Quais são os tipos de inteligência artificial?

banner_posts

A inteligência artificial (IA) é um campo em rápido crescimento que engloba várias abordagens e tecnologias. Embora existam várias maneiras de categorizar a IA, neste post, exploraremos cinco tipos de inteligência artificial, incluindo aprendizado de máquina e IA generativa.

Os sistemas de IA são projetados para emular a inteligência humana e executar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Entretanto, nem todos os sistemas de IA são iguais. 

Existem diferentes tipos de inteligência artificial que são usados para diferentes fins. Nesta postagem do blog, exploraremos os diferentes tipos de inteligência artificial.

1. Aprendizado de Máquina (ML)

Aprendizado de máquina é um dos tipos de inteligência artificial
1: Aprendizado de máquina.

O aprendizado de máquina (Machine Learning) é um campo de estudo da inteligência artificial. No aprendizado de máquina, as máquinas são treinadas com dados para que consigam realizar previsões ou tomar decisões lógicas e rápidas de maneira autônoma. 

Por exemplo: o ML permite que os computadores identifiquem padrões, aprendam a corrigir ou a trabalhar nesses padrões e evoluam conforme o tempo. Um programa de computador treinado para jogar xadrez poderia identificar padrões de jogadas por meio de vídeos ou o livro de regras do jogo, praticar o jogo de maneira solitária testando todas as possibilidades e, com o tempo, se tornar um grande competidor na área.

O aprendizado de máquina também está interligado com a área de robótica, para que robôs possam executar tarefas de forma autônoma ou auxiliar humanos em vários setores. Robôs com IA podem atuar na manufatura, saúde, logística e até mesmo tarefas domésticas.

Na área do aprendizado de máquina, existem outras três categorias: aprendizagem não supervisionada, aprendizagem por reforço e aprendizagem supervisionada. Elas correspondem ao grau de autonomia que a máquina terá para aprender e realizar ações.

2. Inteligência Artificial generativa

2: Inteligência artificial generativa

Um dos tipos de inteligência artificial mais populares é a generativa. Alguns dos exemplos de IA generativa são: ChatGPT, DALL-E 2, Midjourney e o Bing Chat.

A inteligência artificial generativa é um tipo de IA capaz de aprender com os conteúdos e informações disponíveis na internet e replicar esse conhecimento para criar novos conteúdos, que vão de músicas a textos e imagens.

Esse tipo de inteligência artificial ganhou espaço em 2017 porque o Google disponibilizou o modelo de rede neural Transformers de maneira gratuita para os pesquisadores.  

3. Text-to-speech (TTS)

3: Text-to-speech

O Text-to-speech (TTS) não é tão comentado quanto os demais tipos de inteligência artificial, mas com o avanço da IA generativa, o TTS ganhou novas utilidades. 

O TTS, ou síntese de fala, é uma tecnologia capaz de gerar fala humana a partir de um texto. Ou seja, o computador consegue compreender o texto lido como se fosse uma pessoa lendo. 

Com os recentes avanços, o TTS está conseguindo replicar vozes, sendo aplicado em assistentes virtuais e também em leitores de tela para pessoas com alguma deficiência visual. 

4. Processamento de Linguagem Natural (NLP)

4: Processamento de linguagem natural.

Por fim, temos o NLP, sigla em inglês, ou processamento de linguagem natural. O NLP é um subcampo da inteligência artificial focada em tornar a comunicação humana entendível para máquinas e computadores. 

De fato, com o NLP, as máquinas conseguem entender e interpretar a linguagem humana, como texto, voz e imagens, podendo gerar respostas naturais. Algumas das aplicações do NLP no dia a dia são: reconhecimento de fala, tradução e legenda automática e melhor entendimento de sentimentos. 

O NLP pode interagir com outros tipos de inteligência artificial. Por exemplo, o ChatGPT é um chatbot baseado em inteligência artificial generativa, mas que utiliza NLP para melhor compreensão dos textos e gerar respostas mais completas.

banner_posts

A teoria da inteligência artificial

Citamos alguns tipos de inteligência artificial, mas a área reúne diversos campos de estudo com diferentes aplicações e categorias. Entre outros campos, temos a IA restrita (ANI), IA geral (AGI) e a super inteligência artificial (ASI): 

  • A inteligência artificial restrita consiste em realizar tarefas específicas e restrita, mas com alta precisão. Por exemplo: sugestões de filmes e músicas.
  • Por outro lado, a inteligência artificial geral busca criar máquinas que possam executar qualquer tarefa que os humanos realizam.
  • E, por fim, a super inteligência artificial, que consiste num nível superior de IA, mas que são coisas inimagináveis de serem executadas, como em um filme de ação.

Desse modo, cada tipo de inteligência artificial busca seus próprios objetivos e aplicações na sociedade. Embora os avanços recentes demonstrem certo otimismo, a inteligência artificial ainda possui muito espaço de crescimento.

Continue sua leitura sobre inteligência artificial por meio do nosso artigo: 7 sites de inteligência artificial para você testar agora mesmo!

AI e Metaverso

A IA tem sido aplicada em várias áreas, como reconhecimento de voz, visão computacional, veículos autônomos, assistentes virtuais e muito mais.

Por outro lado, o metaverso é um conceito que se refere a um espaço virtual compartilhado, onde as pessoas podem interagir entre si e com objetos virtuais de maneira imersiva.

O metaverso oferece um ambiente rico em dados e interações, o que possibilita o uso de técnicas de IA para análise de dados em larga escala, aprendizado contínuo e personalização.

Por exemplo, as informações coletadas sobre as interações dos usuários no metaverso ajudará a melhorar a oferta de produtos e serviços, otimizar a experiência do usuário e identificar padrões de comportamento.

Por fim, a Culte está desenvolvendo o metaverso do agronegócio, não fique de fora.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Metaverso: A Próxima Fronteira da Inteligência Artificial

Veja também: O metaverso na prática: Saiba mais

Comentários

Paulo Cesar

Muito boa suas informacoes.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.