Melhor app para identificar plantas em 2024: conheça 5 opções

banner_posts

Você já se deparou com uma planta e se perguntou qual é o seu nome? Ou talvez tenha encontrado uma flor encantadora em uma caminhada e desejou saber mais sobre ela, saiba que por curiosidade ou paixão pela natureza, identificar plantas em 2024 nunca foi tão fácil com os aplicativos (app) disponíveis. 

Portanto, neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores opções de aplicativos disponíveis em 2024 para identificar plantas. Em suma, essas ferramentas utilizam tecnologia de reconhecimento de imagem e inteligência artificial para ajudá-lo a descobrir o nome e informações sobre diversas espécies de plantas. De fato, desde os entusiastas da jardinagem até os amantes da natureza, esses aplicativos oferecem uma maneira simples e eficaz de explorar o mundo botânico ao seu redor.

PlantNet

De fato, o PlantNet é um projeto compartilhado para rastrear a diversidade de plantas em todo o mundo. Em suma, o aplicativo móvel começou em 2013 e foi disponibilizado para botânicos e para o público. De fato, pessoas de todo o mundo podem usar o app para tirar uma foto e conseguir identificar diferentes tipos de plantas.

O aplicativo usa reconhecimento de imagem e precisa de imagens de qualidade. Primeiro, você tira uma foto e a envia para o aplicativo. Em seguida, ele compara a imagem com milhares de imagens em seu banco de dados de plantas. Em seguida, o aplicativo fornece uma lista de possíveis correspondências. Você então “vota” na espécie certa.

O algoritmo reúne esses dados e os compara com as imagens de outros usuários. Em seguida, ele decide a identidade da planta e informa a você. A PlantNet diz que tem mais de 45 floras e 46.050 espécies de plantas em seu banco de dados.

PictureThis

Picture This é um app disponível para download em dispositivos Android e iPhone (iOS) que facilita a identificação de plantas. Utilizando inteligência artificial, o app é capaz de reconhecer mais de 10 mil espécies diferentes, incluindo flores, árvores, suculentas e cactus, apenas pela câmera do celular. 

Após capturar a imagem da planta, o software fornece não apenas o nome da espécie, mas também imagens e informações adicionais, como dicas de cuidados. Além disso, o Picture This oferece uma funcionalidade adicional ao analisar as plantas e diagnosticar possíveis doenças ou problemas, auxiliando os usuários em seu cultivo e cuidado com as plantas.

Para utilizá-lo, basta acessar o aplicativo e fazer login em uma conta Google. Na tela inicial, permite que o aplicativo tenha acesso a câmera e continue. Então, após isso, basta tirar uma foto da planta desejada para que o app identifique ela. 

INaturalist

O iNaturalist é um app desenvolvido para auxiliar os entusiastas do meio ambiente na descoberta e identificação de diferentes tipos de vegetação, plantas, árvores, etc. 

Desse modo, para utilizar o aplicativo, basta tirar uma foto da planta desejada e fazer o upload da imagem no aplicativo. Então, além de identificar a espécie e seu nome científico, o iNaturalist oferece funcionalidades adicionais, como mostrar fotos compartilhadas por outros usuários próximos à sua localização atual.

Ou seja, o iNaturalist é uma espécie de rede social online voltada para pessoas interessadas em compartilhar informações sobre biodiversidade, visando ajudar uns aos outros a aprender mais sobre a natureza. 

Assim, os usuários podem utilizar o aplicativo para registrar suas próprias observações, obter assistência na identificação de espécies, colaborar com outros usuários na coleta de informações para objetivos comuns ou acessar os dados observacionais coletados por outros membros da comunidade do iNaturalist. Essa troca de informações e colaboração torna o iNaturalist uma valiosa ferramenta para quem deseja explorar e entender melhor o mundo natural ao seu redor.

Flora Incognita

O Flora Incognita, disponível para Android e iPhone (iOS), é uma ferramenta poderosa capaz de identificar milhares de espécies de plantas usando a câmera do celular. O aplicativo reconhece características de árvores, gramíneas, arbustos, dentre outras opções.

O processo de identificação é simples: basta fotografar a flor e a folha da planta, seguindo as instruções na tela. Então, após a captura, o app fornece informações adicionais sobre a espécie, como suas localidades de ocorrência e seu estado de conservação, conseguindo identificar plantas e outras características.

Com o Flora Incognita, é possível identificar uma planta em apenas alguns momentos. Dependendo da qualidade e do tipo de observação, o aplicativo pode exigir de 1 a 3 imagens. Os usuários têm a opção de confirmar a identificação sugerida ou escolher outra da lista de sugestões. É necessário ter uma conexão com a internet para realizar a identificação, seja utilizando dados móveis em movimento ou posteriormente em casa, onde também é possível selecionar imagens da galeria do celular.

Além da identificação, o Flora Incognita permite aos usuários adicionar observações sobre as plantas e conferir uma extensa listagem de espécies catalogadas, mas é importante ressaltar que o aplicativo é ideal para identificar plantas selvagens. Embora inicialmente focado na Europa Central, o Flora Incognita expandiu sua cobertura e agora abrange outras regiões.

Identificar plantas com o Google Lens

Sim, o Google é capaz de identificar plantas a partir de uma foto, graças ao Google Lens. Este recurso está disponível como um aplicativo independente para usuários do Android e também está integrado ao aplicativo do Google para usuários de iPhone.

No Android, você pode abrir o aplicativo Google Lens ou tocar no ícone do Lens no widget do Google na tela inicial. Já no iPhone, basta abrir o aplicativo Google e tocar no ícone do Lens na barra de pesquisa. Uma vez dentro do Lens, sua tela se transforma em uma lente de câmera.

Então, para identificar uma planta com o app do lens, basta tocar em “Pesquisar com a câmera” e apontar a câmera para a planta ou flor desejada. Assim, ao capturar a imagem, o Google Lens exibirá um resultado principal para o item, incluindo uma foto, uma lista de conteúdo relacionado e imagens semelhantes.

banner_posts

Ao tocar na foto principal, você será direcionado para uma página de pesquisa do Google com uma descrição detalhada da planta. Alternativamente, ao tocar no botão de pesquisa, o Google mostrará uma página de resultados com o nome da planta resultante como palavra-chave.

Os resultados fornecidos pelo Google Lens são geralmente precisos, focando principalmente em uma única planta ou flor. No entanto, em alguns casos, ele pode oferecer várias opções se não conseguir identificar exatamente o que você está procurando.

Continue aprendendo sobre o universo da agricultura, saiba o que são fertilizantes em um guia completo e simplificado e entenda a importância dos fertilizantes para uma agricultura bem-sucedida!

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

Manoel Bebezeta

Esses aplicativos para identificar plantas são verdadeiros aliados para quem ama a natureza ou até mesmo para quem só quer saciar a curiosidade ocasional. Com a tecnologia atual, ficou muito mais fácil reconhecer e aprender sobre diferentes espécies botânicas, tornando a exploração do mundo natural ainda mais fascinante. Agradeço por compartilhar essas informações úteis!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.