8 melhores exemplos da Web 3.0

banner_posts

A Web 3.0 surgiu em 2014, durante o desenvolvimento da Ethereum, uma plataforma descentralizada baseada em blockchain capaz de executar contratos inteligentes, com isso, hoje temos bons exemplos de sites e dApps da Web 3.0. 

Gavin Wood, cofundador da Ethereum e criador do termo, define a Web3 como uma visão alternativa da internet atual, onde os serviços, aplicativos e plataformas não estão hospedadas por uma única ou por poucas provedoras de serviço, mas sim por coisas puramente algorítmicas, ou seja, hospedadas por todos.

Separamos uma lista de 8 sites exemplos da Web 3.0 para você conhecer, continue acompanhando.

Diferença entre Web 2.0 e Web 3.0

De modo simples, a web 2.0 é um modelo de internet baseada em uma arquitetura centralizada e em contas. Por exemplo, a maior parte do conteúdo gerado é armazenado em grandes servidores e gira ao redor de mega-corporações, como Meta, Google e Microsoft.

A web 3.0 é um outro modelo, mas que busca descentralizar o poder que as grandes empresas têm com o conteúdo gerado pelo usuário, aumentar a segurança de dados e utilizar a blockchain como tecnologia principal.

Assim, a principal diferença entre a web 2.0 e a web 3.0 é na proposta de centralização e descentralização. 

10 exemplos da Web 3.0

Decentraland

Iniciando nosso ranking, temos o Decentraland, um mundo virtual online onde os usuários podem interagir com os outros usuários e os mais diversos ambientes por meio de avatares. Diversas marcas estão realizando ações dentro do Decentraland, como Nike, Samsung e Adidas, pois sabem do potencial deste universo.

A plataforma conta com duas criptomoedas, a LAND, utilizada para representar os terrenos virtuais do metaverso. A segunda criptomoeda é a MANA, utilizada para comprar NFTs ou produtos dentro do universo da Decentraland.

A Decentraland é o maior metaverso descentralizado e conta com muitas atividades, mas para você poder acessar a Decentraland, basta acessar o site: Welcome to Decentraland e efetuar o download do aplicativo ou entrar diretamente do navegador.

Storj

O Storj é uma solução de armazenamento em nuvem baseada em peer-to-peer para fugir do modelo de nuvem atual. O Storj criptografa os arquivos com o padrão AES 256 e divide os arquivos em oitenta partes individuais, tornando invioláveis e totalmente seguros. Assim, a plataforma distribui esses arquivos por uma rede global de servidores, deixando-os disponíveis a qualquer momento.

A plataforma possui a criptomoeda STORJ que é utilizada para recompensar provedores de “nó”. Você recebe 25 GB gratuitamente ao fazer um cadastro no Storj.

Existem outros exemplos de soluções de armazenamento baseada em web 3.0, como o Filecoin.

Brave Browser

O navegador Brave está aumentando a participação que possui na Web 3.0, tentando tornar a plataforma em uma entrada para a descentralização.

O Brave Browser é um navegador que promete recursos para auxiliar na navegação privada e segura, como um bloqueador de anúncios nativo. 

Ele funciona como uma alternativa para aqueles que desejam maior segurança, mas que também prezam por um bom desempenho.

O navegador possui código aberto e busca manter a segurança dos usuários que acessam aplicativos descentralizados (dApps) e outros recursos da blockchain. Os usuários também podem ser recompensados com a criptomoeda BAT, pois podem vender dados ao utilizar o Brave.

Resonate

O Resonate é construído em uma blockchain (fetch) e utiliza vários mecanismos para alcançar a proposta da WEB 3.0 de descentralização e segurança. 

Alguns exemplos de recursos da web 3.0 da Resonate são os agentes que adotam a melhor solução para que o usuário tenha sempre a melhor interação na rede social, a integração com NFTs e também a criptomoeda nativa.

O ReSource, agente da rede, funciona de modo semelhante as inteligências artificiais das redes sociais atuais. Conforme você utiliza, ele aprende suas preferências pessoais para manter seu feed limpo e confiável. 

Ao mesmo tempo, ele facilita o engajamento com bons criadores de conteúdo para que eles sejam recompensados com tokens.

banner_posts

Travala

Criada em 2017, a Travala é uma plataforma de viagens baseada em blockchain. A plataforma conta com mais de três milhões de serviços de viagem, como acomodações, voos e outros serviços para países em todo o mundo. 

A Travala conta com um token nativo, o AVA, pois utiliza ele para o programa de fidelidade, programa de indicação e também para afiliados.

Livepeer

O Livepeer tem como objetivo dar um maior poder aos criadores de conteúdo por meio da economia dos criadores. 

A plataforma busca combinar recursos da web 3.0 para revolucionar o mercado de transcodificação de vídeo e servir como uma alternativa para as grandes plataformas de streaming. O Livepeer é importante para o mercado de streaming na web 3.0 porque fornece a infraestrutura necessária para a descentralização do setor.

ChainGPT

Com o avanço da inteligência artificial, não demorou para surgir bons exemplos de IA baseadas na tecnologia da web 3.0. Por exemplo, o ChainGPT, um modelo de inteligência artificial que pode servir em aplicações e negociação de IA, gerenciamento de risco e análise. 

O modelo funciona por meio da blockchain BNB e oferece benefícios e recursos para empresas e desenvolvedores, mas que busca resolver problemas dentro do mundo da blockchain e criptomoedas. 

OpenSea

Por fim, temos a maior plataforma de negociação de tokens não fungíveis (NFTs) do mundo, a OpenSea. A OpenSea é uma plataforma que auxilia na interação dos usuários com compradores e vendedores de NFTs, mas que não está limitada somente a uma blockchain. 

Os usuários podem encontrar milhões de NFTs de diferentes categorias, como música, arte, vídeos, jogos e colecionáveis. A OpenSea é um dos maiores exemplos de plataforma da web 3.0.

O coração da Web 3.0: a blockchain

A web 3.0 está dando seus primeiros passos, mas a tecnologia principal, a blockchain, está sendo aplicada em diferentes áreas da economia.

A Embrapa, por exemplo, está desenvolvendo um aplicativo de rastreio pioneiro para o mercado brasileiro, no caso, aplicado com sucesso na produção de açúcar mascavo.

Açúcar da Demerara com tecnologia da web 3.0.
Açúcar da Demerara com tecnologia da web 3.0.

Chamado de Sibraar (Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade), o app permite que os consumidores saibam como o açúcar embalado da Granelli e da Demerara foram produzido e chegaram até as gôndolas do supermercado.

A Culte também é um dos exemplos no emprego da tendência da web 3.0, aplicando isso no metaverso Agrispace, em desenvolvimento e com foco no agronegócio. Saiba mais sobre como introduzir sua empresa no Agrispace: clique aqui

Nossas comunidades:

Instagram: https://www.instagram.com/culte.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Metaverso – O front-end da Inteligência Artificial

Veja também: 5 sites para criar slides com IA (inteligência artificial) em 2023

Comentários

carlos Afonso sacaiongo

foi excelente ter conhecido acerca do web 3.0

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.