CHATPDF: conheça 5 alternativas para resumir arquivos

banner_posts

Está ocorrendo um boom no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar na compreensão e interação de artigos e arquivos disponíveis na internet, principalmente alternativas para estudos, como o ChatPDF. 

O ChatPDF permite que os usuários interajam com o arquivo, realizem perguntas e façam resumos, permitindo maior compreensão sobre o material analisado.

Porém, embora o ChatPDF seja útil para pesquisar palavras-chave específicas ou até mesmo resumir os documentos, existem outras alternativas que os usuários podem explorar. Vale lembrar que, entretanto, essas ferramentas servem para auxiliar na pesquisa ou geração de resumos dos documentos, e não para substituir um estudo aprofundado sobre os temas abordados. 

Alternativas para o ChatPDF

Verificamos algumas alternativas viáveis para substituir ou escolher no lugar do ChatPDF e, por meio disso, chegamos a 5 opções, confira abaixo a lista.

1. Perplexity

ChatPDF alternativas

Criado em 2022, o Perplexity é um chatbot que funciona como um motor de busca que gera respostas com base nas informações encontradas na internet, retornando as fontes consultadas, mas também capaz de gerar resumos de arquivos armazenados localmente. 

O Perplexity funciona de maneira interessante, pois consegue consultar informações da internet para gerar respostas resumidas, mas consultando diversas fontes, sendo uma ótima alternativa para o ChatPDF.

O aplicativo também retorna várias perguntas que ajudam a compreender as informações, tornando o conteúdo mais amplo. A versão paga equivale a 100 reais mensais.

A ferramenta funciona em português, é gratuita e está disponível para Iphones e smartphones Android, mas também possui uma extensão para o Google Chrome e para o Edge.

2. SciSummary

ChatPDF alternativas

Fundada em 2023, o SciSummary possui como foco a área acadêmica, principalmente para estudantes, pesquisadores e professores. A ferramenta utiliza IA para resumir artigos, gerar os pontos chaves para entender o conteúdo, podendo simplificar e entender até apresentações do PowerPoint.

Em suma, o SciSummary consegue gerar os resumos incluindo as referências do artigo, em português e também oportunidades de pesquisas futuras baseada no artigo inserido, funcionando como uma alternativa do ChatPDF para aqueles que buscam pesquisas mais complexas. 

Infelizmente, a versão chatbot do aplicativo não está disponível na versão gratuita, que permite a geração de até 15 mil palavras por mês. O modelo pago possui um valor atrativo de aproximadamente 25 reais mensais. 

3. Poe

Não estamos falando do famoso escritor Edgar Allan Poe, mas de uma ferramenta multiplataforma muito útil para o dia a dia e alternativa ao ChatPDF.

Projetado para possuir uma interação simples e acessível, o Poe permite que os usuários façam perguntas e utilizem outros modelos de inteligência artificial. 

Por exemplo, a plataforma conta com o Claude-2, Claude-instant, GPT-4, Llama-2-70b, Poe, dentre outros. De fato, isso permite que os usuários possam encontrar o modelo IA que mais se aproxime de suas necessidades.

De fato, o Poe, é uma ferramenta interessante para quem procura tirar dúvidas rápidas na internet de forma prática, sem instalar aplicativos, podendo utilizar a versão para dispositivos móveis. A ferramenta também consegue gerar resumos e outras questões de arquivos em PDF.

4. PDFgear

O PDFgear é um dos sites mais completos na questão de interagir com arquivos em PDF, mas que surgiu inicialmente como uma ferramenta para criar, converter e editar arquivos em PDF, o PDFgear ganhou uma integração com IA, permitindo novas interações com PDF.

Para utilizar o PDFgear, o usuário precisa baixar o software, disponível apenas para windows 10 e windows 11, porém, não necessita de cadastro.

Após iniciar o aplicativo no computador, ele vai apresentar uma tela inicial com os recursos simples, como converter o PDF, unir ou dividir, comprimir, mas quando o usuário abre o PDF na ferramenta, abre uma nova interface.

Quando aberto, o aplicativo vai permitir a edição básica, mas ao lado direito vai surgir as opções baseada em inteligência artificial. Resumir, realizar perguntas, editar o texto. O PDFGear é a alternativa mais similar ao ChatPDF.

5. ChatDOC

Baseado no GPT-3.5, o ChatDOC é um assistente IA capaz de ler, extrair informações e resumir arquivos de maneira fácil. 

Ou seja, a ferramenta permite que o usuário simplifique a extração de informações de livros, artigos, manuais e outros documentos.

Na versão gratuita, a ferramenta interage com arrquivos de até 20 páginas e com tamanho de até 36 MB, mas suporta documentos txt, epub, docx e OCR. Infelizmente, o modelo está disponível apenas nos idiomas Inglês e Chinês, 


Por fim, como você leu, existem ótimas alternativas para o ChatPDF que podem turbinar teus estudos e te auxiliar nas tarefas do dia a dia.

Saiba como a sua empresa pode participar do metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.