Quais são os tipos de criptomoedas?

banner_posts

Com os mais diversos tipos de criptomoedas, entender o mercado de criptomoedas pode parecer uma tarefa difícil, principalmente para aqueles que estão começando agora no assunto. Mas não se preocupe, não é difícil compreender quais os tipos de criptomoedas e como elas funcionam.

Neste artigo, vamos acabar de vez com suas dúvidas sobre quais são os tipos de criptomoedas e tirar algumas dúvidas extras. NFTs são criptomoedas? E fan tokens? Continue lendo e aprenda mais sobre o mundo das criptomoedas. 

NFT é um tipo de criptomoeda?

NFTs não são um tipo de criptomoedas.
Tênis digital da Nike. Nike CryptoKicks. Criado pela RTFKT.

Antes de tudo, saiba que NFTs não são criptomoedas. NFTs (tokens não fungíveis) funcionam de modo parecido com criptomoedas e utilizam a mesma tecnologia, mas elas possuem diferenças no seu funcionamento e em seu propósito. Criptomoedas têm como objetivo inicial servirem como meio de troca, NFTs servem para representar propriedades como um ativo digital não fungível. 

Por exemplo, é possível trocar um bitcoin por outro bitcoin sem perder o valor, mas não é possível fazer isso com dois NFTs, mesmo que sejam “iguais”, porque cada um possui características diferentes, como se fossem dois carros. 

Fan tokens também entram nessa categoria, pois não funcionam como criptomoedas. Fan tokens operam numa blockchain, mas servem para gerar engajamento entre times de futebol e seus torcedores.

Tipos de criptomoedas

Altcoin

Criptomoedas alternativas (Altcoin) são todas as outras criptomoedas que não são o Bitcoin. Após o lançamento do Bitcoin, outras moedas surgiram, mas o Bitcoin sempre manteve sua importância como a principal criptomoedas.

Assim, todas as outras criptomoedas são alternativas ao Bitcoin e possuem suas próprias características.

Stablecoins

Criptomoedas estáveis (stablecoin) foram projetadas para sempre manter um valor estável em relação as demais criptomoedas. Por exemplo, a Tether ou BUSD mantém valor igual ao dólar americano. Então, 1 Tether ou 1 BUSD equivalem sempre 1 dólar americano.

Então, diferente das demais criptomoedas, o preço das criptomoedas estáveis não flutuam muito, buscando sempre manter o mesmo valor. Algumas criptomoedas estáveis podem basear seus valores no dólar americano, euro ou até mesmo em metais preciosos ou commodities. As principais criptomoedas estáveis são: USD Coin, Tether, DAI e BUSD.

Memecoins

Um Tweeter de Elon Musk em referência à memecoin Dogecoin. Memecoins são um tipo de criptomoeda.
Um Tweeter de Elon Musk em referência à memecoin Dogecoin.

Memecoins são um tipo de criptomoedas que ganharam muita popularidade no mercado de criptomoedas. Assim como o nome propõe, memecoins possuem uma natureza irreverente e com base em memes populares, nem sempre possuindo um propósito.

Alguns memecoins tendem a ter um objetivo, como arrecadar fundos para caridade, mas geralmente elas servem apenas como uma maneira de diversão ou ganhar dinheiro rapidamente. O maior exemplo de memecoin é a Dogecoin. 

Em 2022, Elon Musk, criador da Tesla, disse que a Tesla passaria a aceitar a Dogecoin como moeda de pagamento. Assim, a Dogecoin, que começou como uma piada, se tornou um sonho para muitos especuladores.

Utility Token

Os token de utilidade (Utility Token) foram criados para servir de utilidade para seus detentores. No geral, eles podem dar descontos, acesso exclusivo a algo, participação em recompensas, entre outras opções. 

Um fan token pode ser um token de utilidade, visto que garante recompensas, descontos em bilhetes para partidas e outros tipos de engajamento com um time esportivo. 

Qualquer token que possa ser utilizado para acessar recursos que somente com aquele token pode ser acessado, como votar em questões importantes ou participar de ICOs (oferta inicial de moedas), pode ser definido como um token de utilidade, assim como pode fazer parte de outras tipos de criptomoedas.

Governance Token

De modo similar a um token de utilidade, um token de governança (Governance Token) serve para que detentores de criptomoedas possam participar de decisões de uma empresa ou DAO (organização autônoma descentralizada).

Por exemplo, uma empresa está planejando lançar um novo produto, mas ainda não sabe qual. Os detentores do token de governança dessa empresa podem sugerir um novo produto, assim como votar nas opções apresentadas pela empresa. 

Os tokens de governança conseguem unir organizações e apoiaodres. Geralmente os tokens de governança também recompensa seus usuários por sua participação. Um dos primeiros tipos de token de governança foi emitido pela MakerDAO, a criptomoeda Maker (MKR).

Token de privacidade

Um outro tipo de criptomoeda importante, mas que certamente traz muita polêmica para o mundo das criptomoedas são os tokens de privacidade. Esse tipo de criptomoeda nasceu justamente para trazer segurança, anonimato e privacidade para os seus usuários. 

Tokens de privacidade possuem características marcantes, como criptografia de ponta a ponta, endereços de recebimento anônimos ou descartáveis e protocolos de mistura de transações. Isso dificulta o trabalho de governos, empresas ou hackers de rastrear ou identificar os usuários que realizaram transações com uma criptomoeda de privacidade.

Em alguns países, a utilização de criptomoedas de privacidade é ilegal por causa da associação a atividades ilegais, como tráfico de drogas e roubos.

Outros tipos de criptomoedas

Além dos tokens já citados, existem alguns outros tipos de criptomoedas e que são bastante utilizados. Alguns outros tipos são: 

  • Reward Token. Como o nome diz, os tokens de recompensa servem para recompensar usuários baseado na participação deles. 
  • Payment Token. Tokens de pagamento são projetados especificamente para servir como meio de pagamento, sem muitas outras funções.
  • Security Token. Esse tipo de token é um conceito novo, mas que está crescendo. Tokens de segurança ou Token de Seguridade representam ativos financeiros, como ações, títulos e também valores mobiliários. 

O mercado de criptomoedas é recente e novos tipos de criptomoedas estão surgindo, mas não se preocupe, com um pouco de leitura é possível entender cada um deles. Você pode continuar sua leitura através deste artigo:

Saiba também sobre o Agrispace, a plataforma do metaverso desenvolvida pela Culte e que vai garantir um espaço de colaboração para as empresas do agronegócio brasileiro. Quer investir no metaverso, mas não sabe como? Clique aqui e saiba como.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.