IA do Google: saiba mais sobre o Bard

banner_posts

O Google lançou uma resposta rápida para combater o ChatGPT, que está integrado ao BING, sua principal concorrente na área de buscas e pesquisas. Dessa forma, o Google lançou sua própria inteligência artificial (IA), o Bard.

Estamos em um período importante para a área de inteligência artificial porque existem muitas ferramentas poderosas e úteis. Muitas empresas estão buscando sair na frente nessa corrida e uma delas é o Google.

Conheça a IA do Google, o Bard

Saiba mais sobre o Bard, a IA do Google e como ela funciona.
Saiba mais sobre o Bard, a IA do Google e como ela funciona.

A IA do Google é o Bard, um chatbot experimental de conversação de última geração. O Bard funciona de modo similar ao ChatGPT, mas possui algumas diferenças, uma delas é que o Bard consegue extrair informações da internet. 

De fato, desenvolvido para simular conversas humanas usando PLN (processamento de linguagem natural) e aprendizado de máquina, o Bard pode ser integrado a sites e outras plataformas e consegue desenvolver diálogos mais próximos aos diálogos humanos. 

Como a maioria dos aplicativos de inteligência artificial, o Bard consegue responder pesquisas e perguntas, resolver problemas e ajudar em diversos outros pontos. O lançamento do Bard ocorreu em 21 de março de 2023, mas apenas para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Para que serve o Bard

A IA do Google, o Bard, pode atuar em diversas áreas e abordar muitos tópicos, que vão desde a criação de textos, verificar e corrigir códigos de programação, simplificar problemas complexos ou apenas ajudar a explorar diferentes áreas do conhecimento. 

Por exemplo, você pode utilizar o Bard para tarefas como:

  • Depurar códigos de programação.
  • Criar ou corrigir respostas para e-mails.
  • Descobrir ideias para artigos ou livros.
  • Simplificar problemas complexos.
  • Criar jogos ou tarefas simples para entretenimento.
  • Analisar informações de pesquisa ou tópicos de livros.

O Bard funciona por meio de um prompt de comando, ou seja, basta você digitar para o Bard que ele vai seguir suas instruções. Como qualquer chatbot, quanto mais específico você for, melhor será o desempenho dele na tarefa desejada.

Também é possível exportar as respostas para o Google Documentos ou para o Gmail. Um dos lados negativos por enquanto é que o Bard não está disponível em português, a Google está trabalhando para disponibilizar sua IA em outros idiomas. 

banner_posts

O bardo é gratuito?

Disponibilizado pela Google, o Bard IA segue gratuito para os usuários que podem acessá-lo nesse primeiro momento. Por enquanto, a Google ainda não disponibilizou informações sobre o futuro do Bard, mas tudo indica que ele permanecerá gratuito.

O ChatGPT, concorrente do Bard, disponibiliza uma versão gratuita, mas possui uma versão paga que é superior.

Diferença do Bard para o ChatGPT

Apesar do ChatGPT e do Bard possuírem uma mesma arquitetura de inteligências artificial, eles possuem muitas diferenças e características únicas, pois possuem modelos próprios. 

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, utiliza o Generative pre-trained transformers 4 (GPT 4), enquanto que o Bard, IA do Google, utiliza o modelo Language Model for Dialogue Applications (LaMDA).

De maneira simples, o ChatGPT foi treinado por meio de arquivos de textos, livros, sites, artigos, documentos. Isso faz com que o ChatGPT funcione de modo mais robotizado. Querendo ter algo mais humano, o Google treinou sua IA principalmente com diálogos e conversas, tornando o Bard um pouco menos robotizado.

Outra diferença entre o ChatGPT e o Bard é o modelo de aprendizado, pois o ChatGPT pode aprender conforme é utilizado pelos usuários, podendo corrigir seus erros e se aperfeiçoar, enquanto que o Bard ainda não possui essa funcionalidade. Felizmente, o Bard possui acesso a internet, podendo verificar a internet em tempo real em busca de respostas mais atualizadas e relevantes.

banner_posts

Novas IA do Google

O Google está realizando grandes investimentos na área de inteligência artificial e possui outros aplicativos e produtos baseados em inteligência artificial, mas que ainda não estão disponíveis para o público. A empresa possui uma política de lidar com cautela com produtos de inteligência artificial, desenvolvendo-os com calma até que eles estejam prontos.

O Google possui uma divisão específica para desenvolver produtos de inteligência artificial.

Um dos serviços que muitos estão aguardando, é o Imagen, um gerador de imagem IA, alternativa para o DALL-E 2. O Imagen promete trazer uma qualidade sem igual, podendo criar imagens fotorrealistas e de alta fidelidade com simples comandos.

Outra IA que o Google está trabalhando é o MusicLM, que cria música por meio de comandos de texto, mas que ainda não possui data de lançamento. O Google busca desenvolver ferramentas que possam ser úteis para as principais tendências do mercado, como a inteligência artificial e também para o metaverso.

A empresa sabe que a inteligência artificial pode ser integrada ao metaverso e aumentar a capacidade de criação das empresas, assim como expandir o crescimento do metaverso para outros setores.

A IA e o metaverso estão caminhando juntas, você pode aprender mais sobre o metaverso por meio desse artigo: Como tornar o metaverso mais realista (com IA).

Saiba mais sobre o metaverso brasileiro, o Agrispace, um espaço de colaboração para o agronegócio brasileiro: Agrispace, o metaverso do agronegócio.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.