Criptomoedas Centralizadas e Descentralizadas: O que são?

banner_posts

De fato, as criptomoedas tiveram rápida popularização e valorização, e isso fez com que muitas dúvidas surgissem, como por exemplo o que são criptomoedas centralizadas e descentralizadas. 

De fato, como não queremos que você fique com a pulga atrás da orelha, trouxemos esse conteúdo incrível explicando tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas centralizadas e descentralizadas. 

Continue a leitura! 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o mercado das criptomoedas está em constante mudança e novos meios de troca foram criados. 

A grande promessa da tecnologia Blockchain, foi que cada usuário teria autonomia de se tornar seu próprio banco. 

Isso é possível uma vez que as criptomoedas não apresentam um sistema de controle centralizado, ou seja, não dependem da interferência de Bancos Centrais para realizar suas trocas comerciais.

Porém, a grande maioria de exchanges trabalham de maneira totalmente centralizada.

Exchanges são corretoras de criptomoedas, em outras palavras, são elas que garantem a segurança na intermediação de compradores e vendedores. 

Assim, surgiram as Echanges Descentralizadas (DEX) com atuação descentralizada, ao contrário das Exchanges Centralizadas (CEX), que tem funcionamento centralizado.

O que são as Exchanges Centralizadas (CEX) 

As exchanges de criptomoedas centralizadas são plataformas de negociação de criptos que funcionam de maneira similar a bancos. 

Aliás, podemos dizer que são as corretoras mais tradicionais de criptos e atualmente, é nelas onde se concentra o maior volume de operações.

Cerca de 70% das operações realizadas dentro do mercado de cripto ativos passam por corretoras centralizadas. 

Dessa forma, como o próprio nome já diz, por serem centralizadas, os seus dados estão dentro de um único servidor nesse tipo de corretora. 

Logo, a principal característica dessa Exchange, é que o usuário abre mão da custódia de seus fundos, em outras palavras, ele cede a custódia para a plataforma. 

Ou seja, quando se faz uma negociação por meio de uma exchange centralizada, as moedas adquiridas ficam na Exchange até que o usuário as transfira para uma carteira.

Assim, ele deixa de ter acesso exclusivo às chaves privadas dele próprio. 

Portanto, alguns outros aspectos das exchanges centralizadas é que por terem um maior volume financeiro, nela também se encontram maior qualidade e variedade de moedas e consequentemente a ordem de compra e venda também é mais rápida.

Além disso, outro ponto positivo das criptomoedas centralizadas é a liquidez que elas proporcionam, fazendo as operações praticamente de forma instantânea. 

Apesar de se tratar do universo de criptomoedas e esse ser totalmente descentralizado, a CEX vem para preencher o vácuo que existe entre compradores e vendedores.

Funções de uma exchange de criptomoedas centralizada

Basicamente a função de uma Exchange de criptomoedas centralizada é ser a intermediação entre quem quer comprar e quem quer vender.

Alguns exemplos de grandes Exchanges centralizas são: 

O que são as Exchanges Descentralizadas (DEX) 

De maneira geral, as Exchanges Descentralizadas também são plataformas de negociação de criptos, porém atuam de maneira diferente das Exchanges centralizadas .

Ao contrário das Exchanges centralizadas, nas corretoras descentralizadas seus dados também estão descentralizados, ou seja, espalhados por diversos servidores. 

Um dos pontos interessantes das Exchanges descentralizadas é que para ter acesso a esse tipo de corretora, o usuário precisa ter uma carteira, e se conectar por meio dela. 

Não sendo necessário criar cadastros ou passar quaisquer informações para a Exchange.

Outro ponto importante a se falar sobre as Exchanges descentralizadas é a custódia. 

Dessa forma, de maneira oposta às Exchanges centralizadas, nas Exchanges descentralizadas, como o cliente conecta sua carteira e opera por meio dela, a custódia sempre está na mão do usuário, nas suas chaves privadas.

Outro ponto é que quando se faz uma transação nas DEXs, quem faz o meio campo entre comprador e vendedor é um contrato inteligente. 

Totalmente automatizado, ao passo que não existe nenhuma intervenção humana.

Ou seja, ao invés de ter uma empresa privada como intermediadora como nas Exchanges centralizadas, há esse algoritmo de contrato inteligente.

Outro aspecto que diferencia as corretoras Exchanges criptomoedas descentralizadas e Exchanges de criptomoedas centralizadas é a quantidade de tokens negociados. 

Nas Exchanges centralizadas a barreira para negociação de tokens é grande. Enquanto nas Exchanges de criptomoedas descentralizadas há milhares de tokens sendo negociados.

Contudo, a liquidez também é uma diferença entre elas. Numa Exchanges centralizadas há muita liquidez. Na Exchanges descentralizadas a liquidez é menor.

Portanto, abaixo vamos apresentar três Exchanges de criptomoedas descentralizadas mais famosas e com mais dinheiro movimentado, são elas:

Essas Exchange são de 2 geração, ou seja, antes delas existiam outras DEX que hoje não existem mais.

 Prós Exchanges de criptomoedas centralizadas (CEX)  

  • Maior liquidez;
  • Maior gama de serviços oferecidos; 
  • Plataformas fáceis de usar.

Contras Exchanges de criptomoedas centralizadas (CEX)  

  • Segurança: por ser uma empresa privada, querendo ou não há vulnerabilidade e risco maior de ataques;
  • Privacidade: é necessário ceder informações e dados para cadastros;
  • Custodia: quando se negocia com CEX, a custódia inicial fica nas corretoras, o que pode ser um problema caso haja ataque de hackers, ocasionando a para o usuário a perda de suas moedas.

Prós Exchanges de criptomoedas descentralizadas (DEX)

  • Privacidade: o usuário não precisa ceder dados para verificação de identidade, apenas acessar com sua carteira 
  • Segurança: sem essas informações de usuários, não há interesse por hackers de atacar o sistema.
  • Custódia: o acesso é exclusivo do usuário e consequentemente evita-se os roubos de fundos.
  • Taxas menores: como as operações são descentralizadas, menos recursos são utilizados e assim as taxas ficam mais baixas. 

Contras Exchanges de criptomoedas descentralizadas (DEX)

  • Baixa liquidez, quantidade e variedade de criptomoedas 
  • Recuperação de senha: como nesse tipo de corretora não conta com um processo de KYC, não há a possibilidade de recuperar senhas roubadas ou perdidas. 
  • Serviço de suporte: não tem qualquer serviço de suporte para cuidar de transações ou contas de usuários. 

Exchanges Descentralizadas e Exchanges centralizadas  juntas

Algumas Exchanges de Criptomoedas centralizadas, como a Binance, por exemplo, estão lançando suas plataformas descentralizadas para operarem paralelamente às suas plataformas centralizadas. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Cryptocompare, pelo menos 40% das CEX existentes estão planejando criar suas versões DEX futuramente. 

Sendo assim, o que podemos observar é que há a grande probabilidade de plataformas de criptomoedas centralizadas e descentralizadas coexistirem e trabalharem de maneira conjunta.

Logo, complementando as lacunas uma das outras e tornando o mundo das criptomoedas num mercado mais avançado. 

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

RAIMUNDO JOSE DE CASTRO SOUSA

Muito bom.

Sugiro lista Dex é Cex maior

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.