A transformação digital do Agro na Pandemia

banner_posts

Mais do que uma evolução natural, agora é uma necessidade. Afinal, a transformação digital do agronegócio durante a pandemia é a forma que o setor encontrou de chegar até o consumidor final durante esse período em que é necessário manter o distanciamento físico.

A pandemia gerou muitas incertezas, contudo, também acelerou a adoção de novas tecnologias como alternativa para enfrentar as dificuldades desse novo normal.

De fato, a transformação digital no agro e a profissionalização do campo trazem soluções para esse período de pandemia. Assim como ocasionam facilidades e aprendizados para outras situações.

Leia Também: Tecnologia no campo: 6 ideias que estão mudando o agro

Tecnologia e o Campo

O desenvolvimento de novas tecnologias e a transformação digital no agro, tem melhorado muito as condições de plantio e comercialização. Dessa forma, por meio de softwares, drones, sensores e afins, a produtividade aumentou e os custos e as perdas diminuíram.

De Fato, somos um país muito diverso, com dificuldades e desigualdades regionais. Por consequência, muitos produtores rurais têm receio de abandonar suas práticas tradicionais.

O acesso à internet é ainda precário em certas localidades, por isso há falta de suporte técnico.

Entretanto, durante a pandemia e o afastamento físico das pessoas, o digital encontrou espaço para manter as portas dos produtores rurais abertas.

Eventualmente, muitos buscaram acesso ao uso de satélites para fiscalizar o campo, cursos de capacitação para entender melhor o campo. Assim que o agricultor entra no on-line, há uma maior disponibilidade de informações e conteúdo sobre o agro.

Muitos aplicativos foram lançados com a finalidade de auxiliar o agricultor. Bem como, aplicativos que verificam a época mais favorável para plantio e colheita, os que mostram e auxiliam no reconhecimento de pragas, entre outros.

Com a finalidade de obter dados mais completos, ao conectar máquinas para tratar diferentes tipos de informações, estas são úteis tanto para o pequeno, quanto para o grande produtor.

Por isso, o campo de inovação conseguiu atingir em meses, uma evolução que era esperada em alguns anos. A transformação digital está abrindo portas para o agronegócio.

Leia também: Gestão Financeira no Campo: Como cuidar

Transformação digital e Novas maneiras de fazer negócio

Sem dúvida, além da necessidade de manter valores competitivos, baixar custos de produção, é preciso se adaptar para conseguir vender sua produção agrícola.

Com as restrições das feiras livres, circulação de pessoas, horários e dias de funcionamento, as vendas de produtos agrícolas sofreram queda. E nesse momento de queda foi onde a tecnologia se mostrou uma aliada.

Dessa forma, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o poder público e empresas de e-commerce, desenvolveram uma plataforma online de relacionamento. Onde produtores, consumidores e comerciantes se conectam. Para manter o contato entre a cadeia produtiva e comercial, abalada pela pandemia.

Outra maneira de divulgação muito usada pelos produtores é a divulgação online de seus produtos, via WhatsApp e Feiras Online.

Aos poucos a agricultura familiar vai se transformando e resistindo, tendo um rumo em sua transformação digital no agro.

Leia também: O papel da mulher na transformação do Agronegócio

Herança para o futuro na transformação digital no agro

Ao adotar medidas mais tecnológicas, esse legado permanece para o futuro.
O que hoje é feito como forma de minimizar o baque gerado pela pandemia, será um forte aliado em condições habituais futuras.

É esperado que depois da pandemia, o uso de tecnologia no campo aumente ainda mais.

de fato, com o câmbio favorável, o aumento das exportações, o setor sairá da pandemia fortalecido e reinventado.

O mercado internacional olha com bons olhos para o Brasil. Mesmo com a pandemia, temos bons resultados em exportações e safras recordes.

O agronegócio segura a economia brasileira nesse momento de crise.

O período permitiu que os agricultores que não tinham modernizado suas produções e vendas, conseguissem se atualizar e testar as diversas possibilidades que o online fornece.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.