Horizon Worlds: tudo sobre esse metaverso

banner_posts

Atualmente, a Meta se denomina como “uma empresa do metaverso social”, buscando amplificar as experiências disponíveis por meio de diversas ferramentas e plataformas, uma delas o Horizon Worlds.

Recentemente, vídeos e imagens foram divulgados de uma possível nova versão desse metaverso para iOS e Androids, algo que possibilitaria uma ampla comunicação com diferentes dispositivos.

Dessa maneira, o Horizon Worlds pode estar perto de ganhar uma grande atualização nos próximos meses. Continue lendo sobre esse metaverso e saiba como ele funciona.

Um metaverso social

Horizon Worlds: metaverso da Meta de cunho social.

De fato, lançado em 2021 pela Meta, o Horizon Worlds é um metaverso social baseado em realidade virtual.

Dessa forma, qualquer usuário com um dispositivo VR da Meta pode acessar o Horizon Worlds gratuitamente e explorar as milhares de experiências disponíveis na plataforma.

Como dito, o Horizon Worlds se concentra nas experiências sociais que os usuários podem ter na plataforma, desde a socialização com colegas de trabalho até explorar novos ambientes e conhecer novos amigos. 

Mas apesar do foco no social, o aplicativo está disponível em pouquíssimos países: Canadá, França, Islândia, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha. 

Horizon Workrooms

Horizon Worlds
Horizon Workrooms: salas e ambientes para trabalho remoto e demais atividades.

Em suma, projetado para transformar o ambiente de trabalho e levá-lo para a realidade virtual, o Workrooms possui uma ampla variedade de funcionalidades: avatares, quadros brancos, interação com objetos e captura de movimento. 

O Horizon Workrooms é uma plataforma de colaboração para o trabalho remoto, funcionando em espaços virtuais, sendo possível realizar reuniões e demais atividades, mas apenas em VR. 

Desenvolvido para funcionar no Oculus Quest 2 (chamado agora de Meta Quest 2), o Workrooms também funciona em outros dispositivos de realidade virtual e na versão web.

Criadores de Conteúdo

Em 2022, com o propósito de incentivar a criação de conteúdo no Worlds, a Meta anunciou a criação de um fundo específico para isso. Assim, a Meta reservou 10 milhões de dólares para o fundo de criadores como uma medida de crescimento da plataforma.

Assim, o fundo foi dividido em três categorias: Comunitário, programa de aceleração e financiamento para desenvolvedores. Para a Meta, o Horizon Worlds possibilita a criação de diferentes experiências sociais num único ambiente, mas essa criação precisa ser incentivada. 

Desse modo, a empresa planejou ferramentas de criação e interfaces interativas para permitir que criadores de conteúdo pudessem trabalhar ativamente e com maior facilidade na plataforma.

Experiências imersivas

O Horizon Worlds trouxe diversas novidades e experiências para os usuários. Por exemplo: em parceria com a NBA, a plataforma passou a exibir diversas partidas de basquete para os usuários e em realidade virtual. 

NBA no Horizon Worlds
Partida da NBA transmitido no Meta Quest 2.

A Meta possui planos de expandir as experiências que os usuários do Worlds podem, fora as que já estão disponíveis. O repertório é variado: partidas de tênis, NBA, lutas do UFC, shows e eventos. 

Então, além dos jogos e salas sociais, o Horizon Worlds também conta com eventos interessantes e transmissões de diversas modalidades esportivas.

Aposta da Meta

Um dos objetivos do lançamento do Horizon Worlds para a Meta se deu por causa dos dispositivos de realidade virtual. A Meta é dona da marca Oculus, que agora faz parte da Reality Labs, uma divisão focada na produção de hardware e software de realidade virtual e aumentada.

De fato, com isso, o Horizon Worlds faz parte de uma campanha favorecendo a utilização de dispositivos de realidade virtual. Ou seja, quanto mais usuários acessarem a plataforma, mais usuários precisarão comprar dispositivos de realidade virtual, em especial, da Meta.

Porém, vale ressaltar que o Horizon Worlds vai além dessa proposta, possuindo suas próprias funcionalidades e, agora, com testes para ganhar novos dispositivos.

Versão Mobile

A Meta está trabalhando na expansão do Horizon Worlds para outras plataformas. Originalmente, a empresa tinha planos para disponibilizar uma versão móvel até 2022, mas não conseguiu desenvolver um modelo leve para os dispositivos. 

Porém, isso parece estar mudando. A Meta já está aceitando a inscrição de usuários para testar o modelo para dispositivos móveis. Um usuário do Twitter postou o seguinte vídeo: “Horizon Worlds funcionando no Pixel 6a”

Com uma versão para smartphones e outros dispositivos, o Horizon Worlds pode ganhar um impulso em usuários ativos, permitindo um maior envolvimento. 

De qualquer forma, o aplicativo ainda não está disponível no Brasil e não há nenhuma previsão de quando ele possa chegar. No Brasil, temos o Agrispace, a plataforma do metaverso da Culte, elaborada para transformar o agronegócio brasileiro por meio da conexão e colaboração.

O Agrispace une diferentes tecnologias em benefício do agronegócio e dos entusiastas do metaverso.

Saiba como a sua empresa pode entrar no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.