Dicas de sucesso financeiro com a pecuária

banner_posts

Nesse artigo da Culte falaremos sobre dicas de sucesso financeiro com a pecuária. Sucesso financeiro nos negócios é o sonho de todo empreendedor. Aumentar os ganhos advindos da pecuária pode ser uma tarefa fácil e feita de maneira automática se o produtor se atentar a algumas dicas preciosas que daremos nesse artigo.

Para ter um negócio próspero, torna-se importante fazer boas escolhas.

Dicas para ter sucesso na atividade pecuária

Primeiramente, não diremos nada absurdo ou difícil de fazer. Dessa forma, daremos dicas bem básicas e ao alcance de qualquer pessoa, independentemente do tamanho do seu negócio e obter sucesso financeiro.

Um bom planejamento vale mais que ideias mirabolantes e complicadas de implementar.

Leia também: Gestão Financeira: 4 dicas para cuidar do seu negócio

1 – Saiba seus ganhos e os custos para ter sucesso financeiro

Primeira dica que serve para tudo na vida financeira e ter o seu sonhado sucesso financeiro. Se você tem um negócio, tenha total controle de quanto dinheiro entra e de quanto dinheiro sai do seu negócio.

Tenha tudo anotado, tanto os gastos fixos, quanto as variáveis. Esse controle permite uma rápida análise sobre o que não está sendo lucrativo, qual o ponto fraco do negócio e assim sendo, torna a reação ao problema muito mais rápida e efetiva.

2 – Usar tecnologias existentes e comprovadas ajudam a ter sucesso financeiro

Sabe-se que o uso de tecnologias revolucionou o campo e tornou o agronegócio mais produtivo, consequentemente, mais lucrativo também.

Com tanta informação disponível no mercado, o agropecuarista não precisa necessariamente correr riscos, pois pode fazer uso de tecnologias acessíveis e de conhecimento comum, que geram bons resultados na pecuária e consequentemente, sucesso no negócio.

3 – Capacitar a mão de obra

Ainda na linha de informação e conhecimento, o treinamento de funcionários mostrou-se fundamental para que o negócio pecuário tenha sucesso financeiro.

Ao se capacitar a mão de obra, podemos antecipar problemas, agir corretamente em pontos de tensão pois há uma maior autonomia entre os funcionários para resolução de situações complicadas.

4 – Produção de forragem

A forragem consiste em todo alimento consumido pelo animal. Assim sendo, podem ser formados totalmente por plantas verdes ou secas e tem dupla função. Ou seja, além de alimentar o gado, forram o ambiente onde este dorme e descansa. Ele pode vir misturado ou puro.

Dessa forma, dentre seus componentes mais comuns, destacamos:

  • Alfafa;
  • Aveia;
  • Capim;
  • Centeio;
  • Farelos vegetais.

Podem ser adicionais as cocheiras e cochos ou apenas jogado ao solo para que os animais se alimentem com maior liberdade.

5 – Formação de pasto na época indicada

Pasto, assim como a forragem, consiste na alimentação do gado, assim como o local onde ele será deixado. Toda a região onde habitará o gado chama-se pasto.

O pecuarista precisa fazer o plantio no tempo correto para obter uma boa forragem para o tipo de gado que habitará o pasto para conseguir ter um sucesso na plantação e um sucesso financeiro bom.

Localização, escolher a espécie que será plantada, preparar o solo, cuidar da semeadura e lidar com o primeiro pastejo. Dessa forma, as próximas pastagens se formarão corretamente e o produtor terá o sucesso esperado.

6 – Manejo de pastagem

O bom manejo da pastagem causa maior produtividade de leite e carne porque garante a produtividade e sustentabilidade do sistema de produção utilizado.

Além disso, o bom manejo age na conservação dos recursos ambientais pois impede situações tais como erosões, compactação do solo e baixa infiltração de água no mesmo. Esses pontos acontecem muito em áreas que não tem o manejo correto.

O manejo do pastejo é a forma que o gado tem acesso ao pasto.
Ou seja, para um manejo de sucesso, deve-se considerar a quantidade de animais que terão esse acesso, o período que ocuparão para alimentação e descanso.

Determina-se a taxa de lotação do pasto e quais serão esses períodos de acordo com o crescimento do capim, mais especificamente, com o seu crescimento.

De fato, o manejo pela altura faz com que o gado colha a forragem na sua melhor relação quantidade x qualidade.

7 – Escolher a espécie certa

A evolução genética tornou-se aliada da pecuária pois inúmeras espécies tiveram o seu perfil genético traçado com a finalidade de melhorar seus genes. Ou seja, há hoje no mercado raças de gado muito produtivas e adaptáveis a condições climáticas presentes no Brasil.

8 – Afastar os animais de baixa produção e identificar boa genética

Outra dica de Sucesso financeiro com a pecuária é que conforme se dá a escolha da melhor espécie para a atividade pecuária, deve-se analisar aqueles que trazem o resultado esperado.

Dessa forma, o pecuarista consegue fazer o cruzamento entre aqueles animais de melhor genética e produtividade. Assim sendo, acaba ocorrendo o afastamento daqueles animais com baixa produtividade.

Informação deve gerar conhecimento aplicado na propriedade rural

Em resumo, a maior de todas as dicas de sucesso financeiro com a pecuária é ter conhecimento ou buscar ele. Afinal, ninguém pode ensinar mais sobre o negócio que o próprio negócio.

Avalie as técnicas que foram utilizadas ao longo do tempo e quais tiveram melhor impacto. Dessa maneira, fica importante ligar os pontos entre ações e resultados, tornando a experiência no pasto uma fonte de conhecimento a ser reaplicado no próprio negócio.

Use as dicas anteriores, forme sua base de informações sobre o que funciona em seu pasto, melhore o que for possível e mantenha o que funciona bem.

Portanto, o sucesso do negócio depende de um bom planejamento e visão do mercado da pecuária. Entender suas necessidades e identificar pontos fortes e pontos fracos do negócio.

Leia também: Gestão financeira no Campo: como cuidar

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.