Qual o nome da inteligência artificial do Google

banner_posts

A inteligência artificial do Google, o Bard, leva um nome curioso, inspirado em um dos maiores escritores do mundo e já está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido. 

O Google tem interesse em disponibilizar o Bard ainda em 2023 para os usuários brasileiros, mas ainda não existe uma data concreta, pois o idioma português ainda não está sendo utilizado na plataforma.

Continue a leitura para aprender mais sobre o Bard e a origem do nome dessa inteligência artificial criada pelo Google.

Bard: história e o que é?

Antes de trabalhar no Bard, o Google possuía uma outra inteligência artificial, o Meena. A empresa afirmava que o Meena era a melhor IA disponível, mas que acabou sendo deixada de lado por violar alguns princípios da empresa. 

Assim, a empresa recomeçou e renomeou o projeto do Meena para o modelo atual. A pesquisa do Meena e do LaMDA era liderada por dois pesquisadores, Daniel de Freitas e Noam Shaazer, mas que deixaram a empresa por recusas do Google em aplicar a IA em outros produtos, como o Google Assistente.

Após saírem do Google, os pesquisadores fundaram o Character.AI, que atualmente está cotado em 1 bilhão de dólares.

Então, com o projeto renomeado, o Google passou a desenvolver o Bard. Inicialmente, o Google disponibilizou o Bard em uma versão inicial utilizando o LaMDA (Language Model for Dialougue Applications). Essa primeira versão surgiu em 2021.

Segundo o Google, o LaMDA tem uma boa eficiência porque é um modelo treinado em diálogos e histórias. Basicamente, os desenvolvedores reuniram dados de diálogos que estão na internet e treinaram a IA para que ele pudesse desenvolver conversas mais próximas às conversas humanas.

Desse modo, o Bard é um modelo de inteligência artificial generativa, treinada por meio de diálogos e histórias e que tem como objetivo responder perguntas de modo semelhante a pessoas reais.

Significado do nome da IA do Google

Ilustração de Shakespeare. Nome da inteligência artificial do Google vem de Bardo, devido ao Bard of Avon.
Ilustração da Shakespeare, chamado pelo nome de “O Bardo de Avon”, inspiração para a IA do Google.

A inteligência artificial do Google tem como nome Bard, no Brasil, a palavra seria “bardo”. Um bardo nada mais é do que um poeta, um contador de histórias. 

A inspiração para que o Google desse o nome de Bard para a sua IA veio de William Shakespeare, pois em sua época, Shakespeare era chamado de “O Bardo” e também de “O Bardo de Avon”. 

Assim, nada mais justo do que ter Shakespeare como uma referência, visto que o foco da IA é justamente ter um conteúdo mais criativo e humano.

Disputa contra o ChatGPT

Quando disponibilizado para o público, o ChatGPT teve um crescimento meteórico. A plataforma atingiu 100 milhões de usuários em apenas dois meses de lançamento. Diferente da inteligência artificial do Google, o Bard, o ChatGPT possui um nome bastante simples e de fácil associação.

A alta popularidade do ChatGPT chamou a atenção do Google porque um dos investidores do ChatGPT é justamente a Microsoft, que possui o Bing, um mecanismo de pesquisas rival do Google.

Atualmente, o Bing conta com uma versão de chatbot integrada e também uma IA generativa de imagens. O número de curiosos querendo verificar como o novo Bing funciona fez com que o site ganhasse cerca de 33 milhões de novos usuários.

Mesmo que o número do Bing não chegue próximo dos números do Google, isso acendeu um alerta na empresa que, rapidamente, disponibilizou o Bard em uma versão teste. 

banner_posts

Futuro das pesquisas

As ferramentas generativas estão ganhando espaço na área da pesquisa e comunicação. Quando a Microsoft integrou a IA no Bing, o buscador cresceu 15%, enquanto que o Google teve queda de 1%, segundo o Similarweb.

A queda do Google não foi significativa, mas a Microsoft também cresceu em uma outra área: a de navegadores. 

Em 2019, a empresa disponibilizou o novo Microsoft Explorer, batizado de Edge. Na época, o navegador possuía 8% de utilização no mundo, mas passou a subir e agora possui 11% de utilização. Agora com o recente crescimento do Bing, espera-se que o Edge ganhe alguns novos usuários. Por enquanto, a Microsoft segue inserindo inteligência artificial aos produtos da família Office (Teams, Excel, Word, etc). 

Com o crescimento da inteligência artificial, outras áreas estão sendo afetadas, como o metaverso, que vem ganhando um novo impulso com aplicativos generativos. Continue aprendendo sobre inteligência artificial: 7 sites de IA para você testar.

A palavra metaverso te despertou curiosidade? A Culte está desenvolvendo o Agrispace, uma plataforma única para o agronegócio brasileiro.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Llama 2: Conheça a nova IA da Meta

Veja também: Saímos na Mídia!!! SLC Agrícola (SLCE3) lança 1º metaverso do agro e mostra dia a dia na Fazenda Pamplona

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.