DAP: Como consultar a sua DAP na pandemia

banner_posts

Desde fevereiro deste ano, quando os primeiros casos de COVID-19 surgiram no Brasil, o país vem passando por um processo de adaptação.

Até a data deste artigo, já são mais de 128 mil mortes confirmadas por coronavírus. Embora alguns estados já estejam flexibilizando seus protocolos de segurança, o perigo ainda existe.

De fato, com isso, os órgãos públicos suspenderam ou reduziram seus atendimentos presenciais, inclusive de serviços importantes para os trabalhadores. Serviços esses, como a emissão da DAP, que, durante a pandemia, pode ser consultada e solicitada virtualmente, por atendimento online.

Validade por conta do coronavírus

Em março, o MAPA anunciou que o vencimento das DAPs entre 25 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020 prorrogada por 6 meses. Para garantir a maior segurança do agricultor familiar, para que não precise comparecer presencialmente para renovar sua DAP.

De fato, essa prorrogação também garante o acesso dos beneficiários ao Pronaf e a outras políticas públicas.

Segundo matéria oficial no site do governo, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, declarou que:

“Neste momento, estamos engajados para que o pequeno produtor consiga manter a sua produção e distribuição, essa é mais uma medida que tomamos para proteger o agricultor familiar, pois a DAP é necessária para que este tenha acesso às políticas públicas de crédito e aos programas de compras institucionais”.

Por fim, um estudo realizado pela Coordenação do Cadastro da Agricultura Familiar da SAF revela que:

De fato, com essa iniciativa de prorrogar os prazos das DAPs que expirariam durante este período de pandemia, mais de 899 mil DAPs permanecerão válidas. Continue lendo para saber como monitorar a situação da sua DAP.

Como saber o estado dela durante a pandemia?

Dessa maneira, mesmo durante a quarentena, é possível monitorar o estado da sua Declaração de Aptidão ao Pronaf, a DAP. Documento tão importante para o acesso do agricultor familiar ao crédito rural do Pronaf e outras políticas públicas.

De fato, por meio da consulta no site do MAPA, você consegue saber se seu documento está ativo, cancelado, expirado ou suspenso.

Você pode clicar aqui para acessar o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde você pode consultar gratuitamente a situação da sua DAP, fornecendo o seu CPF (em caso de DAP de pessoa física) ou CNPJ (em caso de DAP de pessoa jurídica).

Dessa forma, a Culte preparou um artigo que fala mais sobre a DAP e explica os diferentes tipos de DAP, clique aqui para ler e saber mais sobre este documento essencial.

Mas o QUE É DAP mesmo?

Dessa forma, a DAP é uma espécie de documento que representa seu negócio de agricultura familiar.

De fato, a sigla DAP significa Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), um documento totalmente gratuito necessário para você poder recorrer às linhas de crédito do Pronaf.

Ou seja, se você deseja usar os benefícios de crédito de qualquer subprograma do Pronaf, você vai precisar de uma DAP. Para conhecer os subprogramas do Pronaf, seus públicos específicos e itens financiáveis, clique aqui para ler o artigo que desenvolvemos sobre este tema.

Quais programas exigem a DAP para usufruto dos benefícios?

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é um programa do governo federal em parceria com o BNDES concede linhas de crédito rural para trabalhadores da agricultura familiar.

Os financiamentos oferecidos por meio do Pronaf servem para o custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, para geração de renda e melhora do uso da mão de obra familiar.

O Pronaf é o principal programa que exige a obtenção da DAP para que se possa solicitar crédito rural. Mas existem outras políticas públicas que também exigem que o agricultor familiar tenha uma DAP para que possa participar.

Antes de tudo, além dos financiamentos do Pronaf, você também pode obter créditos da reforma agrária (assentamentos do Governo Federal), obter selos e certificações de produtos, fazer cursos profissionalizantes via Pronatec.

De fato, também é possivel participar do programa de habitação rural, participar de programas de compras alimentares governamentais (como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE).

