10 marcas que estão no metaverso

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Por que muitas marcas estão investindo no metaverso? Investir no metaverso é um passo natural, pois é uma maneira de marcas e empresas estarem mais conectadas com as tendências do mercado e também de construir uma relação melhor com seus clientes.

Desse modo, esse desenvolvimento e investimento em inovações acontece em muitas áreas, como ocorreu recentemente com a NBA (liga nacional de basquete da América do Norte).

A NBA anunciou um novo recurso de realidade virtual em seu aplicativo que permitirá uma interação mais próxima para os fãs do NBA. O recurso vai permitir inserir um avatar 3D de um fã dentro da quadra de basquete. Pode parecer um passo simples, mas é um passo significativo e importante para a NBA porque utilizar elementos de realidade virtual e inteligência artificial está se tornando cada vez mais comum. O motivo é quase o mesmo do porque as marcas estão investindo no metaverso.

Assim como a NBA sabe a necessidade de inovar e conquistar novos espaços para não cair no esquecimento, as marcas que estão investindo no metaverso também entendem essa necessidade.

Então, muitas marcas estão apostando no metaverso porque entendem que o metaverso pode ajudar a criar uma maior afinidade com seus clientes e ter uma melhor exposição social.

Marcas que estão no metaverso

1. Nike

NFT criado pela RTFKT da Nike. Marca aposta em NFTs e espaços virtuais para aproveitar as oportunidades do metaverso.
NFT criado pela RTFKT da Nike. Marca aposta em NFTs e espaços virtuais para aproveitar as oportunidades do metaverso.

Certamente a Nike acredita no imenso potencial do metaverso e nada mais justo do que ela estar em primeiro lugar nessa lista (que não é um ranking). Em dezembro de 2021, a Nike adquiriu a RTFKT Studios, uma organização que utiliza recursos e elementos Web3 e Blockchain para criar tokens, artefatos, roupas e outros ativos digitais (NFTs). 

Dessa forma, a marca também desenvolveu parceria com a Roblox e lançou o Nikeland, seu espaço virtual no metaverso. De lá pra cá, o valor de mercado da Nike cresceu 9% e ela se manteve como a marca de moda mais valiosa do mundo.

2. Sony

Talvez você não ouça falar que a Sony está no metaverso, mas a empresa está trabalhando e desenvolvendo seus recursos para consolidar a marca no metaverso porque acredita que seus produtos serão importantes para o metaverso.

Ela já desenvolveu o Mocopi, dispositivo portátil de captura de movimento, mas ainda mira em outras tecnologias para ampliar sua presença no metaverso. O CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, já disse que a marca está bem posicionada para o metaverso.

3. Mastercard

Ação da Mastercard no metaverso da Decentraland.

No ano passado, a Mastercard estreou no metaverso através de uma parceria com a Decentraland, pois acredita que o metaverso será um importante para o crescimento da marca. Portanto, a marca está interessada em criar soluções econômicas e de pagamentos no metaverso e, somente no ano passado, apresentou mais de 15 pedidos de patentes relacionados ao metaverso.

4. Ambev

Na segunda edição do Ambev Conecta, a Ambev utilizou um espaço diferente: o metaverso. O Ambev Conecta é uma feira de carreiras que busca contratar trainee e estagiários para a empresa. Assim, a Ambev utilizou o metaverso como uma medida de se aproximar de estagiários e trainee. A Stella Artois, do mesmo grupo da Ambev, também realizou ações no metaverso. 

5. Adidas

Ilustração da parceria entre a Adidas e a Bored Ape Yacht Club.

A Nike não está sozinha no metaverso, porque a Adidas, sua principal concorrente também está investindo nessa tendência. De fato, a Adidas está engajada nas possibilidades que o metaverso oferece e também no potencial para a marca. Ela se juntou a artistas e empresas para apoiar projetos NFTs, como a coleção mais popular de NFTs, Bored Ape Yacht Club, e a coleção NFT Punks Comic.

A marca também desenvolveu a Originals, coleção de roupas digitais projetada para o metaverso.

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6. Ralph Lauren

As ações da Ralph Lauren no metaverso ajudaram a empresa a se recuperar do período de queda da pandemia de COVID-19. A marca realizou parcerias importantes no metaverso, como com a Roblox e com a Zepeto. Essas parcerias foram importantes para a marca porque trouxeram um grande impulso na conquista de clientes digitais e também no aumento de suas receitas.

Mais recentemente, a marca realizou parceria com o Fortnite, criando uma coleção projetada para o metaverso, o Polo Stadium. 

7. Samsung

Para muitas marcas, o Fornite é uma porta de acesso para o metaverso e assim é para a Samsung. A parceria entre Samsung e Fornite resultou no mapa Neo SmartCity que pode ser acessado através do código: 8526-6648-9508

Dessa forma, a marca está realizando esforços para se conectar com a geração Z e o metaverso aparenta ser o lugar ideal. Mas além do Fornite, a marca também está no metaverso da Decentraland no seu espaço chamado House of Sam.

8. Renner

Rennerplay – espaço da Renner no Fortnite.

A Renner inovou no lançamento de uma coleção de roupas primavera-verão porque não apenas lançou elas fisicamente, mas também no metaverso. Em suma, a parceria com a Decentraland, a marca lançou versões digitais da sua coleção de roupas e reforçou a intenção da empresa em buscar inovar e conquistar novos espaços.

Em 2021, a marca já havia demonstrado suas intenções com o metaverso ao levar uma loja digital para o Fortnite.

9. Itaú

Através do Certificado de Operações Estruturadas (COE) Autocall Metaverso, o Itaú lançou o primeiro produto de investimento com foco em empresas que oferecem produtos e soluções para o metaverso.

A marca busca oferecer ofertas e investimentos para que clientes tenham opções de investir no metaverso através de renda fixa e ações. De fato, a marca também já fez ações promocionais em mundos do metaverso, como no Cidade Alta.

10. TIM

Por fim, a TIM também está com sua marca posicionada para o metaverso. Ela possui uma loja no Cryptovoxels porque entende que essa medida pode criar uma conexão maior com a geração Z.

Mas criar um espaço no Cryptovoxels não foi a única ação da TIM. Dessa forma, a empresa também proporcionou experiências no metaverso por meio de sua loja na Barra Shopping, criando um espaço metaverso onde os clientes recebiam óculos 3D para entrar no mundo virtual e conhecer a loja da TIM no mundo virtual.

Sua marca e empresa no metaverso

Investir no metaverso é, sem sombra de dúvidas, uma aposta inteligente, mas que requer muita atenção aos detalhes e também um bom planejamento. Assim, não à toa, as marcas citadas, que já eram populares, estão cada vez mais importantes e engajadas nessa tendência.

De fato, a Nike, uma das marcas que mais aposta no metaverso, teve lucro de 185 milhões de dólares, quase 1 bilhão de reais, com suas iniciativas de NFT, em 2022. Em suma, Dolce & Gabbana, Tiffany, Adidas e Gucci também movimentaram valores significativos, demonstrando a importância de buscar criar uma conexão mais forte e próxima com o público alvo.

Você pode contar com o apoio da Culte para entender mais a respeito do metaverso e saber como sua marca pode estar no metaverso. Saiba mais sobre como investir no metaverso

Leia também sobre o Agrispace, a iniciativa da Culte para que o agronegócio brasileiro tenha um espaço de colaboração no metaverso e seja aperfeiçoado através dessa tecnologia. 

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