Futuro da Agricultura com a Análise de Dados

banner_posts

A tecnologia está cada vez mais presente na vida do agricultor. Graças à pandemia do Covid-19, estamos nos acostumando a incorporar novas ideias no nosso dia a dia com menos resistência. Esse ritmo acelerado de mudanças e inovações pede que tomemos decisões informadas para correr menos riscos, e é aí que entra em ação o conceito da Análise de Dados na agricultura.

Acima de tudo, precisamos continuar investindo para que a nossa produção não pare de crescer, mas dependemos de muitos fatores que não podemos controlar (como o clima, problemas na cadeia produtiva, infraestrutura, rede de distribuição e o uso racional de recursos naturais).

Em suma, é preciso coletar e organizar dados importantes sobre o funcionamento da sua fazenda ou do seu negócio, e aprender como podemos analisar esses dados para que eles nos ajudem a ter uma tomada de decisão correta.

Análise de Dados: o que é?

Em suma, é a atividade de transformar vários dados diferentes em um estudo.

Posteriormente, tiramos uma análise simples e conclusiva desse conjunto, e gerar valor através dos dados.

Não só analisar os dados de um problema e identificá-los para gerar uma solução, mas também aplicar diferentes metodologias e técnicas de captura, armazenamento e análise de informação.

Dessa forma, um exemplo é o Big Data, que é um processo inteligente que captura e armazena informações. Dessa forma, essa tecnologia é capaz de criar registros para ser analisados depois. Isso é muito útil em fazendas ou negócios muito grandes, onde o administrador não consegue tomar conta de tudo sozinho.

Leia nosso artigo sobre Sensores e Big Data: tudo que o agricultor precisa saber.

Portanto, através desse sistema podemos ter registros de vídeos de geolocalização, histórico de consumo de água, rotação de culturas, além de características do solo.

Como por exemplo, ele pode se basear na velocidade, volume, variedade ou valor. Dessa forma, isso pode-se gerar um algoritmo que contenha informações concretas em tempo real.

Atualmente a agricultura de precisão, que visa o gerenciamento detalhado da propriedade, é onde as análises já estão sendo usadas, fornecendo instruções de otimização de adubos, sementes e insumos, antecipando situações e planejando ações preventivas.

Tecnologia no Campo

Com a análise de dados do Big Data podemos identificar um melhor conhecimento do clima regional e enfim adaptar algumas culturas. De fato, com uma previsão do tempo mais certa o produtor pode administrar irrigação, semeaduras e colheitas com redução de custos.

Também pode garantir uma produtividade maior a cada hectare, sem esgotar com os recursos naturais.

Leia também: Como a fazenda vertical está mudando a agricultura familiar?

Pode-se criar mapas de informações usando sensores acoplados ao longo da plantação, medindo todo tipo de variável (temperatura, umidade, pH do solo) para análises futuras.

Além de tudo isso, podemos cruzar dados relacionados à adubação, nutrientes do solo e manejo para criar um cenário realista nas tomadas de decisões.

Vantagens da Análise de Dados

O próprio gerenciamento agrícola traz vantagens significativas para o agricultor. Se manter competitivo e evitar desperdício é primordial para a administração de uma fazenda.

Utilizamos informações confiáveis na tomada de decisão para o cultivo ou até mesmo valores necessários para investimentos em maquinários, insumos e tecnologia são medidas importantíssimas.

Além de manter análises bem estruturadas em dados, o agricultor pode usar o Big Data para saber em tempo real o que está acontecendo na fazenda.

Pode também obter se preparar antecipadamente para problemas como doenças ou pragas, e simular diferentes hipóteses, além de calcular probabilidades de infestações.

De fato, com essas ferramentas de análise de dados na agricultura podemos obter redução de custos, novas oportunidades e operações mais eficientes.

Dessa forma, com uma boa administração podemos aumentar nossa produção de alimentos sem destruir o meio ambiente ou sofrer a escassez de recursos naturais.

Desafios da Análise de Dados

Hoje, o grande problema na agricultura é a falta de profissionais qualificados para interpretar os dados produzidos, que saibam filtrar as informações necessárias e interpretar esses dados.

Já temos muitas máquinas e implementos agrícolas que possuem GPS ou sensores capazes de coletar dados em tempo real. Com poucos instrumentos podemos gerar um banco de dados rico em informações, mas de nada adianta coletar esses dados se não existir alguém capaz de fazer a análise.

Etapas para a Decisão

Resolver um problema, de um ponto de vista da Análise de Dados, é um processo simples.

Primeiramente definimos o problema, com o fim de saber qual é o objetivo para o qual desejamos utilizar nossos dados.

Enfim nós precisamos coletar os dados. Nessa etapa precisamos entender quais dados serão relevantes para resolver nosso problema. A agricultura de precisão já fornece uma série de equipamentos para leituras e monitoramento em tempo real.

Com os dados em mãos, é a hora de interpretar as informações coletadas e buscar uma solução, a fim de que fique fácil identificar falhas na operação, assim como tendências a ser trabalhadas.

Tomar decisões e aplicar uma solução é a parte final da etapa. Porém, as informações adquiridas e as soluções escolhidas não farão o trabalho sozinhas. O papel do agricultor e dos demais envolvidos, é aplicar as melhores práticas para a fazenda.

Dessa forma, essa metodologia é muito promissora para o agro: produtores que adotam o uso da análise de dados conseguem ter uma visão geral de sua fazenda e uma melhor competitividade.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.