Tokenização de Imóveis: O que é e como transforma o mercado?

banner_posts

A tokenização de imóveis possui o potencial de revolucionar o mercado imobiliário, trazendo uma nova forma de adquirir propriedades e investir no setor, mas ainda está caminhando.

Funcionando com o mesmo propósito dos ETFs (exchange-traded fund), a tokenização de imóveis torna mais acessível a compra de pequenos pedaços de imóveis. Porém, utiliza uma tecnologia inovadora: a blockchain. O que permite essa tokenização é a blockchain, pois por meio dessa tecnologia, os imóveis podem ser divididos em frações.

Neste artigo, exploraremos em detalhes o conceito de tokenização de imóveis, como funciona e algumas vantagens.

O que é tokenização de imóveis

tokenização de imóveis
Ilustração.

A tokenização de imóveis é o processo que utiliza a tecnologia blockchain para transformar ativos imobiliários em tokens digitais, conhecidos como NFTs (tokens não fungíveis, em português).

Dessa forma, os tokens representam frações do imóvel e ficam registrados em uma blockchain pública, uma espécie de livro-razão, garantindo a segurança e transparência de todas as transações. O proprietário pode definir a venda do imóvel como um único NFT ou dividi-lo em frações.

Cada porcentagem ou fração do imóvel corresponde a um determinado número de tokens, dessa forma, a tokenização permite que pessoas com diferentes perfis e orçamentos possam investir em imóveis, mesmo sem ter recursos para adquirir um imóvel completo.

Como funciona a tokenização

O processo de tokenização de imóveis envolve diversas etapas, desde a emissão dos tokens até a negociação e transferência de propriedade. Podemos verificar algumas dessas etapas com mais detalhes:

Emissão dos tokens

A primeira etapa da tokenização de imóveis é a emissão dos tokens que representam as frações do imóvel. Então, para emitir os tokens, o proprietário do imóvel precisa definir a quantidade de tokens que deseja emitir e as características de cada fração.

Feito esse processo, as informações vão para um contrato inteligente, um código registrado e executado automaticamente em uma blockchain, que ninguém pode alterá-lo posteriormente.

Negociação dos tokens

A negociação de tokens imobiliários funciona de uma maneira diferente do mercado de ações. De fato, após a emissão dos tokens, eles ficam disponíveis para negociação em uma plataforma específica escolhida pelo proprietário. Nessa plataforma, os interessados podem comprar e vender as frações de imóveis representadas pelos tokens, mas utilizando criptomoedas.

Transferência de propriedade

Portanto, quando um investidor adquire uma fração de um imóvel por meio dos tokens, ocorre a transferência de propriedade. Essa transferência é registrada na blockchain, atualizando os registros de titularidade do imóvel.

Dessa forma, o investidor se torna legalmente proprietário da fração adquirida, com todos os direitos e obrigações correspondentes.

Benefícios da tokenização de imóveis

Mercado imobiliário

Uma das principais vantagens da tokenização de imóveis é o acesso facilitado ao mercado imobiliário, pois, ao fracionar os imóveis em tokens, é possível investir em propriedades com um valor mínimo. Assim, o mercado e o imóvel fica mais acessível para pessoas com diferentes perfis e orçamentos.

Maior liquidez

Em suma, a tokenização de imóveis aumenta a liquidez dos ativos imobiliários, tornando mais fácil e rápido comprar e venda desses imóveis. Vender um imóvel completo pode levar meses, e até mesmo anos, assim, dividi-lo em frações pode acelerar a negociação.

Redução de custos

De fato, uma outra vantagem da tokenização de imóveis é a redução de custos envolvidos no processo de compra e venda de propriedades. Com o auxílio da blockchain, o proprietário pode reduzir os custos de intermediários como cartórios ou corretoras, além de reduzir a burocracia e aumentando a automação.

Transparência e Segurança

Todas as transações permanecem registradas de forma imutável na blockchain, ou seja, ninguém pode alterá-las ou manipular tais informações.

Desse modo, tokenizar imóveis pode proporciona uma maior confiança e segurança aos investidores, uma vez que podem verificar todas as informações relevantes sobre o imóvel, como titularidade, histórico de transações e características físicas.

Diversificação de Investimentos

A tokenização de imóveis permite que os investidores diversifiquem seus investimentos, adquirindo frações de diferentes propriedades. Assim, é possível construir uma carteira de investimentos imobiliários mais diversificada, reduzindo os riscos e aumentando as oportunidades de retorno financeiro.

banner_posts

O futuro da tokenização de imóveis

A tokenização de imóveis está ainda em seus primeiros passos, mas ainda há muito potencial a ser explorado.

De fato, a tecnologia blockchain e a digitalização dos ativos imobiliários estão transformando a forma como as propriedades são adquiridas, negociadas e investidas.

No futuro, a tokenização de imóveis será mais comum e acessível, pois haverão novas plataformas e regulamentações específicas para essa modalidade de investimento. O metaverso também pode colaborar com esse avanço, pois plataformas e empresas poderão negociar imóveis dentro de mundos do metaverso.

Por fim, a Culte está trabalhando para tornar o mercado de tokenização e o metaverso mais acessível para o mercado brasileiro por meio do Agrispace.

Saiba como a sua empresa pode entrar no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.