App da NBA incorpora função RV

banner_posts

Através de seu app oficial, a NBA está tentando tornar a experiência de assistir aos jogos da franquia de basquete mais agradável para os fãs. De fato, na última sexta-feira, mais uma medida foi feita visando esse objetivo. Em breve, o app oficial da NBA terá uma nova função, mas que será baseada em realidade virtual.

Durante o NBA All-Star Tech Summit, o comissário da NBA, Adam Silver, apresentou uma nova experiência para o modelo de streaming. No palco, ele fez uma demonstração dessa nova função.

Ele digitalizou o corpo do comentarista esportivo Ahmad Rashad e o colocou no corpo de um jogador do Utah Jazz. Adam Silver disse a Rashad que, com o app, ele “vai fazer os mesmos movimentos que o jogador do Utah Jazz, mas vai parecer que é o corpo dele”.

É possível ver o avatar de Rashad passeando pela quadra usando uma roupa casual e até fazendo uma enterrada na partida.

Veja a demonstração:

O recurso utilizado no app da NBA foi desenvolvido pela Polycam, empresa de aplicativos 3D. A empresa usa uma tecnologia chamada de LiDAR para capturar a imagem de uma pessoa e criar um modelo de avatar 3D dela. 

Novas funções serão adicionadas em breve ao APP da NBA. As novas funções incluem apostas integradas, novos idiomas, novas câmeras aprimoradas, comentários adicionais de celebridades e, até mesmo, mover as partidas para locais virtuais.

A NBA está investindo em novos recursos para tornar a experiência melhor, pois está ocorrendo um declínio de patrocinadores e perda de telespectadores nas partidas da NBA. 

Realidade Virtual nos Esportes

A NBA está aprimorando seu app seguindo os passos de outros esportes, como o do UFC e também o do futebol. O serviço de streaming UFC Fight Pass realizou parceria com a Meta para que as lutas do UFC sejam transmissíveis também em realidade virtual pelo metaverso da Horizon Worlds. 

Os espectadores do UFC conseguiram assistir ao evento com câmeras aprimoradas e vídeo em 180 graus do evento, mas também era possível posicionar a câmera dentro do octógono. Vale lembrar que a Meta também possui uma parceria semelhante com a NBA, transmitindo as partidas diretamente de seu app.

Medida do UFC segue o exemplo do APP da NBA de criar conteúdo inovador.
Visão da transmissão via Horizon Worlds do UFC.

Assim como o app da NBA implantou recursos de realidade virtual, a FIFA utilizou elementos parecidos e também de inteligência artificial para aprimorar a experiência dos usuários. A lista foi longa, mas alguns dos elementos utilizados nas partidas foram:

  • Sensores de movimentos no interior das bolas para monitorar e rastrear estatísticas dos jogos.
  • Assistente de vídeo (VAR) utilizou RV e algoritmos para ser mais preciso.
  • Câmeras de rastreamento sob os telhados do estádio.
  • Reconhecimento facial dos jogadores.
  • Gêmeos digitais dos estádios da Copa.

A maioria dos recursos de realidade virtual e inteligência artificial foram utilizados pelos árbitros ou para manter a segurança nos locais da copa, mas alguns elementos foram disponibilizados para o público através do aplicativo da FIFA, o FIFA+.

Por exemplo, os torcedores que estavam nos estádios poderiam mirar a câmera do celular para os jogadores utilizando o app que permitiria criar uma sobreposição visual na tela. Com essa sobreposição, os torcedores teriam acesso em tempo real a informações da partida e também do jogador capturado pela câmera.

Assim, APP da NBA e o FIFA + podem servir de modelos para novos aplicativos voltados para o esporte.

Esportes no metaverso

Barcelona é um dos muitos clubes a desenvolver conteúdo audiovisual para engajar com novos públicos. APP da NBA pode servir de exemplo para a equipe.
Barça Studios. Estúdio do Barcelona focado em desenvolver conteúdo audiovisual.

O metaverso está virando palco apropriado para o desenvolvimento do setor esportivo, pois consegue englobar uma gama de tecnologias e também manter uma conexão maior com o público-alvo. Diante do desafio de atrair novos sócios-torcedores e manter os fãs conectados às equipes, certamente outras equipes vão seguir os passos da NBA com seu app.

Assim, com esse objetivo, o Barcelona fundou o Barça Studios, sua agência de publicidade e criação de conteúdo digital. De fato, a equipe que já possui um fã token em parceria com a Socios, agora quer utilizar a blockchain para desenvolver ativos digitais (NFTs) e também uma possível criptomoeda. Em suma, o próximo passo seria embarcar no metaverso.

Parece um caminho natural, não apenas para o esporte, mas também para diversos setores da economia global. O metaverso proporciona uma conexão sem igual com diversas tecnologias e consegue aproximar as marcas das novas gerações.

Assim, a Culte também está elaborando uma plataforma do metaverso com o objetivo de conceder ao agronegócio um espaço apropriado de desenvolvimento tecnológico e também como um espaço de colaboração.

Saiba mais sobre essa iniciativa: Agrispace, o metaverso do agronegócio. Saiba como sua empresa pode investir no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: As 5 principais características do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.