O que é modelo de linguagem grande (LLM)?

banner_posts

Descubra o futuro da comunicação e da tecnologia com um dos avanços mais impressionantes da inteligência artificial: o Large Language Model (LLM). 

A inteligência artificial está crescendo por causa dos modelos de linguagem grande. Famosas ferramentas surgiram nos últimos anos, a mais famosa delas é o ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI.

Caso você não saiba o que é LLM, não se preocupe, pois preparamos este artigo para você aprender sobre o que é LLM, como funciona e quais são alguns exemplos de modo fácil.

Significado de Large Language Model (LLM)

Antes de tudo, saiba que LLM é a sigla para o termo em inglês Large Language Model, ou Modelo de linguagem grande e que fazem parte de um processo de deep learning.

Um dos responsáveis pelo grande avanço dos LLMs no mercado foi o Google, pois em 2017, a empresa disponibilizou o Transformer, um modelo de linguagem. 

O Transformer é uma rede neural projetada para funcionar como o cérebro humano. Ela trouxe um avanço significativo para a área de inteligência artificial, assim, por causa do Transformer, novos modelos surgiram, incluindo o Bert e o GPT-3 (ChatGPT).

O que é LLM

O que é LLM?
Ilustração: LLMs possuem funcionamento como o cérebro humano.

Um Large Language Model (LLM) é um modelo de inteligência artificial treinado em uma grande quantidade de dados de textos, como documentos e artigos, para gerar saídas de linguagem semelhantes à linguagem humana. 

Desenvolvida a partir de combinações de redes neurais, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (PLN), campos da inteligência artificial, os LLMs têm sido cada vez mais populares nos últimos anos graças à sua capacidade. 

Desse modo, os LLM estão gerando inteligência artificial capazes de realizar várias atividades como gerar texto parecido com texto humano, atendimento os clientes, tradução de língua, gerar música e criação de conteúdo.

Como um LLM funciona

Por meio de algoritmos e aprendizado de máquina, modelos de redes neurais, os LLMs são treinados para aprender padrões e relações na linguagem.

Durante o processo de treinamento, os desenvolvedores inserem uma grande quantidade de informações no modelo, dados que vão desde artigos, livros, páginas do wikipédia e outros sites, diálogos e demais conteúdos, então são projetados para aprender a estrutura da linguagem humana. 

A capacidade dos LLMs vai variar de acordo com o treinamento obtido e o foco definido pelos desenvolvedores. Por exemplo: o modelo LLM do Google que resultou no chatbot Bard, possui um foco em diálogo e pesquisas. Já o modelo LLM da OpenAI que serviu como base para o ChatGPT possui um foco em respostas e narrativas mais bem contruídas e um entendimento melhor de diferentes áreas.

Os LLMs ainda estão em desenvolvimento, mas já podem capazes de realizar uma variedade de tarefas, incluindo:

  • Gerar texto para diversas atividades: poemas, e-mails, cartas, notícias.
  • Traduzir com precisão idiomas.
  • Escrever e depurar códigos de diferentes linguagens de programação
  • Responder perguntas de modo informativo, mesmo que abertas, desafiadoras ou estranhas.

Os LLMs têm o potencial de revolucionar a forma como interagimos com os computadores porque eles podem ser usados para criar assistentes virtuais mais inteligentes, chatbots mais naturais e ferramentas de tradução mais precisas. À medida que os LLMs continuam a se desenvolver, eles se tornarão ainda mais poderosos e sofisticados.

Exemplos de LLMs

Por meio das LLMs, surgem modelos IA como o ChatGPT.

GPT-4

O GPT-4 é o maior modelo da série GPT da OpenAI, lançado em 2023, mas diferente do modelo anterior, sua contagem de parâmetros não foi divulgada ao público. Esse modelo não apenas pode processar e gerar linguagem, mas também pode gerar imagens. 

O GPT-4 também introduziu uma mensagem do sistema, que permite aos usuários especificar o tom de voz e a tarefa, permitindo um desempenho melhor e mais humano.

Llama

Em suma, a Large Language Model Meta AI (Llama) é o LLM da Meta lançado em 2023. Dessa forma, a maior versão tem 70 bilhões de parâmetros. Portanto, originalmente lançado para pesquisadores e desenvolvedores aprovados, o Llama agora liberou o código para virar uma ferramenta de código aberto. De fato, existem também opções menores do Llama 2 para os usuários experimentarem. Leia sobre o Llama 2: Conheça a nova IA da Meta.

Esse modelo LLM supera os demais modelos de código aberto pois é o melhor modelo LLM de código aberto do mercado.

LaMDA

LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) é uma família de LLMs desenvolvida pelo Google Brain anunciada em 2021. O LaMDA usou um modelo de linguagem transformadora somente para decodificador e foi pré-treinado em um grande corpus de texto. 

Por fim, os LLMs estão transformando o mundo porque não estão restritos apenas à criação de conteúdo, mas podem auxiliar na criação de ferramentas e demais aplicações inteligentes. Empresas estão focadas em integrar chatbots inteligentes aos seus produtos, como a Microsoft que integrou o ChatGPT no Bing e no Office.

Essa inteligência artificial também está trazendo um significativo impacto positivo para o metaverso, pois é capaz de acelerar o desenvolvimento de ambientes digitais. Você pode aprender mais sobre o metaverso lendo nosso artigo sobre: O que é metaverso?

A Culte está desenvolvendo uma plataforma de colaboração para o agronegócio brasileiro no metaverso por meio do Agrispace.

Saiba como a sua empresa pode participar do metaverso.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.