Quantos bitcoins existem atualmente?

banner_posts

Uma das principais perguntas sobre o bitcoin é: quantos bitcoins existem? A dúvida acontece por causa do funcionamento dessa criptomoeda. Em uma moeda tradicional, o governo possui o controle sobre o funcionamento dela, podendo até mesmo imprimir.

Com o bitcoin, isso não é possível. Novos bitcoins surgem por meio de um processo chamado de mineração. Mas como o processo de mineração funciona e o que determina quantos bitcoins devem existir?

Neste artigo, vamos abordar a questão de quantos bitcoins existem, como novos bitcoins surgem e quantos bitcoins vão existir.

Quantos bitcoins existem atualmente

Hoje, existem cerca de 19,3 milhões de bitcoins circulando, com novos bitcoins sendo gerados a cada 10 minutos. 

Na maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance, existem cerca de 700 mil bitcoins armazenados, ou seja, mais de 18 milhões de bitcoins estão distribuídos entre diversas corretoras e carteiras pessoais. 

Você pode acompanhar as transações e o número de bitcoins que existem atualmente pelo Bitcoin Explorer.

Quantos bitcoins podem existir?

Mas qual o número máximo de bitcoins que podem existir? 21 milhões e nenhum mais. Isso significa que restam apenas dois milhões de bitcoins para minerar, mas isso não vai ocorrer até 2140.

Qual o processo de criação de um bitcoin

Computadores minerando bitcoin. O processo de mineração faz novos bitcoins existirem.
Computadores minerando bitcoin.

Para criar um bitcoin, é necessário um processo chamado de mineração. Imagine uma grande corrente de cadeados, mas cada cadeado só pode entrar na corrente após um problema ser resolvido.

A mineração de bitcoins funciona de modo similar porque consiste em resolver problemas matemáticos complexos usando o poder do computador.  A cada 10 minutos, surge um novo bloco de transações e é adicionado à blockchain, que funciona como um livro-razão registrando as transações do bitcoin. O responsável por alocar poder computacional para “processar” os blocos leva o nome de minerador. 

O minerador que resolver o problema primeiro recebe 6,25 bitcoins. Esse processo assegura a segurança e a validação de dados na blockchain do bitcoin. Então, precisamos de mineradores para novos bitcoins existirem.

O que é block time

Block time é a estimativa de tempo que os mineradores em uma rede levam para verificar as transações dentro de um bloco e produzir um novo bloco nesse blockchain. Quando um segundo bloco surge, o bloco anterior se torna irreversível, ou seja, as informações do bloco ficam seguras.  

O “block time” na blockchain do bitcoin é de aproximadamente 10 minutos, ou seja, a rede tenta confirmar os blocos dentro desse prazo e novos bitcoins passam a existir.

Com tudo funcionando corretamente, a cada 10 minutos um novo bloco de transações é confirmado e as informações são processadas. Em suma, o processo pode oscilar entre alguns dias ou alguns segundos, caso ocorra alguma anormalidade.

O que é halving e como isso afeta o bitcoin

Portanto, a cada quatro anos, a quantidade de bitcoins dada aos mineradores como recompensa cai pela metade, até alcançar todos os 21 milhões de bitcoins. O último bitcoin minerado deve acontecer apenas no ano de 2140 e esse processo é valioso porque ajuda a manter a valorizar os bitcoins que existem, mantendo eles escassos.

Antes do último halving, a cada bloco processado, os mineradores recebiam 12,5 novos bitcoins. Com o halving que aconteceu em 2020, a recompensa caiu pela metade e atualmente é de 6,25 por bloco. 

Segundo o Bitaps, o próximo halving acontecerá em um ano, em 2024, e a recompensa por bloco processado será de 3,125.

Conclusão

Chamado de ouro digital por causa da quantidade de bitcoins que podem existir e da tendência de valorização, atualmente o bitcoin está cotado em 28 mil dólares, tendo uma queda de 4.4% no dia. 

Entender quantos bitcoins existem atualmente e o processo de funcionamento dessa criptomoeda pode te ajudar a entender mais sobre o mercado das criptomoedas, mas saiba que qualquer investimento realizado no bitcoin precisa de uma estratégia eficaz. 

Pensando em investir em criptomoedas? Saiba como evitar golpes envolvendo criptomoedas.

Por fim, quer saber mais sobre o AGRISPACE, a plataforma do agronegócio no metaverso que vai criar um ambiente de aprendizado para agricultores de todo o país. Saiba como investir no metaverso, basta clicar aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.