Ainda vale a pena minerar Bitcoin?

banner_posts

A mineração de bitcoins é uma das práticas mais cobiçadas por muitos entusiastas de criptomoedas, mas com as muitas mudanças no cenário dessa criptomoeda, fica uma pergunta no ar: será que ainda vale a pena minerar bitcoin?

Esse artigo busca esclarecer as mudanças que ocorreram na mineração de bitcoin e o processo de rentabilidade, pois muito mudou da criação do bitcoin até os dias atuais.

Minerar bitcoin: o que é isso?

Antigamente, mineradores utilizavam GPUs para minerar Bitcoins, mas o processo mudou.
Antigamente, mineradores utilizavam GPUs para minerar Bitcoins, mas o processo mudou.

Antes de discutirmos se ainda vale a pena minerar Bitcoin, é importante entender o que é a mineração de Bitcoin. 

Basicamente, a mineração de Bitcoin é o processo pelo qual novos Bitcoins são criados e transações são verificadas na rede Bitcoin. Portanto, a mineração envolve a resolução de complexos problemas matemáticos para verificar e registrar transações na blockchain da criptomoeda.

De fato, os mineradores utilizam computadores potentes para realizar cálculos complexos, que permitem a verificação e validação das transações. Dessa forma, esses cálculos são conhecidos como “prova de trabalho” e são necessários para garantir a segurança da rede Bitcoin.

Ainda vale a pena minerar bitcoin?

banner_posts

Em algumas situações, vale a pena minerar bitcoin, principalmente quando os custos de energia são baixos e a expectativa para o retorno sobre o investimento são para os próximos anos.

A mineração de Bitcoin pode ser lucrativa para alguns mineradores, mas é importante considerar cuidadosamente os custos e riscos envolvidos antes de se envolver na mineração. Ano após ano, o processo de mineração se torna mais complicado e disputado. 

Há alguns anos, a mineração ocorria utilizando GPUs, pois as placas de vídeo conseguiam fornecer o poder computacional exigido. Posteriormente, o processo de mineração passou para dispositivos próprios, as ASIC, que falaremos abaixo.

Assim, é preciso avaliar se é viável financeiramente, considerando os custos com equipamentos, eletricidade e manutenção. 

Obstáculos para minerar

Imagem de uma DragonNMINT, máquina ASIC feita para minerar bitcoins.
Imagem de uma DragonNMINT, máquina ASIC feita para minerar bitcoins.

A mineração possui alguns desafios importantes. A falta de planejamento sobre tais desafios podem causar uma série de prejuízos financeiros. De fato, é importante realizar uma avaliação inicial para ter noção sobre o tempo do retorno de investimento e avaliar melhor cenário do mercado de criptomoedas. 

Fora isso, outras três questões podem causar desafios no caminho de minerar bitcoins:

Uso de energia

A mineração de Bitcoin usa muita eletricidade. Inclusive, muitos criticam o bitcoin por causa dessa questão. Felizmente, nos últimos anos essa questão vem melhorando porque muitos mineradores estão optando por energia renovável. 

Porém, o investimento inicial para utilizar energia renovável, como a solar, pode tornar o processo de mineração bem mais elevado e difícil para quem está querendo começar.

Riscos ambientais

De fato, uma questão importante sobre a mineração de bitcoin é o risco ambiental causado por ele. Em suma, o processo de mineração é extremamente competitivo, além do consumo energético, muitos componentes eletrônicos são consumidos no processo. Portanto, o descarte e a demanda por equipamentos de última geração pode ser um transtorno para os mineradores.

Concorrência

Em suma, existe uma elevada concorrência para minerar bitcoin, seja por causa da recompensa que cai pela metade a cada quatro anos, seja pela popularidade da criptomoeda que vem crescendo ano após ano.

Uma alternativa é participar de um “Pool de mineração”, que é onde grupos de mineradores se reúnem para minerar o bitcoin de modo coletivo, compartilhando os lucros de acordo com a participação de cada um.

banner_posts

Mineração ASIC

De fato, quando o Bitcoin foi criado pela primeira vez, para minerar ele bastava o poder da CPU de um computador comum. Mas com o tempo, os cálculos se tornaram mais complexos. Portanto, hoje, a mineração de bitcoin ocorre somente por meio de máquinas específicas para isso, como a ASIC (Circuito integrado de aplicação específica).

Quanto ganha um minerador de bitcoin

Quando um bloco é minerado, a recompensa é de 6,25 bitcoins. No início de 2020, a recompensa era de 12,5 bitcoins, mas em maio aconteceu o halving (a cada quatro anos a recompensa cai pela metade) e a recompensa diminuiu.

O próximo Halving, que é o processo de redução das recompensas fornecida aos mineradores, acontecerá daqui a pouco mais de 330 dias. Você pode acompanhar o halving em tempo real pelo site da Binance.

Então, caso você esteja pensando em começar na mineração de criptomoedas, precisa realizar um planejamento a longo prazo, verificando os obstáculos e o tempo de retorno do investimento.

De qualquer forma, é rentável minerar bitcoins, mas para aqueles que estão dispostos a esperar algum tempo e seguem uma estratégia bem estabilizada. Para quem busca resultados imediatos ou possui pouca experiência, talvez não seja a melhor opção.

Continue lendo sobre o Bitcoin: O que é bitcoin?

Por fim, saiba mais sobre como sua empresa pode investir no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: 10 benefícios da agricultura inteligente

Saímos na mídia!!! No Programa Venture Builder da SLC Agrícola com o Agriverso.

Comentários

Thalison

Para comprar hardware ASIC com segurança no Brasil, eu recomendo o site whatsminer.com.br

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.