artificial estão desenvolvendo o metaverso industrial.

A Siemens e Nvidia fazem um esforço contínuo, sendo parceiras no desenvolvimento do metaverso industrial, no que declaram ser um mundo que estará sempre ligado.

De fato, fábricas, cidades, redes e operações em um mundo digital 3D e hiper realista, réplicas do mundo real, permitindo o planejamento a longo prazo, correção de falhas, quebrando barreiras da distância e permitindo a colaboração com inovação e agilidade. Esse é o metaverso industrial.

Como o metaverso vai mudar o mundo seu desafios

Interoperabilidade

Talvez você não conheça esse termo, mas ele é importante para o metaverso. Muitas empresas estão trabalhando para desenvolver soluções de interoperabilidade para o metaverso.

Dessa forma, a interoperabilidade é a capacidade de comunicação e colaboração entre diferentes sistemas e organizações. Portanto, como vão existir diversos mundos virtuais, eles poderão funcionar de maneira solitária ou vão poder interagir e trabalhar em conjunto. Para o usuário, a interoperabilidade garante mais imersão para o metaverso, pois permite a interação com diferentes lugares e para diferentes propósitos.

Porém, a tarefa não é fácil, porque cada plataforma possui um padrão tecnológico diferente, como a Decentraland ou o Agrispace que são baseados em blockchain e a Horizon Worlds que é baseada em realidade virtual e é centralizada.

Não necessariamente precisa ter interoperabilidade para o metaverso funcionar, mas mudar a comunicação pode garantir uma melhor experiência e imersão para os usuários.

Privacidade

Contudo, considerando que o desenvolvimento do metaverso e de outras tecnologias, como a blockchain, passaram a ter papel ativo nos últimos anos, conceitos sobre a privacidade ainda estão em formação.

Não existe uma regulamentação global ou específica sobre criptomoedas ou sobre o metaverso, assim pequenas perguntas ficam abertas. Em suma, o desafio será lidar de maneira eficaz com a segurança de dados e informações dos usuários.

Acessibilidade tecnológica

HoloLens 2 é um exemplo da falta de acessibilidade tecnologia. Dispositivo tem valor de 3.500 dólares.
HoloLens 2 é um exemplo da falta de acessibilidade tecnologia. Dispositivo tem valor de 3.500 dólares.

Por fim, o maior desafio para o metaverso ainda é a falta de acessibilidade a recursos importantes, como conexões de banda larga de alta velocidade, internet móvel  e preço de hardwares, principalmente em países emergentes.

Equipamentos de realidade virtual, por exemplo, possuem um valor elevado para países em desenvolvimento, assim como muitas regiões ainda não possuem acesso à internet de maneira constante e estável. Assim, essas limitações impedem a adoção massiva do metaverso. De fato, pequenos desafios para um grande mercado em formação e que já possui frutos interessantes. O metaverso está mais presente na sociedade, assim como suas tecnologias.

Por fim, continue lendo sobre o que é metaverso industrial e por que tantas empresas estão desenvolvendo esse espaço de transformação digital.

Saiba mais sobre o Agrispace, uma tendência para o mercado do agronegócio que proporcionará um espaço de comunicação para agricultores e negociantes dentro do metaverso.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Ainda vale a pena minerar Bitcoin?

Perguntas e respostas sobre Metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.