Os Benefícios da Agropecuária e Porque Ela é Tão Importante

banner_posts

A agropecuária é um setor primário de grande importância para a economia brasileira desde o início da nossa história como nação. Mesmo durante crises, se mantém como setor de alta relevância econômica.

Até 2017, o PIB resultante da agropecuária figura entre as estrelas principais da economia brasileira, e mesmo em período de crise, se mostra como uma força acima dos demais setores.

Leia também: Pronaf e sua Importância para o Brasil

Importância e Benefícios da Agropecuária

Existem diversos estudos que comprovam a força do agro nacional. É inegável a sua importância, pois o setor se mostra responsável pelos principais indicadores positivos na economia brasileira.

A agropecuária se manteve crescendo, mesmo em cenário decadente, visto que o país vive os efeitos da crise em que teve uma queda acumulada do PIB, mais o não cumprimento da meta de inflação, e os sucessivos recordes no número de desempregados do país.

Leia também: Financiamento Rural: Seu valor para o agronegócio

Comparação entre os anos 2018, 2019 e 2020

O setor agropecuário apresentou crescimento de 1,9% no 1° trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019 dessa forma vemos como a agropecuária teme sua importância no Brasil. Não somente apresentou crescimento, como foi observado que esse ritmo foi ainda mais intenso que comparado ao 1° trimestre de 2019. Nesse momento, o crescimento foi de 0,9% em comparação ao mesmo período em 2018.

Trajetória da Agropecuária brasileira durante o Covid

A demanda do mercado doméstico teve um crescimento modesto em 2019, e diminuiu no primeiro trimestre desse ano. Mesmo assim, a produção agropecuária nacional continuou em expansão. Ou seja, mesmo com o impacto negativo gerado pela crise de Covid-19, reduzindo o poder de compra dos brasileiros, o setor ainda cresceu.

Leia também: A transformação digital do Agro na Pandemia, e para uma olhada mais profunda no setor familiar, A Agricultura Familiar se Reinventa na Pandemia

Destaques na produção brasileira

Benefícios da Agropecuária e os destaques da produção agropecuária brasileira durante o período de 2020 foram o café (que cresceu 20% em relação a 2019), a soja (4,6%), o arroz (3,9%) e a laranja (4,4%), conforme as estimativas mais atuais. Mas a seca na região sul afetou a produtividade e portanto, espera-se menor produção de grãos nessa região, mesmo com uma maior área de cultivo.

Como o agro consegue manter esses números?

Então, se a demanda doméstica reduziu, a resposta está no mercado externo que acredita na importância da agropecuária.

Tanto os efeitos da Peste Suína Africana na China quanto o impacto do Covid-19 no processamento de carne nos Estados Unidos foram situações que levaram a uma procura maior pelos produtos da agropecuária brasileira (principalmente as proteínas, em destaque, os cortes mais nobres).

Safra da Cana-de-Açúcar

De fato, a Companhia Nacional de Abastecimento ainda prevê uma grande safra no período 2020/2021 de cana-de-açúcar, com aumento de 3,5% em relação à safra anterior.

A maior quantidade produzida até hoje foi de 665,6 milhões de toneladas na safra 2015/2016, enquanto o período atual prevê chegar na marca de 665,1 milhões de toneladas. Bem próximo, não é? O que impressiona é que o número perto do recorde não será atingido em uma situação comum, mas sim em um período atípico, durante uma pandemia inesperada.

Essa produção se divide entre produção de biocombustível, açúcar e exportações. Por causa de desvalorização da moeda brasileira, houve o aumento significativo nas exportações de açúcar, com 23,7 milhões embarcadas entre abril e novembro. Dessa forma, foi constatado que o volume é 79,2% maior do que no mesmo período do ano passado e 25% a mais de tudo que foi exportado na safra anterior, referente a abril de 2019 a março de 2020.

Valor Bruto da Produção Agropecuária

O VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) neste ano foi de R$ 885,8 bilhões. Dessa forma, o valor ficou 15,1% acima do valor de 2019, que foi de R$ 769,8 bilhões. As lavouras tiveram um acréscimo de valor de 19,2%, enquanto a pecuária teve 7,3%.

Novamente, a desvalorização do real é o maior fator responsável pelos bons números da agropecuária. É dessa forma que o volume de exportações mediante à taxa favorável entrega esses resultados positivos para o setor.

Todos esses indicativos mostram que mesmo durante uma crise financeira, política e de saúde pública, a agropecuária se mantém como o setor que vai na contramão de toda a recessão que o país vive.

Mediante toda essa situação, é imprescindível a importância do agricultor familiar. Em uma análise financeira onde o dólar alto leva grandes produtores a optarem pelas exportações, o mercado interno precisa ser abastecido. Sabemos que o mercado consumidor do agricultor familiar é o interno. Dessa forma, há uma demanda para esses produtos levando quem sabe ao benefícios da agropecuária.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.