5 vantagens de se associar a uma cooperativa

banner_posts

Que vantagens existem em se associar a uma cooperativa? Conheça agora mesmo as cinco maiores vantagens de se associar a uma cooperativa.

De fato, cuidar de um negócio sozinho pode ser difícil: negociar os custos da produção, contornar imprevistos, encontrar capacitação para melhorar seus resultados, distribuir, armazenar… O caminho é longo e nem todo mundo é bom em todas as áreas. Então, por que não se aproveitar das vantagens de se associar a uma cooperativa?

Há anos, porém, as cooperativas vêm mudando comunidades com sua forma de produzir e distribuir gastos e lucros. Elas representam a união de pessoas em busca de uma economia que beneficie ao máximo todos os envolvidos, e também a sociedade. 

É através das cooperativas que muitos negócios prosperam, com a simples mudança de juntar forças com outros que têm o mesmo objetivo: crescer.  

Veja outros artigos: Crédito Rural no Brasil: Como Contratar

Por que as cooperativas são diferentes e a vantagens de se associar a uma cooperativa

De forma resumida, a vantagem cooperativista sobre outros modelos de negócios é que, nelas, o foco é no humano, no que é possível mudar e na democracia. Isso significa que vão na contramão da busca desenfreada pelo lucro. 

Tais ideais cooperativas começaram a surgir há mais ou menos um século e meio, na Inglaterra, como uma alternativa aos princípios do capitalismo. Mas a união de pessoas em uma comunidade já não era uma novidade: o ser humano tem a tendência de ajudar um ao outro. A diferença é que, desde o século XVIII, a proposta de reunir trabalhadores para fortalecer uns aos outros tem ajudado a economia do mundo todo. 

Apenas no Brasil, mais de 427 mil empregos são gerados diretamente pelas 5.314 cooperativas espalhadas pelo país, de acordo com os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Ainda segundo o mesmo documento, esse sistema consegue movimentar mais de R$ 494 bilhões no Brasil ao ano. 

Dentro desse modelo de associação, é possível observar ainda que todo investimento acaba, de uma forma ou de outra, voltando aos trabalhadores e suas comunidades em forma de desenvolvimento e qualidade de vida. Entre outras vantagens, os trabalhadores que participam de cooperativas têm também oportunidades únicas, às quais dificilmente teriam acesso sozinhos. 

As cinco maiores vantagens de fazer parte de uma cooperativa

Depois de contar em nosso blog como criar uma cooperativa e como se associar a uma, nós entendemos que existem vários benefícios de se tornar um cooperado. Mas, entre eles, selecionamos os cinco maiores:

1. Vantagens de se associar a uma cooperativa é que você vai ser dono ou dona de um negócio 

As cooperativas são, de toda forma, uma empresa. E todo cooperado é um sócio dela!  Por isso que, ao se tornar parte de uma cooperativa, o colaborador se torna dono da instituição e recebe junto os direitos e deveres dessa posição. 

Com esse poder vem também a responsabilidade de tomar decisões durante as assembleias e, dessa forma, decidir como vão ser investidos os recursos, que tipo de trabalho será desenvolvido e quais as metas da associação. E não importa o quanto você investiu na cooperativa, o poder de voto é o mesmo para todos. 

2. As vantagens de acesso a novas técnicas e métodos de aprimoramento

Por serem uma empresa, cooperativas têm acesso a uma equipe técnica mais variada. Ou seja, fazer parte de um sistema como esse também significa ganhar acesso a mais suporte, conhecimento e novos meios de aprimorar seu trabalho. Além disso, cooperativas podem adquirir maquinários, insumos e produtos e também atrair parceiros com experiências diferentes, o que faz com que a qualidade dos produtores ligados a elas cresça.

Leia também: A economia digital está transformando o Agronegócio

3. Diversos benefícios financeiros

Na hora das burocracias e da gestão de dinheiro, ter mais gente – e mais capital para investir – é sempre uma vantagem. Isso porque cooperativas podem conseguir linhas de crédito com taxas de juros diferenciadas para financiamentos, por exemplo, bem como a isenção de tarifas em alguns serviços, entre outras vantagens econômicas. 

Além disso, na hora de negociar, os números (e descontos) podem vir em larga escala. Do mesmo modo, o armazenamento da produção, sua comercialização e distribuição ficam muito mais fáceis quando os números são maiores e o trabalho é dividido. 

4- Você tem direito a parte dos resultados 

Vamos deixar claro mais uma vez: o lucro não é o foco principal de uma cooperativa. Porém, mesmo enquanto cumpre seu papel de promover o desenvolvimento de seus colaboradores, é possível que haja dinheiro sobrando no final do ano. Essas sobras são repartidas entre todos os cooperados, de acordo com as cotas-partes que possuem.  

5- Sua comunidade também ganha

De fato, um dos princípios das cooperativas é o interesse pela comunidade. Portanto, isto nunca é só um modo de dizer: o sistema de negócios tem como prioridade pensar em como desenvolver mais a região onde funciona, criando trabalho, oportunidades de emprego e estudo e apoio a ações socioambientais. 

Mais uma das vantagens é que, enquanto geram trabalho, as cooperativas também oferecem garantias trabalhistas aos seus associados. Isso inclui décimo terceiro salário, assistência médica e pagamento de INSS, entre outras.

É por isso que as cooperativas vão muito além de uma empresa: elas têm por obrigação cuidar das pessoas e de projetos comunitários também.  

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.