Metaverso no Brasil: o que você precisa saber

banner_posts

Nos últimos anos, o Brasil vem passando por uma transformação por causa da necessidade de desenvolvimento e também pelos diferentes conceitos que surgiram, como a web 3.0, o metaverso, a blockchain, mas que afeta outras áreas, como o agronegócio, o entretenimento e também os escritórios.

De fato, diante desse cenário, startups, empresas e marcas buscam por esse crescimento e pela inovação utilizando o metaverso. Por exemplo, temos a “Metaindústria” que surgiu da união da ABDI (Agência Brasileira de  Desenvolvimento Industrial) e da SPI para incentivar o desenvolvimento da indústria 4.0 do Brasil.

Dessa forma, o incentivo à adoção de tecnologias e conceitos inovadores na indústria tende a proporcionar um cenário positivo e competitivo no Brasil. Desse modo, a Nokia, a Siemens, a NVIDIA e a Edge são algumas das empresas ligadas à Metaindústria.

Neste artigo, vamos abordar o crescimento do metaverso no Brasil, perspectivas e uma das maiores novidades recentes.

A Metaindústria e o metaverso no Brasil

Em suma, a iniciativa da Metaindústria tende a impulsionar a adoção das tecnologias como a computação em nuvem, a blockchain, os gêmeos digitais, a inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e a robótica. 

Objetivo da Metaindústria

Formação da Metaindústria.

Portanto, as empresas que compõem a Metaindústria, junto com a ABDI e a SPI, têm como missão desenvolver projetos com base em sete aspectos:

  • Fábrica 5.0: A recriação virtual de plantas industriais economiza dinheiro ao permitir simulações digitais antes da implementação física.
  • Produção 5.0: A integração de robótica e IA torna a operação industrial menos perigosa, substituindo humanos em tarefas repetitivas.
  • Logística 5.0: Uso de tecnologia para monitorar em tempo real as condições que garantem a qualidade dos produtos durante o transporte.
  • Gerenciamento 5.0: Comunhão de IoT, 5G e wi-fi para tomar decisões cruciais com dados em tempo real.
  • Processos 5.0: Redesenho digital do fluxo de trabalho em fábricas autônomas antes da execução.
  • Trabalho em Grupo 5.0: Tecnologia de reconhecimento de imagem e conectividade intensificam o trabalho conjunto e reduzem acidentes.
  • Rede 5G: Banda larga de quinta geração conecta máquinas para melhorar segurança e agilizar operações.

Essa medida é facilmente explicada, visto que os inúmeros benefícios que essas tecnologias trazem para  as empresas que vão desde a melhoria na produtividade até o aumento na segurança dos funcionários.

Mas vale lembrar que a iniciativa, apesar de promissora, não é recente. Dessa forma, outras empresas já se dedicam no Brasil a implementar o metaverso em suas atividades. 

Metaverso Renault Brasil

Complexo Ayrton Senna da Renault do Brasil onde opera o metaverso da empresa.

DE fato, no Brasil, temos a Renault Brasil como uma das pioneiras na aplicação do metaverso. Em suma, a Renault Brasil implementou um processo de quatro etapas para estruturar o metaverso: Coleta e análise de dados, Gêmeos digitais, Ecossistema e integração tecnológica e a Transformação digital.

Então, desde 2020, o complexo “Ayrton Senna”, do grupo Renault Brasil, é reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como um dos modelos do metaverso.

Dessa maneira, a necessidade crescente de avanços tecnológicos impulsiona a busca pela adoção do metaverso no Brasil. Portanto, o país reconhece a importância de integrar tecnologias digitais avançadas para melhorar a eficiência, a produtividade e a competitividade em escala global.

banner_posts

Blockchain e metaverso

Um outro parâmetro para o crescimento do metaverso é o desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain. 

Portanto, inicialmente aplicada apenas em aplicativos descentralizados (dApps), criptomoedas e NFTs (tokens não fungíveis), a blockchain está agora sendo aplicada no setor econômico, no entretenimento, dentre outros. 

Dessa forma, o poder de descentralização, imutabilidade e segurança dessa tecnologia é visto como algo importantíssimo para o desenvolvimento de inovações que podem ser aplicadas em diferentes áreas. Por exemplo, na economia, temos o “dinheiro digital”, como o real digital brasileiro, o Drex, que pode ser lançado já em 2024. 

De fato, neste ano, a Embrapa desenvolveu uma solução de rastreamento, um sistema baseado em blockchain para rastreamento, registro e custódia de informações. 

Em suma, o aplicativo desenvolvido consegue registrar informações sobre a origem, produção, transporte e também da pós produção do produto e registrar na blockchain. Assim que os produtos chegam aos supermercados, os consumidores podem ter acesso a essas informações diretamente de um QR Code estampado na embalagem dos produtos.

Metaverso e o agronegócio brasileiro

metaverso brasil
Farm Day: SLC Agrícola no Agrispace.

Uma das áreas no Brasil em que o metaverso está crescendo com muita inovação é no agronegócio.

Segundo a ONU, a produção de alimentos precisa  crescer em cerca de 70% até 2050, por causa do crescimento populacional, entre outros fatores. Juntando essa necessidade de aumentar a produtividade, mas não aumentar em excesso a área de plantio, para  que não haja desmatamento por parte do agronegócio, o conceito “4.0” também está crescendo no agro, junto à “agricultura digital”.

Ou seja, o agronegócio brasileiro está buscando aplicar as tecnologias digitais, a modernização e a automação em prática em seu dia a dia. Um exemplo prático ocorre com a SLC Agrícola e o Farm Day

banner_posts

SLC Agrícola e o Farm Day no metaverso

Anualmente, a empresa realiza um dia de apresentações e demonstrações que visa divulgar o modo de como a empresa gerencia suas fazendas, as tecnologias utilizadas, a demonstração de resultados, etc.

metaverso brasil
Treinamento no farm day SLC Agrícola.

Então, por meio do Agrispace, metaverso desenvolvido pela Culte para conectar o agronegócio, a SLC Agrícola dispõe da Fazenda Pamplona replicada para os participantes, que podem escolher visitá-la em um tour guiado ou um tour livre.

A iniciativa facilita a disseminação de conhecimento e serve também para projetar o futuro do agronegócio, onde o metaverso funciona como um local de conexão para as tecnologias digitais aplicadas no agronegócio atualmente, como para o gerenciamento de dispositivos, visualização de dados e a predição.

O metaverso e o Agrispace funcionam como um serviço para que o agronegócio se desenvolva com as novas tendências digitais e consiga se projetar no futuro.

Por fim, sua empresa pode seguir os mesmos passos da SLC Agrícola? Quer saber como? Conte conosco, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.