Leia também: Direitos e benefícios do agricultor familiar com a DAP Ativa

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

Eloiza Maria dos Santos Pereira

Gostaria de saber se eu tenho Dap

Cristine Sutil

Olá Dona Eloiza, Tudo bem? Para a senhora saber se tem DAP, a senhora precisa ir até o Sindicato dos Trabalhadores de sua Cidade , portando seu CPF e RG, lá eles conseguem fazer a verificação para a senhora.

Clarelis Novaes De Oliveira

Como faço pra saber se minha dap tá vencida?

Cristine Sutil

Ola Clarelis atraves do site: http://dap.mda.gov.br/ConsultaPublicaIrregularidade/ ou indo ate uma agencia reguladora, sindicato dos trabalhadores ou Ater de sua cudade.

Lilian ferraz carvalho

Qual é a validade deviam Dap?
1 ,2ou 3 anos

Cristine Sutil

Boa tarde!! Nem um, nem outro. A DAP tem validade por 6 meses.

Nacel caciandria leite Silva

Gostaria de saber porque a minha dap tá bloqueada

Cristine Sutil

Ola Nacel, O senhor tem que se dirigir ate o Sindicato da sua cidade ou uma instituição vinculada ao ministério da agricultura de sua cidade para lhe informar qual o motivo do bloqueio, nós da Culte não fazemos esse serviço.

Eli de Aragão Carvalho

Quero ver si meu adapte ainda e válido

Cristine Sutil

Olá Eli, para isso você deve procurar o sindicato ou a entidade representante do Ministério da Agricultura de sua cidade, a Culte não presta esse serviço.

GERLIANE RODRIGUES AMARAL

Como saber a vavalidade da minha dap

Cristine Sutil

Olá Gerliane, Você precisa ir num órgão regulamentado pelo Ministério da Agricultura em sua cidade.

Eliane Nogueira

Gostaria de saber se eu tenho direito a o Dap

Cristine Sutil

Ola Eliane, pra isso vc precisa ir ate um sindicato representante do Ministério da agricultura pra você saber, não fazemos esse trabalho.

Rafael Diego Andrade

como cancelar a minha dap online

Cristine Sutil

Rafael você precisa ir ate um órgão de sua cidade que esteja ligado ao ministério da agricultura

Nilce maria da silva

Como saber se vou receber seguro safra moro em cruz CE neste ano 2023 qual mês

Cristine Sutil

Ola Nilce, você tem que ao sindicato dos trabalhadores rurais e verificar com eles, nós não fazemos essa consultoria e não temos acesso para verificar.

Jose Alves de Oliveira

Como está meu dap

Cristine Sutil

Não consultamos DAP, favor se dirigir ate um local em sua cidade que faça tal serviço. obrigada

ketly sabrina bezerra da silva

Então meu dap ta ativo gostaria de saber o que tenho direito

Cristine Sutil

Olá Ketly, avor procurar um órgão ligado ao ministério da agricultura em sua cidade, não prestamos essa consultoria.

Sandra Gomes Dos Santos

Preciso fazer uma consulta para saber se minha DAP está ativa.

Cristine Sutil

Ola Sandra, recomendamos você ir ate um Sindicato do Trabalhadores de sua cidade a Culte não faz essa consulta.

Cleidiane Pereira Dos Santos

pedir minha dap como faço pra comsegui outra

Cristine Sutil

Ola, Cleidiane, voce precisa ir ate o sindicato de sua cidade e verificar com eles.

George

como consultar daps de anos anteriores? ex. 2020.

Cristine Sutil

Ola George, você deve ir ao sindicato de sua cidade para verificar.

Cicera Dantas vitoriano

Olá bom dia! Gostaria de saber, se eu posso tirar uma.DAP POIS TENHO INCRA , ITR CAR, NAO TENHO RENDA E SOU ARTESÃ. COMO FOCO? GRATA POS ME ORIENTAR.

Cristine Sutil

Ola Cicera, você tem que ir ate um sindicato de sua cidade pra ver isso.

Sonia Maria de Sousa

Fiz inscrição em 2011 e nunca me chamaram

Cristine Sutil

Ola Sonia, você tem que ir ver no sindicato da sua cidade, não temos informações sobre isso,

Fabiana Silva Santos

Quero sempre pesquisar minha dap

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.