O que é Open Metaverse Foundation?

banner_posts

O ano de 2023 começou agitado para o metaverso, porque não bastava a notícia de que o Fórum Econômico Mundial está envolvido diretamente com o metaverso, agora a Linux Foundation, organização sem fins lucrativos que busca fomentar a inovação do código aberto, anunciou o lançamento do Open Metaverse Foundation (OMF).

E essa é uma notícia importante para o metaverso, porque a Linux Foundation está decidida a desenvolver padrões para que o metaverso se desenvolva de maneira interoperável. Muitas empresas estão unidas nesse objetivo, entretanto, ainda são poucos os padrões tecnológicos que envolvem o metaverso.

Dessa maneira, a criação da Open Metaverse Foundation pode criar o ambiente ideal para que as diferentes plataformas do metaverso consigam dialogar entre si.

O que é a Open Metaverse Foundation

logo da Open Metaverse Foundation.
logo da Open Metaverse Foundation.

De fato, a Open Metaverse Foundation (OMF) será uma organização com missão de proporcionar meios para desenvolver padrões de código aberto e desenvolvimento de software para o metaverso, no intuito de criar um espaço inclusivo, global, interoperável e neutro para o metaverso. 

Portanto, muitas organizações estão envolvidas com o desenvolvimento do metaverso e se uniram à Open Metaverse para criar esse ambiente de desenvolvimento. Em suma, as organizações como ChainHub Foundation, Cloud Native Computing Foundation, GenXP, Guangdong, LF Networking, Hyperledger Foundation e muitas outras estão envolvidas com o projeto. 

O objetivo é abordar iniciativas que semeie a inteligência artificial (IA), computação em nuvem, ativos digitais, transações, identidade, redes, simulações e a segurança no metaverso, porque são tecnologias importantes para o desenvolvimento do metaverso.

Royal O’Brien, diretor executivo da OMF, disse: “estamos nos primeiros dias para um metaverso aberto”, mas a Open Metaverse Foundation “está plenamente ativa para explorar as oportunidades de colaboração com a comunidade e as empresas e resolver problemas vitais para que o metaverso se torne o mais acessível possível”.

Espaço de colaboração através da OMF

Com o lançamento da Open Metaverse Foundation, a espera é que esse espaço de colaboração torne o metaverso mais acessível para os usuários. 

VinceMcMullin, CEO da GenXP, disse: “o metaverso não é um fone de ouvido VR caro, não é um NFT e nem sequer é a Web3. O metaverso é um conjunto aberto de padrões de dados que permite experiências 3D compartilhadas, acessíveis e persistentes. A Open Metaverse Foundation fornece um veículo de colaboração para a comunidade e toda a indústria para desenvolver padrões e códigos abertos e implementar eles em um metaverso aberto.”

Com a popularização do metaverso e o desenvolvimento de novas plataformas do metaverso, a Open Metaverse Foundation busca criar um espaço onde as indústrias e os usuários possam seguir padrões abertos.

De fato, esses padrões vão auxiliar no surgimento de novas ferramentas e softwares que todos poderão usar para criar experiências acessíveis e livres para o metaverso.

O desenvolvimento do metaverso trará benefícios para todos os setores criará novos empregos e indústrias no espaço digital e tem a capacidade de preencher a lacuna entre os mundos físico e digital. Em suma, o metaverso vai proporcionar experiências e oportunidades incríveis para os usuários. Não apenas isso, um metaverso aberto possui a capacidade de ampliar o comércio e oferecer ricas experiências compartilhadas.

De fato, a missão da OMF é justamente promover a comunidade de desenvolvedores, engenheiros e demais líderes para construir um metaverso aberto e padrões que permitam uma comunidade inclusiva.

Focos da Open Metaverse Foundation (OMF)

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, disse que a Meta trabalha no desenvolvimento da interoperabilidade do metaverso.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, disse que a Meta trabalha no desenvolvimento da interoperabilidade do metaverso.

A Open Metaverse Foundation está organizada em FIGS (grupos de interesse fundacional), permitindo uma estrutura organizada em tópicos-chave. Portanto, esses interesses fundacionais direcionam a fundação para identificar novas ideias e onde os desenvolvedores devem focar seus esforços para o desenvolvimento do metaverso. A Open Metaverse Foundation possui oito interesses fundacionais, que são: 

  • Usuários 
  • Transações 
  • Ativos digitais 
  • Mundos Virtuais E Simulações 
  • Inteligência Artificial 
  • Rede
  • Segurança e Privacidade 
  • Jurídico e Política

banner_posts

Cada interesse fundacional possui uma lista não exaustiva (que não possui número definido) que mapeiam as prioridades da Open Metaverse Foundation. Por exemplo, a lista não exaustiva de segurança e privacidade contém seis interesses iniciais, enquanto o interesse fundacional sobre usuários contém onze interesses iniciais.

Esses interesses vão sendo ajustados conforme o desenvolvimento da Open Metaverse Foundation e das organizações cresce, gerando um ambiente escalável e propício para o desenvolvimento do metaverso.

Sobre a Linux Foundation

Dessa forma, a Linux Foundation (LF) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2007. Dessa forma, ela atua para promover padrões de código aberto e para promover o Linux. O objetivo da fundação é promover o desenvolvimento colaborativo de softwares de código aberto, sendo ela um modelo para a comunidade de código aberto. 

De fato, a Linux Foundation não está envolvida apenas com a Open Metaverse Foundation. Recentemente, a Linux Foundation desenvolveu o AgStack, uma fundação que busca aumentar a eficiência e produtividade do agronegócio. De fato, a AgStack tem como casos de uso aumentar a rastreabilidade de alimentos, rastreamento de carbono, dados de produção agrícola e outras análises de campo literal. 

Por fim, a Linux Foundation também está desenvolvendo um concorrente para o Google Maps junto com a Meta e a Microsoft. Em suma, o objetivo é criar um modelo de geolocalização interoperável e ficar independente do Google Maps.

Um metaverso em formação que vem para proporcionar essas soluções digitais e garantir que o agronegócio continue ligado com as tendências tecnológicas é o AGRISPACE. Proporcionar um ambiente para que as empresas capacitem seus funcionários, realizem treinamentos e eventos ao vivo, será apenas uma das funções do AGRISPACE.

Saiba mais sobre como introduzir sua empresa no AGRISPACE: clique aqui

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: A internet no futuro será descentralizada?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.