Conheça o Spatial: um metaverso cultural

banner_posts

Com o avanço do metaverso na cultura e no entretenimento, muitas plataformas surgiram, uma delas o Spatial, conhecida como um metaverso para marcas luxuosas. 

O Spatial compartilha uma visão de interoperabilidade e de integração a Web 3.0, uma tendência que visa utilizar a tecnologia blockchain em sites e plataformas na internet.

Entenda mais sobre o Spatial e como essa plataforma do metaverso está agindo para transformar a cultura.

O que é o Spatial

Evento cultural no Spatial
Evento cultural no Spatial

O Spatial é uma plataforma do metaverso focada em proporcionar para criadores e marcas espaços compartilhados e intuitivos, permitindo a interação direta com os usuários.

A plataforma segue o conceito de ambientes sociais, visando colaborar com marcas para que elas possam ter ambientes capazes de criar experiências significativas, com ou sem a realidade virtual.

O foco é justamente no lado cultural, diferente do Agrispace, que possui um foco no agronegócio.

Em 2022, a Hublot criou um estádio virtual de 360 graus dentro do Spatial porque estava acontecendo a Copa do Mundo de Futebol. Uma das muitas experiências dentro da plataforma.

A história do Spatial

Em 2018, uma nova plataforma surgiu: o Spatial. Antes que o termo metaverso ganhasse popularidade, o Spatial tinha como proposta servir como uma ferramenta de colaboração baseada em realidade aumentada (AR).

Dentro do Microsoft HoloLens AR, os usuários poderiam compartilhar os mesmos espaços, socializar por meio de avatares e realizar tarefas em conjunto. 

Os fundadores, Anand Agarawala e Jinha Lee, possuem experiência na área, visto que já fundaram a BumpTop, uma plataforma comprada pela Google em 2010.

Na esquerda, Jinha Lee. Na direita, Anand Agarawala. No centro, John Underkoffler.

Assim, durante a pandemia de COVID-19, o Spatial passou a trabalhar de uma maneira diferente, e visou o 3D e a interoperabilidade. Antes, focada no AR e VR, o Spatial buscou integrar novas maneiras e possibilitou o acesso via smartphones e computadores, aumentando a base de usuários.

Em 2021, a plataforma conseguiu arrecadar 25 milhões de dólares para que pudesse expandir o projeto. 

Recentemente, adicionou novas funcionalidades, como a própria moeda, que possui valor no mundo real. Adicionou também uma loja para vendas de avatares e produtos, além de uma moeda para recompensar comunidades.

banner_posts

Características do Spatial

O Spatial possui uma série de características que são comuns para as plataformas do metaverso, mas que ajudam a tornar possível a construção consistente de experiências imersivas. 

Como citamos anteriormente, o objetivo deste metaverso é proporcionar que as pessoas possam compartilhar produtos e eventos culturais. 

Assim, o Spatial tem três características importantes e que vamos falar sobre elas abaixo.

Metaverso persistente

O Spatial tenta abordar uma postura de metaverso persistente. Ou seja, que os usuários conseguem acessar a qualquer momento e em qualquer dispositivo, sem perder a experiência que a plataforma possui.

No início, a proposta era clara: uma plataforma focada em dispositivos de realidade virtual, mas que mudou conforme o tempo. Portanto, agora, a Spatial pode ser acessada por smartphones, computadores, dispositivos AR e VR.

Assim, a Spatial consegue fornecer experiências duradouras e significativas para um maior número de pessoas. 

Espaço compartilhado

O Spatial compartilha de uma característica em comum com o Agrispace, o metaverso da Culte: os espaços compartilhados. O foco é diferente, mas a proposta é a mesma, a de possibilitar que empresas, negócios culturais ou educacionais, ou apenas a socialização, se tornem possíveis dentro do metaverso.

Os espaços compartilhados são terrenos dentro do metaverso que podem ser projetados para funcionar de diferentes maneiras. Empresas estão optando por espaços no metaverso para instalar seus escritórios ou realizar ações de marketing porque sabem do potencial do metaverso.

Uma funcionalidade interessante que vem crescendo dentro do metaverso é a incorporação de outras tecnologias nos espaços compartilhados. Por exemplo: a utilização de inteligência artificial para auxiliar na execução das atividades dos usuários dentro ou fora do metaverso.

NFTs e Web 3.0

Se o Spatial tem como objetivo disseminar a cultura através de espaços compartilhados 3D, os NFTs e a Web 3.0 são o meio pelo qual isso se torna possível.

No metaverso da Spatial, os usuários podem transformar espaços 3D em NFTs (tokens não fungíveis). De fato, com isso, os usuários podem vender ou alugar esses espaços para outros usuários.

A plataforma também funciona de maneira interoperável, ou seja, os usuários podem transitar seus espaços e NFTs entre outras plataformas. 

banner_posts

Agrispace

O Agrispace é uma plataforma do metaverso em desenvolvimento pela Culte e que busca proporcionar um espaço de colaboração para o agronegócio brasileiro. 

Por fim, marcas, empresas e pessoas poderão ter no Agrispace o lugar ideal para compartilhar experiências e expandir-se tecnologicamente. 

NFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Quais são os tipos de inteligência artificial?

Acompanhe também: A Evolução do Mapa do Fortnite: Descubra as Transformações Mais Surpreendentes

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.