Diferença entre agricultura e pecuária

banner_posts

Agropecuária condiz com a junção de duas atividades relacionadas, a agricultura e a pecuária. Ambas fazem parte do setor primário da economia, ou seja, correspondem a atividades que produzem matéria prima para o abastecimento do setor secundário – as indústrias.

Porém, embora relacionadas, são atividades distintas, mas com um grande peso na economia brasileira.

Portanto, neste artigo, entenderemos as diferenças entre cada uma das partes da agropecuária.

Como setores relacionados, a agricultura e a pecuária têm um grande papel na economia nacional, assim como o pequeno produtor rural.

Agricultura

Dentro da agropecuária, a agricultura corresponde a todas as técnicas utilizadas para o manejo e cultivo de plantas que tem por fim tanto a alimentação como a obtenção de matérias primas para bens industrializados.

A agricultura no Brasil age como uma das bases da nossa economia, desde os tempos da colonização porque temos condições climáticas e de solo favoráveis para tal.

Somada a pecuária, torna a agropecuária um dos setores com maior interferência direta na economia pois entrega geração de empregos e distribuição de renda, assim como bons índices de exportação.

Agricultura como fonte de matéria prima

A agricultura, além de agir como agente essencial para a alimentação mundial, também atinge outros setores assim como o alimentício.

A agricultura entrega matéria prima para vários ramos da indústria, como por exemplo:

  • Energética
  • Têxtil
  • Farmacêutica
  • Cosmética
  • Entre outras.

Lei também: Pecuária e as principais praticas no Brasil

Tipos de Agricultura

Como todo setor bem desenvolvido, assim como é o caso da agropecuária, existem vários tipos de agricultura que podem ser encontrados no país.

Alguns desses tipos se referem a área onde é exercida a função, assim como o tipo de mercado consumidor que esses produtos alcançarão.

Modalidade extensiva x intensiva

  • Extensiva: Nessa modalidade de prática agrícola, pouco capital será investido, causando baixa produtividade e mão de obra rudimentar. Portanto não há emprego de tecnologias avançadas e então, geralmente é realizada em pequenas propriedades rurais. Sua produção destina-se ao mercado interno.
  • Intensiva: Em seu formato intensivo, a prática agrícola se dá com muito capital investido, alta produtividade, mão de obra qualificada e alto nível de mecanização. Acaba sendo mais utilizada em áreas de grande extensão porque a produção é destinada para a exportação.

Leia Mais: Agricultura familiar: quem são os protagonistas do setor?

Tipos de agricultura em relação ao agricultor

– Familiar

Como o nome diz, é realizada por famílias, com base em produção de subsistência. Portanto, faz uso de mão de obra básica, com pouca ou nenhuma tecnologia.

O terreno normalmente é pequeno. Entretanto, a agricultura familiar tem um peso muito importante para a economia, pois representa 80% da produção de alimentos consumidos internamente.

– Comercial

Esse tipo de agricultura também pode ser conhecido como agricultura moderna. Esta representa o cultivo de um único produto agrícola, ou seja, o foco de sua produção destina-se para um produto somente e a produção ocorre em massa pois será voltada para exportação.

Então, é realizada em grandes extensões de terra, adota métodos tecnológicos, o que gera alta produtividade. De fato, Infelizmente, para obter esses resultados positivos para a agropecuária, causa grandes impactos ambientais, como desmatamento, exaustão do solo e perda de biodiversidade.

– Sustentável

Tem como principal característica ser uma prática que tem pôr fim a preservação do meio ambiente e gerar o mínimo de danos possível ao ecossistema. Atua por meio de ações como a diminuição do uso de agrotóxicos e de fertilizantes e captação e reuso da água.

Pecuária

Assim como a agricultura, a pecuária compõe o termo agropecuária e atua no setor primário. A pecuária corresponde à criação e manuseio de animais, principalmente para fins comerciais.

A criação desses animais não supre somente a necessidade somente em relação a carne, leite e ovos, mas também gera matéria-prima para a produção e obtenção de produtos derivados que não tem a finalidade de alimentação, como por exemplo a lã e o couro, usadas na indústria de vestimentas e calçados.

O couro também tem grande uso na indústria de mobiliário decorativo e de automóveis, portanto atinge um mercado inesperado.

Pecuária no Brasil

A pecuária no Brasil iniciou-se na região Nordeste, mas por ser uma região que sofre com seca extrema, a produção de gado migrou para as regiões Sudeste e Sul do país.

Atualmente, a produção de gado bovino concentra-se principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com grande destaque para o estado do Mato Grosso.

Entretanto, a criação de caprinos adaptou-se bem ao clima e se concentra no Nordeste, assim como criação de crustáceos e frutos do mar.

A criação de ovinos também se faz presente no Nordeste, assim como na região Sul. Dessa forma, os suínos e aves concentram-se no Sudeste e Sul do país.

Há quatro décadas, o rebanho brasileiro era menos que a metade do que temos hoje. Mas hoje temos o segundo maior rebanho bovino em questão mundial.

Esse desenvolvimento permitiu que o Brasil não só abastecesse o mercado interno como se tornar referência no mercado externo e atingir um número considerável de exportações.

Tipos de criação de gado para a agropecuária

Portanto, a criação de gado é um dos ofícios mais antigos em nossa civilização. Ao manusear animais para locomoção e subsistência, a humanidade chegou a outro patamar evolutivo pois parou de contar apenas com a força braçal.

Entre os tipos de gado para criação podemos destacar:

  • Apicultura: criação de abelhas
  • Avicultura: criação de aves
  • Assininocultura: criação de burros
  • Camelicultura: criação de camelideos – lhamas, vicunhas, camelos
  • Carcinicultura: criação de camarões
  • Crocodilicultura: criação de crocodilianos – jacarés e crocodilos
  • Cunicultura: criação de coelhos
  • Equinocultura: criação de cavalos
  • Herpetocultura: criação de répteis
  • Maricultura: criação de mariscos
  • Meliponicultura: criação de abelhas sem ferrão
  • Ovinocultura: criação de ovinos – ovelhas
  • Pecuária de corte, lã e leite: respectivamente – criação de bovinos para fornecimento de carne; criação de ovinos ou caprinos para fornecimento de lã e por fim, criação de bovinos para fornecimento de leite
  • Piscicultura: criação de peixes
  • Quelonicultura: criação de quelônios – tartarugas
  • Ranicultura: criação de rãs
  • Sericicultura: criação de bicho-da-seda
  • Suinocultura: criação de porcos
  • Truticultura: criação de trutas

A pecuária, assim como a agricultura, pode ser tanto intensiva quanto extensiva, conforme já vimos em artigos anteriores aqui na Culte.

Leia Mais: Pecuária extensiva ou intensiva: Qual a diferença? 

A importância da agropecuária

De fato, a agropecuária tem uma importância que não se limita somente a economia. Como formação da nossa sociedade, a agricultura e pecuária foram os fatores que fizeram o homem se fixar e formar comunidades que futuramente se tornaram cidades.

Por essa razão, o agronegócio figura entre as principais frentes da economia, já que afeta tudo ao seu redor. Diversos setores dependem da agropecuária, que gera empregos direta e indiretamente.

Embora precisamos citar que o desenvolvimento da agropecuária acaba trazendo consigo problemas ambientais pois a viabilidade da prática demanda áreas desmatadas.

Ou seja, a agropecuária, se não desenvolvida com elementos de preservação ambiental, acaba causando desiquilíbrio ambiental e perda de biodiversidade.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.