Como funciona o metaverso e para que serve?

banner_posts

Entender como o metaverso funciona é um passo fundamental para aproveitar as oportunidades dessa tendência em crescimento. Esse texto faz parte da nossa série de artigos sobre o metaverso, você pode reler o primeiro texto: O que é metaverso?

Neste artigo, vamos abordar sobre como o metaverso funciona e as principais tecnologias que estão por trás do desenvolvimento do metaverso.

Como o metaverso funciona

De fato, o metaverso funciona por meio de ambientes virtuais 3D. Ele pode ser baseado em realidade virtual, 3D ou blockchain, onde as pessoas podem interagir, criar conteúdo e realizar atividades semelhantes ao do mundo real. 

Isso é possível por causa dos últimos avanços tecnológicos e maior acessibilidade, que tornou possível a interação com outros usuários de forma imersiva, assim como a criação de espaços compartilhados, direito de propriedade e ambientes descentralizados.

No metaverso, os usuários podem realizar tarefas tradicionais, como estudar, participar de shows, trabalhar em ambientes digitais, mas que não se limita a isso, pois existe também o metaverso industrial. O metaverso industrial se refere ao conceito de metaverso quando aplicada para a indústria, visando a simulação de ambientes industriais para o aperfeiçoamento dela. 

Por exemplo: imagine uma fábrica de carros, agora imagine uma réplica dessa fábrica em um mundo digital, mas funcionando exatamente como a do mundo real. Nessa réplica, é possível verificar o funcionamento da fábrica, aperfeiçoar os processos industriais, realizar treinamentos para os funcionários e tornar o planejamento mais eficaz. 

Essa é uma das maneiras de como funciona o metaverso, mas que pode variar de acordo com o objetivo da plataforma ou da empresa.

Para que serve o metaverso?

O principal propósito do metaverso é o de aproximar as pessoas, servindo como uma ponte social, mas esse modelo está mudando aos poucos. Quando Mark Zuckerberg anunciou seu foco no metaverso, ele definiu a Meta (Facebook) como uma empresa do metaverso social.

De fato, Zuckerberg disse que o metaverso seria o futuro da internet e da comunicação social. Entretanto, empresas como a NVIDIA acreditam que o metaverso tem uma grande aplicação nos ambientes industriais. 

Desse modo, o metaverso funciona como um instrumento de socialização e interação entre usuários, integração de plataformas industriais, aperfeiçoamento de técnicas empresariais e para modernizar setores do entretenimento e comunicação. 

Tecnologias importantes do metaverso

Avatares alteram o modo de como o metaverso funciona
Metaverso: avatar é uma peça importante no metaverso e pode variar conforme a tecnologia.

Agora que você sabe como o metaverso funciona e para que serve, saiba que existem algumas tecnologias que estão interligadas com o metaverso e ajudam nesse funcionamento.

Essas tecnologias não surgiram com o metaverso, mas receberam um importante significado com o metaverso e proporcionam grandes benefícios. Veja algumas dessas tecnologias.

Blockchain

A tecnologia blockchain é conhecida por dar vida aos NFTs (tokens não fungíveis) e a enorme quantidade de criptomoedas que possuímos atualmente, alterando totalmente o modo de como o metaverso funciona.

A blockchain proporciona inúmeros benefícios para o metaverso, que vão desde a possibilidade de criar um mercado autônomo e descentralizado, até a técnicas de rastreamento e logística para as indústrias vinculadas ao metaverso.

A blockchain é um livro-razão, uma espécie de banco de dados, que registra todas as informações de ativos como NFTs e criptomoedas, mas que possui total segurança contra violações, fraudes ou modificações. 

Assim, existem metaversos baseados em blockchain que trazem a premissa de descentralização e garantem a propriedade dos usuários dentro do mundo virtual.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) altera completamente o modo de como funciona o metaverso e ganhou muita relevância com o lançamento do ChatGPT e de outros aplicativos.

Quando vinculada ao metaverso, a inteligência artificial consegue criar mundos virtuais com maior facilidade e rapidez, agilizando o processo de criação e personalização de ambientes digitais. Isso facilita a interação dos usuários.

A inteligência artificial também pode ter valor nos ambientes industriais, pois pode automatizar dispositivos e tarefas. 

Realidade virtual

A realidade virtual, que é a tecn talvez seja a tecnologia mais conhecida e vinculada ao metaverso, visto que muitos metaversos utilizam ela como base, como o Horizon Worlds ou o VRChat.

Em suma, essa tecnologia se refere a criação de ambientes virtuais imersivos gerados por computador que consegue deixar os usuários “presos”, sem perceber o que está passando no ambiente real.

Temos um artigo completo sobre a aplicação de óculos de realidade virtual no metaverso, leia: Metaverso e dispositivos VR.

5G e IoT

Poucos sabem, mas o 5G é uma tecnologia fundamental para o avanço do metaverso. Por se tratar de ambientes digitais e mundos criados por usuários, o metaverso precisa de uma conexão à internet estável e rápida.

Dessa forma, para o ambiente industrial, o 5G permite que dispositivos inteligentes (IoT) possam estar conectados a rede com maior estabilidade. Isso permite que empresas e indústrias tenham todo um sistema funcionando sem maiores problemas. 

O 5G também proporciona uma menor latência (tempo de resposta) para os servidores do metaverso, assim, usuários de diferentes partes do mundo podem interagir nos mesmos ambientes.

Gêmeos digitais

Os gêmeos digitais podem criar avatares mais realistas.

A tecnologia de gêmeos digitais (digital twin) não é muito conhecida, mas está assumindo um papel cada vez mais importante no metaverso. Gêmeos digitais são representações exatas de objetos ou processos físicos replicados no mundo virtual e mudam a maneira de como o metaverso funciona.

Por exemplo: é possível ter cópias exatas de objetos como uma simples caneta ou um carro de Fórmula 1 até processos industriais, como o funcionamento de uma fábrica de móveis. 

Com os gêmeos digitais, é possível tornar o metaverso mais próximo da realidade, mas ainda é uma tecnologia que demanda de muito investimento e estudo.

Como o metaverso funciona com IA?

Existem muitas possibilidades não exploradas no metaverso e que estão em desenvolvimento. Com o Agrispace, a Culte vai proporcionar um ambiente onde as empresas do agronegócio possam estar no metaverso e explorar a riqueza desse ambiente.

De fato, em nosso próximo artigo da série sobre o metaverso, iremos abordar sobre como a inteligência artificial está trazendo avanços para o metaverso. Perdeu o primeiro artigo? Leia-o: link.

O Agrispace – Metaverso do agronegócio.

O Agrispace criará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade e permitindo que a indústria do agro incorpore elementos de rastreabilidade e descentralização.

Por fim, no Agrispace as empresas encontrarão um ambiente propício para expandir a marca digitalmente e adotar a agricultura inteligente.

Conheça o Agrispace, a plataforma do agronegócio que está criando um espaço de colaboração e exposição para o agro.

Saiba como trazer sua empresa para o metaverso, clique aqui.

Não perca a nossa série sobre metaverso, são 5 textos para agregar conhecimentos sobre essa nova tecnologia que está revolucionando a internet.

Acompanhe na próxima segunda.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.