O que é ESG no agronegócio? Saiba como implementar

banner_posts

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), prevê que a humanidade precisará aumentar a produção de alimentos em 60% para seguir o crescimento populacional, sendo um dos motivos para a aplicação do ESG no agronegócio.

De acordo com esse cenário, muitas agendas estão surgindo para que esse crescimento seja possível, mas de maneira sustentável. Assim, uma das táticas que está ganhando força no momento e que tenta alinhar esse crescimento com a sustentabilidade é o ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança). 

No Brasil, a ESG se torna muito importante, visto que o agronegócio corresponde por quase 30% do PIB nacional e é responsável por um grande volume de exportações. Então, se torna necessário aplicar diversas medidas para que o crescimento do agronegócio por aqui seja sustentável e produtivo. 

Então, vamos ver o que significa ESG e qual sua importância no agronegócio?

Como a ESG surgiu

O que é ESG no agronegócio
Abecom. Ilustração de ESG no agronegócio.

A ESG passou a ser idealizada ainda nos anos de 1990. Na época, a fundação SIF fez um inventário a respeito de todos os investimentos sustentáveis na América do Norte. 

Aos poucos, as empresas e os investidores começaram a reconhecer que poderiam melhorar o desempenho financeiro com questões sustentáveis. Principalmente com as questões que a ESG trazia, como o controle de emissões de gases de efeito estufa. 

Em 1997, a iniciativa GRI surgiu para abordar questões ambientais, aprofundando o debate sobre a ESG. 

Porém, apenas em 2004 o termo “ESG” se tornou oficial, aparecendo no relatório “quem se importa vence”. Na data, a ESG apareceu como um desafio para que as maiores empresas diminuíssem as emissões de gás carbônico por meio de ações ambientais.

Nos últimos anos, a ESG ganhou ainda mais força com as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável). Além disso, foi impulsionada com as estimativas de alimentação, indicadores de progresso e com a agenda global de sustentabilidade. Com isso, a ESG passou a ser uma importante agenda para o crescimento sustentável e responsável. 

O que é ESG

A agenda ESG no agronegócio está constituída por diferentes aspectos ambientais, sociais e de governança. O ESG também é de “investimento responsável” e hoje representa ativos mundiais em mais de 30 trilhões de dólares. 

O conceito ESG é utilizado para classificar um negócio que busca alternativas para diminuir impactos no meio ambiente, desenvolver uma sociedade mais responsável e sustentável, além de melhorar os processos administrativos da empresa. Isso ocorre com a definição das três siglas:

  • “E” de Environmental (ambiental): relacionado a fatores como mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa, recursos naturais e agricultura regenerativa e conservação da água.
  • “S” de Social (social): em relação ao bem-estar animal, nutrição e saúde, fornecimento sustentável, sua reputação nas comunidades locais, engajamento e bem-estar dos funcionários.
  • “G de Governance (governança): por fim, a governança se aplica aos sistemas e processos utilizados para tomar decisões, gerenciar operações e interagir com as partes interessadas. Tem como foco uma conduta responsável, ética, transparência e manutenção da confiança – com colaboradores, clientes, investidores e comunidade.

Ou seja, podemos considerar o ESG como esses conjuntos de padrões e de boas práticas que buscam desenvolver operações empresariais sustentáveis, conscientes e organizadas.  

A importância da ESG no agronegócio

O que é ESG no agronegócio
Ilustração. Placas solares em campo.

A agenda ESG possui uma importância ainda maior no agronegócio por conta das preocupações com o meio ambiente e com as garantias de alimento para a humanidade. 

As principais questões que a ESG trabalha no agronegócio são com o uso excessivo de água, com a contaminação de recursos hídricos, com a emissão de gases de efeito estufa, com o crescimento insustentável de terras improdutivas, com o avanço sobre matas nativas e também sobre a degradação do solo. 

Entretanto, a ESG também traz benefícios de efeito imediato para o agronegócio. Por exemplo, produtores agrícolas que adotam a ESG podem ser beneficiados com acesso a crédito rural que algumas instituições financeiras disponibilizam para as fazendas que adotam a agenda ESG. Além disso, o número de investidores que preferem concentrar seus investimentos em propriedades ESG apenas cresce, visto que possuem mais garantias. 

A longo prazo, a ESG traz benefícios importantíssimos para o agronegócio, como um maior aumento no lucro por safra, maior longevidade das terras e, acima de tudo, uma melhor organização social, que afeta os colaboradores.

Como implementar a ESG no agronegócio

Produtores rurais, sejam de pequenas empresas agrícolas, da agricultura familiar ou de grandes empresas, podem e devem implementar o ESG em suas propriedades. Algumas medidas, segundo a Sebrae, para tornar isso possível são: 

  • redução da poluição do ar, do solo e da água, 
  • no combate ao desmatamento e à abertura de novas áreas agrícolas,
  • aumento da biodiversidade, 
  • uso de energias de fontes renováveis, 
  • zoneamento do risco climático, 
  • fim do uso de pesticidas ou uso racional, quando necessário, 
  • redução dos adubos químicos 
  • e na implantação de processos de certificação da propriedade. 

Os produtores podem fazer uma análise completa sobre os riscos e oportunidades relacionados ao ESG, buscando ajuda profissional para isso, visto que o ESG vai além do ambiental. 

Há diferentes maneiras de buscar solucionar ou amenizar os indicadores citados anteriormente, como soluções profissionais, soluções tecnológicas que abrangem o monitoramento de áreas de cultivo, a gestão eficiente dos recursos e a comunicação eficaz entre fornecedores e clientes.

Por fim, algumas soluções que podem ser adotadas são a agricultura digital, a rastreabilidade da cadeia, a governança (Sigla G) e o uso de novas tecnologias, como o blockchain e veículos autônomos, se disponíveis.

Você ainda pode aprender sobre como uma das maiores empresas do agronegócio está utilizando o metaverso como uma ferramenta de comunicação e interação, saiba mais. 

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Aplicações Inteligentes: A Revolução Digital em Nossas Mãos

Como plantar amendoim? Saiba mais sobre!

Google Palm 2: A Revolução do Futuro da Tecnologia

Calcário Agrícola: para que serve? Como aplicar e benefícios

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.